Emissoras insistem fazer televisão do século passado

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL

As pesquisas revelam que hoje, com enorme frequência, a TV paga ocupa o segundo lugar de audiência, perdendo apenas da Globo, mas ganhando de Record, SBT, Band e companhia bela em vários horários.

Isto nos leva a uma necessária reflexão. Houve uma mudança importante no perfil daquele que assiste televisão. Há uns 10 anos, quem já trabalhava com isso sabe que certos cuidados eram tomados na abordagem de determinado assunto, para tornar possível a sua compreensão por parte de todos – aí se entenda público de A a Z.

Isto, felizmente, se modificou para melhor nos últimos anos e a busca progressiva pelos canais fechados é a mais clara demonstração de que os níveis de exigência do telespectador atual agora são outros. Como também é uma consequência de que o brasileiro hoje tem maior acesso à escola, está viajando mais e tem procurado crescer cultural e socialmente, entre outros fatores.

Esses resultados devem, antes de tudo, servir como sinal de alerta. É preciso urgentemente se adaptar a uma nova realidade, porque o tempo passou. Não se pode mais continuar fazendo a mesma televisão aberta do século passado. 
 

  • Divulgação

    Celso Freitas e Ana Paula Padrão, apresentadores do "Jornal da Record"

Record no Conclave
 
Existe uma proposta na Record, já em estudos conclusivos, para enviar uma equipe completa do “Jornal da Record” para acompanhar a escolha do próximo Papa. Dentro deste projeto, sabe-se, existe a intenção de convidar um padre da Igreja Católica para servir como consultor. Isso é querer fazer bom jornalismo.
 
Combinado assim
 
O SBT não vai encerrar “Carrossel” e estrear “Chiquititas” no dia seguinte. Não será assim. Cerca de 10 dias antes, antes de uma terminar, a outra começará a ser exibida. É uma maneira de capturar o público.
 
Tempo feio
 
Pessoal de “Sangue Bom”, substituta de “Guerra dos Sexos”, na Globo, se programou para gravar durante 40 dias em São Paulo. Mas não será assim. As chuvas têm prejudicado os trabalhos e será necessário refazer o cronograma.
 
Coisa mais estranha
 
Pessoas ligadas ao Banco do Brasil revelam que parte da mídia de apoio adquirida para o carnaval, no SBT, foi exibida em dezembro. Cerca de 90 inserções net. Isto, se aconteceu, certamente foi feito para emissora reconhecer o seu resultado no exercício anterior.
 
Está chegando
 
Silvio Santos antecipou para semana que vem o seu retorno ao Brasil, depois de quase dois meses de férias nos Estados Unidos. Vai gravar no dia 4. Toda a equipe já está avisada. Antes seria no dia 11.
 
Eleição na Cultura
 
Ainda não existe um quadro definitivo, mas já se comenta que Marcos Mendonça e Jorge Cunha Lima estariam dispostos a concorrer na próxima eleição da Fundação Padre Anchieta – Rádio e TV Cultura, marcada para maio. O atual presidente, João Sayad, irá tentar a reeleição.
 
 
TV do agronegócio - 1

As informações sobre o destino do Canal Rural vinham se arrastando há alguns dias. Finalmente ontem, durante a tarde, foi confirmada a negociação com o Grupo JBS, de Joesley Batista. O desejo de se desfazer do veículo fazia parte do processo de reestruturação vivido pela RBS.
 
TV do agronegócio – 2
 
Em meio a todo esse processo que envolvia o Canal Rural, também se falou do interesse de Johnny Saad, presidente da Band, em adquirir a emissora. Consultada, a assessoria da Band confirma. Diz que houve, sim, uma conversa, mas que as negociações não avançaram. O curioso é que, por tabela, uma funcionária do Johnny, Ticiana Villas Boas, casada com o Joesley, se transformou na nova dona.
 
Aconteceu uma coisa
 
Analice Nicolau, que estaria de plantão no período, ficou doente bem no carnaval. Claro que isto alterou um pouco a ordem das coisas no jornalismo do SBT. Até para evitar novas surpresas e deixar que ela se recupere inteiramente, as suas férias foram antecipadas.
 
Cachorrada fora do ar
 
“Sábado Total”, do Gilberto Barros, a partir do próximo, terá mais 45 minutos de duração na Rede TV!. A Rede TV! decidiu acabar com o “O Encantador de Cães”, apresentado por Jacqueline Sato, que precedia o seu programa.
 

  • Carol Soares /Divulgação/SBT

    O cantor Michel Teló é o convidado da Eliana, no programa deste próximo domingo, pelo SBT

Bate – Rebate
 
•       A cantora Wanessa tem um show agendado para o dia 2 próximo, na cidade de Luanda, Angola.
•       Novela “O Pequeno Buda”, na fila das 6 da Globo, está realizando testes para papéis complementares do seu elenco.
•       O “Conexão Repórter”, do Roberto Cabrini, inicia nesta quinta no SBT a exibição de programas inéditos.
•       O primeiro deles irá mostrar o drama das mães que acorrentam os seus filhos para livrá-los do mundo das drogas.
•       Jô Soares ainda está em férias na Globo, mas os seus programas continuam sendo reprisados, aos domingos, no GNT.
•       Astrid Fontenelle, nova titular do "Saia Justa", do GNT, não deixará o "Chegadas e Partidas".
•       A ideia do canal é produzir, ao menos, uma nova temporada no segundo semestre.
•       Atualmente, o GNT tem projetos fechados com cerca de 25 produtoras independentes, dentre elas, a Prodigo, O2, Bossa Nova e a Conspiração.
•       A nova temporada do “Dr. Hollywood”, na Rede TV!, irá estrear neste próximo domingo.
•       O programa da “Praça”, em cima do “Mulheres Ricas”, irá ao ar nesta quinta no SBT.
 
C´est fini
 
A direção da Bandeirantes pretende anunciar ainda nesta semana, para a equipe do “Primeiro Jornal”, todas as mudanças no formato do informativo, o que inclui um novo cenário. Assim seja. Lembrando apenas que a semana está quase terminando.
 
Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!
 
*Colaboração de José Carlos Nery

 

 

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos