Globo retira a palavra acomodação do seu dicionário

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL
  • Divulgação/TV Globo

    Carlos Henrique Schroder, diretor geral da Rede Globo

    Carlos Henrique Schroder, diretor geral da Rede Globo

De acordo com pessoas que vivem o dia a dia do Projac, o que se observa, em relação a esses primeiros meses de Carlos Henrique Schroder à frente da Direção-Geral da Rede  Globo, é que ele não quer ninguém na chamada "zona de conforto". Acomodação, nem pensar.

Depois de conhecer informalmente todos os departamentos da emissora, ainda na companhia de Octávio Florisbal, uma das suas primeiras iniciativas, já como dono da pasta, foi realizar uma série de reuniões com os principais autores de novelas da casa.

Além das inevitáveis cobranças, Schroder colocou seu plano de trabalho, mas também se dispôs a ouvir a todos e até pedir sugestões.

A mesma estratégia foi adotada em relação a outros importantes segmentos, como o esporte.

O novo diretor-geral da Globo, mais do que ninguém, sabe que o sistema aberto ainda é o grande negócio da televisão no Brasil, e não se pode descuidar um minuto sequer. E já que a casa oferece condições, nada mais justo que exista esta cobrança.
 
Agenda – 1
 
A TV Globo vai fazer o lançamento da sua nova programação para o mercado e imprensa, dia 27 agora, no Credicard Hall, em São Paulo. Será oficialmente o primeiro compromisso público de Carlos Henrique Schroder. Direção-geral do Boninho.
 
Agenda - 2
 
O Figueira Rubaiyat, nos Jardins, em São Paulo foi o local escolhido pela direção da Bandeirantes para apresentar ao mercado os seus planos, comercial e de transmissão, da Copa do Mundo de 2014, aqui no Brasil. Na ocasião, os principais executivos e profissionais da área esportiva estarão presentes.
 

  • Edu Moraes/Record

    Rafael Cortez estreia como apresentador no "Got Talent Brasil", da Record

Valeu o toque
 
Alertada pela coluna, a direção da Record cancelou a estreia do "Got Talent", inicialmente marcada para o próximo dia 26, evitando assim o choque com a final do "BBB". Seria um desperdício. Ainda não houve uma decisão sobre a nova data.
 
Na mão grande
 
O respeitado Luiz Fernando Magliocca, inconformado, reclama que o último "Telegrama Legal" do "Domingo Legal", do SBT, copiou descaradamente uma das suas ideias, ainda dos tempos de Jovem Pan e Cidade. Aquela em que o cantor grava vinheta com o nome da emissora na introdução da música. Magliocca se sente lisonjeado e agradecido pela homenagem, mas, entende "que se esse país fosse sério, as coisas seriam bem diferentes!".
 
Escolha do Papa
 
O "Pânico", líder no esconde-esconde das pautas de programa, já tem alguém da sua equipe designado para, vestido de cardeal, acompanhar o Conclave em Roma. Entrar nas dependências mais reservadas do Vaticano será o primeiro desafio. Depois, se for possível, até participar da escolha do novo papa.

 

  • Rodrigo Belentani/Divulgação/Band

    2013 - A apresentadora Adriane Galisteu

Olha essa
 
Alexandre Iódice, empresário bem-sucedido na área da confecção, agora está cuidando da carreira da mulher dele, Adriane Galisteu. O novo contrato com a Band, por exemplo, está sendo negociado por ele. É bem o caso de perguntar se uma coisa dessas tem condições de dar certo?
 
Quase pronto
 
Parece que não adiantou nada a direção do SBT espernear e tentar impedir a construção do maior heliporto do Brasil, vizinho a sua sede em Osasco. As obras estarão concluídas no decorrer dos próximos meses. Resta saber que procedimentos estão sendo tomados para resolver o problema da acústica.
 
Esquema diferente
 
Depois de uma esfriadinha, agora, com o término do "Mulheres Ricas", Vildomar Batista – diretor do "Programa da Tarde", na Record, e Narcisa Tamborindeguy, devem sentar para uma nova e definitiva conversa. O plano em questão é que ela passe, inicialmente, fazer uma ou duas gravações por semana, para que todos possam sentir o resultado.
 
Tudo tranquilo
 
Não faltam especulações em torno do Gugu. Os seus resultados de audiência têm deixado a desejar e tem levado o seu programa, já de algum tempo, a ocupar o 3º lugar todos os domingos, atrás de Globo e SBT. Mas não acendeu, pelo menos até agora, nenhum sinal na direção da Record. Há o entendimento de que é preciso dar um tempo para o telespectador assimilar as recentes mudanças na sua produção.
 
Curto e grosso
 
Um cartaz, colocado na porta dos roteiristas do "CQC", chamou a atenção dos funcionários e simpatizantes da Band no começo da semana.  Dizia o seguinte: "ambiente sujeito a fofoca, bullyng e assédio sexual. Entre por sua conta e risco".
 
Ibope
 
Na briga pelo segundo lugar, média-dia de quarta-feira, a Record deu 7.1 pontos, enquanto o SBT, 4.5. Números das 6 da manhã até 1 da madrugada. Isso tem acontecido com muita frequência nos últimos dias.
 
Bate - Rebate
 
•       Carlos Lombardi pretende iniciar as gravações da sua novela de estreia na Record em maio.
•       Mesmo fora do ar atualmente, Isis Valverde ainda é uma das atrizes mais procuradas para compromissos comerciais.
•       Caio Castro, também longe da TV, atende chamado do cinema. Vai fazer "O Último Samurai".
•       O acerto entre Rosana Jatobá e a Fox, para comandar o "Super Domingo" no canal NatGeo, inicialmente vai até maio.
•       Rosana já gravou todos os episódios do programa, que apresenta documentários impactantes sobre temas relacionados ao Brasil e a outros países.
•       Se por acaso não continuar, a jornalista já tem outro projeto que poderá vingar em outro canal do Grupo Fox, Bem Simples, voltado para sustentabilidade.
•       Na Globo, embora alguns autores tenham manifestado interesse, não se cogita promover a volta de Adriana Esteves e Murilo Benício numa mesma novela.
•       Isso não seria bom para ninguém. Muito menos para os dois.
•       Olha que ideia interessante: o "RIT Esportes" da RIT TV, hoje, Dia Internacional da Mulher, vai substituir os apresentadores Anderson Cheni e Rogério Voltan pelas jornalistas Maria Alice Dias e Juliana Vaz.
•       Além disso, o programa, no ar às 12h30, terá matérias feitas com repórteres, mulheres, da casa.
 
C´est fini
 
Como é esse mundo... Na coluna de quarta-feira, depois de ter assistido a entrevista no "SporTV News" da noite anterior, destaquei a qualidade do trabalho do SporTV junto aos pais da criança morta em Oruro. Entre outras coisas, foi uma passagem brilhante do nosso jornalismo. Qual não foi a minha – agradável - surpresa em saber depois que o repórter em questão é o Pedro Mota, filho do amigo e professor Mário Sérgio Cortella.
 
Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery

 

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos