"Salve Jorge" já cumpriu a sua missão da melhor maneira possível

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL
  • Divulgação/TV Globo

    Em "Salve Jorge", Bianca estreia como dançarina e faz sucesso

    Em "Salve Jorge", Bianca estreia como dançarina e faz sucesso

Faz parte do dever nosso de cada dia acompanhar o que acontece na televisão, admitindo que muita coisa passa batido por absoluta incapacidade de assistir a tudo que é exibido em mais de cento e tantos canais.

Isto nos leva a uma maior concentração nas emissoras principais e naquilo que elas têm atualmente em cartaz.

Toda essa "cabeça" até chegar a "Salve Jorge", da Glória Perez, que a exemplo das suas antecessoras no principal horário de novelas da Globo, tem os olhares do mundo sempre voltados para ela. Qualquer coisinha vira imediatamente motivo para uma consideração ou comentário discordante. Hoje, com a Internet, redes sociais e companhia bela, felizmente existe esta participação, que deve ser vista pelo lado positivo. Quantas e quantas vezes este que vos fala já escorregou em uma ou outra ocasião e foi imediatamente alertado da necessidade de uma correção.

Mas voltando a "Salve Jorge", que já embica o seu nariz na pista para a aterrissagem final, é importante reconhecer o que essa novela acaba significando no assunto tráfico de pessoas. A sua função, a da denúncia, está sendo cumprida inteiramente. O assunto está levantado. Cabe agora aos responsáveis por ele atacarem convenientemente o problema, sabendo que isso não depende simplesmente de vontade ou discursos bem articulados.
 
Fora de hora
 
Mesmo faltando 3 dias para a final do "Big Brother Brasil 13", a NET continua com uma campanha no ar tentando pescar mais alguém para adquirir o pay-per-view do programa.
Como estivesse começando agora. Faz algum sentido?
 

  • Divulgação/SBT

    Patrícia Abravanel é a convidada do programa Raul Gil, neste sábado, pelo SBT.

Estratégia - 1
 
Curioso como a TV paga, através dos seus diversos canais, inclusive os mais importantes, assim como outras emissoras na aberta, também se enquadra dentro daquilo que a Globo, especialmente, tem no ar. O caso mais gritante, atualmente, é o da novela das 9, "Salve Jorge".
 
Estratégia - 2
 
Apenas como exemplo, a série "The Walking Dead", produto campeão de audiência da Fox, só entra no ar depois que a novela da Glória Perez acaba. Isso não deve ser entendido por ninguém como simples coincidência.
 
Provocação
 
Durante participação no "Luciana By Night", na Rede TV!, João Gordo falou tudo que tinha direito. Sobre o "Legendários", do Marcos Mion, que foi seu último trabalho na TV, ele classificou a fase atual do programa como um "sabadão sertanejo picante".
 
Uma parte...
 
A Record está trabalhando na cidade cenográfica da novela do Carlos Lombardi. Parte dela, segundo o projeto que já existe, será construída dentro do Recnov.
 
... A outra parte
 
Ainda de acordo com o que já está decidido, o pessoal da cenografia da Record tem pesquisado diversas áreas no Rio, para encontrar um bom terreno num morro. Parte desta nova novela do Lombardi irá se desenvolver numa favela, que será construída neste local, retratando as condições que existiam na década de 70.
 
Futebol
 
Hoje, 23 de março, dia em que completa 61 anos de carteira assinada e atividade ininterrupta em emissoras de rádio e televisão, o narrador Silvio Luiz irá comemorar transmitindo mais um jogo na Rede TV!. Juventus e Guaratinguetá, campeonato paulista, série A 2.
 
Ele merece
 
O "Reviva", do Viva, vai exibir na segunda-feira, o segundo especial em homenagem a Chico Anysio, morto aos 80 anos, no dia 23 de março do ano passado. Um ano, portanto, hoje.
O programa, com apresentação de Nathália Ramos, contará com depoimentos de Heloísa Périssé, Bruno Mazzeo, Nizo Neto e Marcos Palmeira.
 
Montando aos poucos
 
Já há algum tempo, Aguinaldo Silva convocou Letícia Spiller para protagonista da série "Doutora Priscila", uma psicóloga especializada em casos de traição, que estreia no segundo semestre na Globo. Agora, o autor procura uma jovem atriz, a vilã da história, além de um ator do primeiro time, que fará o marido da Letícia.
 
Mudança de hábito
 
Ciente de que os tempos são outros, e brincar de esconde-esconde não tem mais nada a ver, o pessoal do "Pânico" dá sinais de que irá sair do "casulo". Pelo menos foi essa a conclusão, após recente reunião com a direção da Band. Entendeu-se que o Ibope do programa passado seria outro, muito melhor, se tivessem divulgado a escolha da nova panicat.
 
Bonner se explica

  • Divulgação/Band

    Gui Santana e Vesgo, no Rio, cobram de William Bonner explicações sobre a falha técnica no "Jornal Nacional"

Outro assunto: no "Pânico", neste domingo, na Band, um dos destaques é a entrevista com William Bonner. Gui Santana e Vesgo, no Rio, cobram dele explicações sobre a falha técnica no "Jornal Nacional" de segunda-feira, durante a escalada de notícias. Como sempre, foi um cavalheiro.
 
Novo endereço
 
Marina Ferrari, ex-apresentadora do "Band Esporte Clube", decidiu deixar a Bandeirantes. Não vingou a ideia de funcionar como repórter dos programas esportivos. A jornalista acaba de ser contratada pelo canal Fox Sports.
 
Helô levanta audiência
 
O "Mais Você", da Ana Maria Braga, atingiu recorde de audiência na quinta-feira, com 10 pontos de média e 35% de share, em edição que recebeu a visita de Giovanna Antonelli, a Helô de "Salve Jorge". Este índice foi registrado pela última vez em dezembro de 2011.  
 
Bate – Rebate
 
•       Um dos motivos que levaram Ana Paula Padrão e Record a anunciar rescisão na última quarta-feira foi o café da manhã da próxima terça-feira.
•       Na oportunidade, na presença de todos os seus principais contratados, serão anunciadas as novidades da programação deste ano.
•       A presença da Ana Paula, com a sua saída um mês depois, não teria o menor sentido.
•       Ainda da Record, também por motivos contratuais, foram aceleradas as gravações da série "José do Egito".
•       Se nada sair do previsto, as gravações estarão concluídas até o fim deste mês.
•       O plano do SBT é colocar todos os produtos do jornalismo no novo cenário da redação.
•       Mas para que isto aconteça serão necessárias algumas adaptações no cenário.
•       A Globo rifou a foto do Kleber Bambam da abertura do "Big Brother".
•       Isto porque partiu dele a decisão de deixar o programa.
•       Márcio Garcia, longe da TV, tem se dedicado inteiramente ao cinema.
 
C´est fini
 
O SBT pegou gosto pelos links internacionais. As entradas ao vivo dos seus correspondentes, como Sérgio Utsch e Patrícia Vasconcellos, passaram a acontecer com maior frequência.
E, tudo via satélite. Não tem nada de webcam. Os tempos são outros. Hoje o jornalismo na emissora passou a ser tratado com merecido respeito.
 
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos