A perniciosa mania de copiar o que vem de fora

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL
  • Divulgação

    Record News

    Record News

A Língua Portuguesa é maravilhosa, uma das mais bonitas e apreciadas do mundo, complicada às vezes, mas ainda mal explorada por alguns dos nossos principais veículos de comunicação.

Alguém pode explicar por que “Rede TV! News” como título do principal telejornal da Rede TV!? Ou por que Globo News, Band News, Record News e companhia bela? Ou Record Kids, Band Kids, Big Brother – que na Argentina tem outro nome ou Got Talent que vem aí? Será que a maioria sabe o significado?

Será que os responsáveis por isso, com suas cabeças pensantes, não conseguiram encontrar no nosso vasto dicionário nada que se ajustasse mais à nossa realidade? Não seria até mais simpático?

Não se tem notícias de uma televisão de fora com nome aportuguesado, nem mesmo como título de programa. Por que nós não somos suficientemente capazes de fazer o mesmo? É tudo, no mínimo, muito esquisito.
 
Questão do selo
 
Discretamente, a Globo mudou o seu selo “ao vivo/exclusivo”. Ficou mais compacto. No início dos anos 2000, praticamente todas as emissoras usavam apenas "vivo". Trocaram pelo "ao vivo" por causa da empresa de telefonia. Das grandes, apenas a Rede TV! continua fazendo  propaganda gratuita.
 

  • AgNews

    Ivete Sangalo no Carnaval 2013

Deixou no ar
 
Rachel Sheherazade, âncora do "SBT Brasil", ironizou no ar enquanto opinava sobre a queda da fachada de um hospital no Ceará, aquele mesmo que a Ivete Sangalo cantou na inauguração e cobrou um cachê de 650 mil reais. Sobre o desabafo da apresentadora, ficou no ar a pergunta: era pra rir ou chorar?
 
A propósito...
 
Apenas para separar bem as coisas e sem a pretensão de defender a Ivete – até porque ela possui excelentes advogados para isso, é preciso ficar esclarecido que a cantora não tem a menor responsabilidade neste caso do hospital. Foi simplesmente contratada para se apresentar e cumpriu o seu compromisso da melhor maneira possível. Aliás, como faz quase que diariamente em inúmeros outros lugares.
 
É o seguinte:
 
Danilo Gentili ainda nem falou com a Bandeirantes sobre isso, mas o seu desejo é se afastar totalmente da televisão no fim deste 2013. Está sem vontade de continuar. Depois de viajar no fim do ano e ver como as coisas funcionam fora daqui, cresceu este seu interesse de parar. O “Agora é Tarde”, se isto realmente vier a se confirmar, ficará no ar só por mais esta temporada. Ele tem pensado muito sobre isso.
 

Gravando a volta
 
Tony Ramos vai reaparecer em “Guerra dos Sexos” no capítulo 136, com exibição, na Globo, no dia 7 de março. Resta saber o que está reservado a ele pelo Silvio de Abreu. Se será o Otávio mesmo ou virá com outro personagem, Dominguinhos, um português.
 
MR-3
 
Na Bandeirantes, a informação é que a terceira temporada do reality “Mulheres Ricas” já está confirmada, para exibição nas férias do “CQC” no ano que vem. Trata-se de um programa que sempre provoca um barulho interessante. Mas espera-se que o elenco, em 2014, possa surpreender um pouquinho mais.
 
Acertos finais
 
A Konami, produtora do futebol virtual, está finalizando entendimentos com a dupla Silvio Luiz – Mauro Beting para gravar nova temporada do jogo, com lançamentos em 2014. O último trabalho dos dois foi recordista de vendas, superando o da Fifa.

  • AgNews

    Susana Vieira, que estará na próxima das nove

Próxima das 9 – 1
 
Aconteceu segunda-feira no Projac, a primeira reunião de elenco da nova das 9, da Globo, substituta de “Salve Jorge”, escrita por Walcyr Carrasco com direção de Wolf Maya. Estiveram presentes 71 atores, mas faltaram alguns, que estão em acertos finais.
 
Próxima das 9 – 2
 
Susana Vieira, como Pilar Khalil, promete ser o nome dos primeiros momentos da novela. Uma mãe cruel, de caráter duvidoso, que irá desprezar a filha, Paloma Khalil, Paola Oliveira, e assim desencadear várias ações.
 
Próxima das nove – 3
 
Antônio Fagundes fará uma longa participação especial na trama - aproximadamente 80 capítulos. O seu personagem vai morrer em circunstâncias misteriosas e tudo indica que se dará aí um “quem matou?”. Já em se tratando de título, o Walcyr gostaria de algo que remetesse à família, mas, como sempre, a palavra final será da Globo.
 
 
Jornada dupla
 
Catarina Migliorini, a catarinense do polêmico leilão da virgindade, a modelo Nicole Bahls, e Rosanne Mulholland, a professora Helena de “Carrossel”, serão entrevistadas para várias edições do “De Frente com Gabi”, nesta quinta-feira. Mas, hoje, antes de tudo, Marília Gabriela passa o dia gravando no GNT.
 
Bate – Rebate
 
•       Walcyr Carrasco confirma que Marcelo Antony – Eron - e Thiago Fragoso - Niko – farão um casal gay que quer ter um filho na nova novela.
•       O cantor Djavan é o entrevistado de Sarah Oliveira no “Viva Voz”, nesta quarta, às 22h30, no GNT.
•       De sexta a domingo, no Itaú Cultural, em São Paulo, haverá uma programação dedicada a Jorge Andrade (1922 – 1984), um dos principais nomes da dramaturgia e teledramaturgia nacional.
•       O público terá a oportunidade de conferir exibições de registros de duas de suas principais peças.
•       E participar de debates com os diretores teatrais Eduardo Toletino, Sérgio de Carvalho e Mauro Alencar, doutor em novelas.
•       “Libertadores” dividida, nesta quarta, na TV fechada. A Fox faz San José e Corinthians, enquanto o SporTV irá transmitir Fluminense e Grêmio.
•       Antes, 19h30, em jogo atrasado do campeonato paulista, o SporTV vai mostrar São Caetano e São Paulo.
•       Aliás, esta será uma quarta completa de bom futebol. Espn e Band irão mostrar o clássico europeu Barcelona e Milan.
•       De volta a Cascavel, Olga Bongiovanni estreia o programa “Atualidades”, segunda-feira próxima, às 11h10, na TV Tarobá – afiliada da Band.
 
C´est fini
 
Ontem, aqui foi anunciado que a Globo está buscando novos atores para “Malhação”. E está mesmo, só que está coluna não tem rigorosamente nada com isso. Não conhece e nem faz questão de conhecer o encarregado por este trabalho. Foram numerosos os pedidos de apresentação. Aqui não é e nunca será este caminho. Como não foi a primeira vez e se tornou impossível responder a todos, aqui vai o esclarecimento.
 
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!


*Colaboração de José Carlos Nery

 

 

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos