É proibido pensar e criar - Parte 2

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL

Desde os velhos tempos em que Silvio Santos tinha um funcionário nos Estados Unidos com a missão de copiar em VHS programas de auditório para enviá-los ao Brasil, as coisas pouco mudaram décadas mais tarde. É só examinar as grades das emissoras de TV aqui, para verificar que um sem número de programas aqui exibidos são simples cópias dos programas realizados no exterior. É a lei do mínimo esforço.

Diferentemente do passado, claro que hoje a maioria dos formatos é comprado dos que detêm os direitos - geralmente empresas instaladas no país que vivem de vender os programas cuja propriedade autoral pertence a grupos do exterior. É uma verdadeira avalanche. A quem interessa só prestigiar a área de criação norte-americana e de outros países?

Aí fica a dúvida: não existem aqui profissionais de criação capazes de se rivalizar com os de fora? Será que não temos brasileiros com capacidade para criar formatos inteligentes de novos programas e inverter o processo? E, se em vez de comprarmos, vendermos formatos? Cadê as equipes de criação que diretores como o sempre lembrado Augusto Cesar Vanucci fazia questão em ter nos programas que dirigia na Globo? Parece que hoje restaram apenas equipes de realização. Isto é o que importa. Uma vez o diretor Mario Wilson ao apresentar uma nova ideia, ouviu do dono da emissora: "Você é pago para fazer, não para pensar".
 

  • Divulgação/SBT

    Carlos Nascimento e Karyn Bravo apresentam o SBT Brasil

O que acontece? - 1
 
Parece que tem alguma coisa pegando no “Jornal do SBT – Noite”. Enquanto Karyn Bravo sempre se mostra simpática e educada, tentando interagir com o companheiro ao lado, ao longo do noticiário, a recíproca não é verdadeira por parte do Carlos Nascimento.
 
O que acontece? – 2
 
Em primeiro lugar, é preciso deixar claro que o telespectador não tem nada com os problemas de ninguém. A obrigação do Nascimento é se apresentar sempre da melhor maneira possível. Ganha pra isso. Tem que tirar o olho da câmera e interagir, sim, com a companheira ao lado, além daquela forçada conversinha no final. Está passando a todos uma postura bem antipática.
 
Escorregão
 
Um problema no teleprompter levou Carlos Tramontina encerrar o "SPTV - 2ª Edição", no meio do jornal, na noite de terça-feira. Identificado o erro, ele voltou atrás, deu uma disfarçadinha e chamou a próxima matéria.
 
Ordem
 
Ficou assim a ordem de entrada das novelas da Record na sua faixa das 22 horas. Depois de “Balacobaco”, virá “Dona Xepa”, de Gustavo Reiz, e em seguida, “Pecado Mortal”, de Carlos Lombardi. Na sequência, uma história de Cristianne Fridman, que, por sua vez, entregará o horário para Margareth Boury. Fica faltando saber quando será a vez do Marcílio Moraes ou até mesmo do Lauro César Muniz.
 
Houve um engano
 
Paulo Sérgio e não Paulo César, como aqui foi colocado, é quem irá participar de “O Menino de Ouro”, novo reality do SBT, ao lado dos também ex-campeões Zetti e Edmilson.
Karina Bacchi vai funcionar na parte das reportagens.
 
Querendo entender
 
Neste “Menino de Ouro”, do SBT, ainda existe um lado nebuloso. A princípio, o programa não será exibido pela cabeça de rede, apenas pelas afiliadas e emissoras próprias de outras praças. Tem que mudar esta regra de só envolver times de São Paulo. Por que não fazer o programa nacionalmente e estender a todos os grandes clubes de outros estados?
 
Só uma coisa
 
Pelo histórico da coisa, este produto – agora batizado de “O Menino de Ouro” – inicialmente estava entrando no SBT pela Endemol. Coincidindo com a troca de empresa de uma executiva, o mesmo produto agora foi comprado junto a Fremantle. Não é esquisito?  
 
Gravando
 
Marcelo Adnet já iniciou os trabalhos da série “O Dentista Mascarado”, escrita por Fernanda Young e Alexandre Machado. A princípio, só externas e ontem, quarta, no estúdio pela primeira vez. O programa será apresentado a partir de abril, nas noites de sexta, depois do “Globo Repórter”.
 
Boa fase
 
O “Conexão Repórter”, do Roberto Cabrini, atravessa uma de suas melhores fases no SBT. Há três semanas ocupa o primeiro lugar na Grande São Paulo, e acumula 10 horas de liderança nos últimos 12 meses. Hoje, na reportagem “Os senhores da floresta”, o programa irá abordar o conflito sangrento de terra na Amazônia.
 
Roupa suja
 

  • Divulgação/Band

    Cozete Gomes, Andréa Nóbrega, Mariana Mesquita, Narcisa e Aileen Varejão são as integrantes da segunda temporada de "Mulheres Ricas"

A ideia da Band, para acabar com a edição atual do “Mulheres Ricas”, é juntar todas as participantes para uma lavagem de roupa conclusiva. Botar uma contra a outra. Só não bateram o martelo até agora porque ainda não foi definido o dia da gravação.
 
Tá esquentando
 
O SBT, no órgão de propriedades, registrou os títulos, “Superpoderes do Amor”, “O Superpoder do Amor” e “Superpoder do Amor”. São as opções para a novela do Tiago Santiago, em que jovens e crianças ganham poderes para combater uma ameaça alienígena. O fato de a emissora ter solicitado o registro já é um passo importante. Parece que vai sair.
 
Bate – Rebate
 
•       Sophia Abrahão, uma das protagonistas de “Rebelde”, na Record, está muito cotada para integrar o elenco de “Pecado Mortal”, do Lombardi.
•       Gorete Milagres e Theodoro Cochrane ficam em cartaz no Teatro Gazeta, em São Paulo, com a comédia “Chá com Limão”, até 31 de março.
•       “Betty, a Feia”, informa a Rede TV!, será exibida às 18h45, a partir do dia 4 de março.
•       Reynaldo Gianecchini grava hoje, quinta, o programa “Altas Horas” e fala de sua volta aos palcos, com “Cruel”.
•       Também nesta quinta, Juliana Paiva, a Fatinha de “Malhação”, será uma das atrações do “Vídeo Show”.
•       O Fox Sports chegou ao primeiro lugar na TV paga, no dia 14 passado, com a transmissão de Palmeiras e Sporting Cristal. Deu 1,46.
•       O programa “Os Donos da Bola”, da Band, fará homenagens ao ex-jogador Zico, que comemora 60 anos no próximo domingo.
•       E também ao locutor esportivo José Silvério, prestes a completar 50 anos de narração.
•       O repórter Juliano Lima, depois de quatro meses fora, acertou sua volta ao SporTV.
•       A “Praça” de logo mais no SBT terá a participação da dupla Patati Patatá.
 
C´est fini
 
Sobre a participação do Edu Guedes no “Programa da Tarde”, terça-feira, e algum mal-entendido que possa ter ficado, ele mesmo esclarece: “Flávio, quando falei sobre pessoas que se utilizam da mídia para tentar atingir seus objetivos, falei sobre pessoas que tentam nos atacar, jamais me referi a jornalistas, especialmente você. A verdade, no final, sempre aparece, Obrigado, Edu Guedes.”
 
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery

 

 

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos