Globo precisa voltar a olhar para "Malhação"

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL
  • Divulgação/TV Globo

    Cena de "Malhação"

    Cena de "Malhação"

Em relação ao que vai sendo apresentado em “Malhação”, e até como palpite para a equipe já envolvida na próxima temporada do programa, um dos comentários mais inteligentes sobre o assunto, partiu da atriz e escritora Carla Cocenza, que a gente faz questão de reproduzir:

“A forma como eles, os autores, abordam a questão do adolescente e sua relação com a Internet está um pouco 'surreal'. Entendo que hoje em dia existe muito mais limitação de conteúdo, então talvez seja o caso de se 'inspirar' em séries americanas de grande sucesso e, assim, recuperar seu público. "Pretty Little Liars" e "The Lying Game", ambas da ABC Family, retratam adolescentes em suas escolas. As duas são baseadas em livros da Sara Shepard. Sem contar todo o sucesso que "Gossip Girl" fez. Acredito que em momentos de mais desespero, de busca de público, o ideal é deixar as histórias autorais um pouco de lado e buscar algo que o público já tenha uma certa afinidade. Mas como eu disse: inspiração nos moldes, e não remake.”

Democraticamente, fica a sugestão.
 
No entanto...
 
É sempre bom deixar claro que temos excelentes profissionais, entre experientes e jovens, capazes de desenvolver bons trabalhos para a televisão ou qualquer outro veículo, que não ficam nada a dever aos de fora. Se a Globo olhar para “Malhação” como olha para seus outros importantes horários de dramaturgia, talvez consiga virar esse jogo, e este ano ainda, inclusive. Mas é preciso querer.
 
Outro detalhe...
 
“Malhação” sempre funcionou como escola ou curso de aperfeiçoamento de talentos. A Globo jamais poderá abrir mão disso, porque é impossível colocar aqui os tantos valores que saíram das suas fileiras.
 
Em estudos
 
A direção da Rede TV! se reuniu nos últimos dias, discutiu o assunto, mas ainda não tem uma decisão fechada sobre o horário de exibição da reprise de “Betty a Feia”. Inicialmente fala-se em 6 da tarde. De qualquer forma já é uma estreia confirmada para 4 de março.
 
Merece destaque
 
Um fato que tem repercutido positivamente junto aos funcionários da Rede TV! e fora dela é que há exatos três meses não existem registros de atrasos nos salários. Está tudo sendo pago rigorosamente em dia, inclusive para aqueles que trabalham como empresa.

  • SBT/Divulgação

    Celso Portiolli, do "Domingo Legal"

171
 
A ação dos contraventores agora chega ao Celso Portiolli e ao SBT. Mensagens são enviadas para celulares, sempre tentando capturar algum mal-avisado, dizendo que ele foi sorteado e, além de uma casa, ganhou mais 90 mil reais. Dão o telefone: (88) 8119-1411. Será que não é possível enfiar esse pessoal na cadeia?
 
Pipoca
 
A audiência, claro, não será nenhuma coisa do outro mundo. Irá, com toda certeza, se enquadrar nos padrões de sempre, mas o “Oscar” deste ano, relativo aos trabalhos de 2012, está chamando uma atenção muito maior que as edições anteriores, especialmente as recentes. A qualidade dos trabalhos em jogo indiscutivelmente é bem superior.
 
Dia da volta
 
Glenda Kozlowski, depois de trabalhar no carnaval e uma semana de folga, retorna neste domingo ao comando do “Esporte Espetacular” na Globo. A novidade é que ela já irá encontrar Ivan Moré, como novo companheiro na apresentação.
 
Comédia
 
A participação de Fafy Siqueira começa no capítulo 21 de “Sangue Bom”, da Globo, próxima das 7. Mada é descrita como “uma adolescente da terceira idade”. Será internada várias vezes pela filha, Giulia Gam, em clínicas psiquiátricas, mas sempre vai conseguir escapar.
 
Os mais, mais
 
O Philos, serviço da Globosat que disponibiliza um acervo de mais de 300 documentários e espetáculos, divulgou a lista dos mais assistidos pelos assinantes desde seu lançamento, em setembro de 2012. “Os Impressionistas” e “Vincent - The Full Story” - documentários sobre o movimento artístico surgido na França e do pintor Van Gogh; a premiada série “Jazz”, de Ken Burns; concerto do pianista chinês Lang Lang em Berlim - “Live in Berlin”; o ballet “Romeu e Julieta” e o documentário “François Truffaut”, sobre o premiado diretor de cinema francês.
 
 

  • Alan Marques/Folhapress

    O deputado federal Tiririca (PR-SP)

Perigo na área
 
O deputado Tiririca continua recebendo salário da TV Record mesmo depois do fim do "Show do Tom", de Tom Cavalcante, no final de 2011. Agora, para justificar a continuidade dos pagamentos, o também humorista terá uma participação fixa no “Programa da Tarde”.

Uma imposição da alta cúpula da casa, para completo desespero de toda a equipe do programa. Já na sua apresentação, semana passada, rolou um estresse muito forte no ar e nos bastidores. Ambiente estranho.


 
Bate – Rebate
 
•       Para a produção de "Chiquititas", o SBT promete levantar uma cidade cenográfica de 1.140 metros quadrados no Complexo Anhanguera.
•       Só para efeito de comparação, isto equivale a 5 vezes menos do que mede a cidade cenográfica de "José do Egito", na Record.
•       O médico Antônio Sproesser vai ganhar mais espaço no “Hoje em Dia”, na Record.
•       Entre as novidades do programa, para esta temporada, está a estreia do quadro “Você e o Doutor”, no dia 4 de março.
•       A ideia é partir de um caso, que pode ser clínico ou não, e de alguma forma ajudar o focalizado, além de tirar dúvidas sobre o tema.
•       A participação de Sproesser será sempre ao vivo, após um VT contar a história do participante.
•       Como é a vida... Dia desses foi escrito aqui que as expressões turcas de “Salve Jorge” não pegaram.
•       Mas pegaram na Record. Pelo menos, no “Fala Brasil”.
•       No jornal de terça passada, uma das apresentadoras usou a expressão “foi pelas águas” para se referir ao caso do jogador Fred dando beijos na rua.
•       Começam em abril as filmagens de “Até que a Sorte nos separe 2”, em Las Vegas.
 
C´est fini
 
No dia 16 de março, na Praça da Apoteose, Rio, vai acontecer a edição 2013 do “Rio Verão Festival”, festival de música promovido pela Record. Estão confirmadas as presenças de Michel Teló, Chiclete com Banana, Capital Inicial, O Rappa e Revelação.
 
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!


*Colaboração de José Carlos Nery

 

 

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos