O exercício do bom jornalismo deveria ser obrigatório

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL
  • Alessandra Tarantino/AP

    O Papa Bento 16 deixa o salão Paulo 6º, no Vaticano, ao final da primeira audiência pública depois de anunciar sua renúncia

    O Papa Bento 16 deixa o salão Paulo 6º, no Vaticano, ao final da primeira audiência pública depois de anunciar sua renúncia

O exercício do bom jornalismo deveria ser uma coisa integrada à vida de todas as TVs. Chamou atenção a forma desprezível como foi tratada, por parte de várias delas, a renúncia de Bento 16. Está certo que o fato se deu em pleno Carnaval, mas notícia não escolhe hora ou lugar, ainda mais em se tratando de algo tão relevante como o afastamento de um Papa. Algumas, ignorando completamente o fato, ficaram no baticumbum e nem aí.

Se assim procedem na saída de um Sumo Pontífice da Igreja Católica, fato de enorme repercussão na própria vida do mundo, é de se imaginar como são tratados os demais assuntos.

Aliás, no que depender de determinadas emissoras brasileiras, até por causa do esquema de folgas sempre colocado em prática, qualquer coisa mais importante, no Brasil ou em qualquer outra parte, só poderá ocorrer antes ou depois do carnaval. Durante, por favor, jamais.

Cenário da Fátima traz novidades
O “Encontro”, da Fátima Bernardes, nas manhãs da Globo, a partir de segunda (18), apresentará algumas novidades.

O seu cenário terá duas arquibancadas móveis, permitindo um melhor posicionamento das câmeras e trazendo tanto público quanto convidados mais próximos, com cadeiras diferenciadas.

Já o quadro musical com o titã Branco Mello passa a ir ao ar às sextas-feiras, pegando carona no fim de semana, com o objetivo de deixar o programa ainda mais descontraído.

”Chiquititas” - 1

  • Divulgação/Reprodução

    Anna Livya Padilha (à esquerda), a Menina Fantasma da pegadinha do "Programa Silvio Santos", ganhou o papel de Janu - que na primeira versão foi vivida pela atriz Karen Rocha

O SBT dá como certa a presença da “Menina Fantasma” na trilha sonora de “Chiquititas”. Só não se decidiu ainda se ela, Anna Livya Padilha, se fará acompanhar de alguém ou não nesta interpretação. Na novela, Anna viverá a personagem Janu, uma criança fora do orfanato.

“Chiquititas” - 2
Pelo projeto armado com a gravadora Building Records, a estratégia de lançamento de “Chiquititas” será a mesma de “Carrossel”. O CD estará no mercado 30 dias depois da estreia da novela.

No ar
Ainda sem entrar nos maiores detalhes, como data de estreia e os novos participantes, o canal GNT já tem no ar as primeiras chamadas do “Saia Justa”. Aliás, um trabalho do maior bom gosto.

Nova ordem
A novela do Walcyr Carrasco, substituta de “Salve Jorge” na Globo, está com a sua sequência de trabalhos invertida, em relação ao que inicialmente foi informado por aqui. Começa com gravações no Rio e em São Paulo, para só em abril viajar ao Peru.

A favor

  • Divulgação

    A série "the Walking Dead", agora na Band

A Bandeirantes fez algumas mudanças na sua programação e o lançamento de séries, como “Simpsons” e “The Walking Dead”, por exemplo, vieram acrescentar pontos importantes na sua audiência. O responsável por isso, Diego Guebel, merece o reconhecimento.

Contra
O que a Bandeirantes precisa evitar é o erro de mexer a todo instante na sua grade e não avisar o telespectador. Foi o que aconteceu no começo da semana que passou, em relação aos horários de exibição dessas séries. Pode mudar, mas avisa com alguma antecedência.

Não existe esse papo
Espalharam por aí que o Rogério Gallo estaria deixando o seu trabalho no canal Arte 1, para assumir outras funções no Grupo Band, inclusive em setores ligados à TV aberta.

 

Nada disso. Gallo permanecerá cuidando da nova emissora, que será oficialmente inaugurada no começo de março, quando se completará a sua fase de testes.

Aquecimento
Começaram as leituras de texto da série “As Teresas”, com Denise Fraga e Cláudia Mello, sob encomenda para o GNT. O elenco, nas últimas horas, ganhou o reforço de outro craque, Enrique Diaz.

Explicação
No dia 3 de março, a Globo vai fazer o lançamento do “Senhores das Águas” no “Esporte Espetacular”. O repórter Clayton Conservani vai informar o funcionamento do quadro e apresentar os participantes - Pedro Oliva, Benjamin Stooksberry e Chris Korbulic, que irão desafiar as principais cachoeiras do planeta.

Versátil

  • Thiago Duran/AgNews

    A modelo e apresentadora Amanda Françoso no Carnaval de Salvador: logo mais, em um cinema perto de você

Amanda Françozo, após vários trabalhos na TV como apresentadora, vai investir também na carreira de atriz.

Já iniciou, inclusive, preparativos para fazer participação no filme “Dona Beija”, que terá Thais Pacholek no papel título, além de Beth Mendes, Lima Duarte, Mauricio Xavier, Othon Bastos, Flavio Guarnieri, Adriana Alves, Juan Alba, Carlos Casagrande, Patrícia Naves, Oscar Magrini e Mariana Rios.

Os trabalhos começam em agosto, no interior de Minas.

Bate – Rebate

•       A passagem da Bandeirantes por Vitória, no Carnaval, foi considerada bem positiva pelo pessoal de lá.
•       Os organizadores do evento já manifestaram interesse em repetir a dose na temporada 2014.
•       Ficou prometida a participação da Luciana Gimenez no programa do Raul Gil.
•       Só que não foi marcado nada até agora.
•       Há um certo suspense na Anhanguera botando medo em alguns.
•       Os rumores de corredor indicam que as mudanças no SBT devem começar a partir desta segunda-feira.
•       Aliás, ninguém falou, mas durante o carnaval, nos interiores do SBT, se falava que Silvio Santos, ainda nos Estados Unidos, tinha demitido toda a sua direção.
•       Nada, no entanto, se confirmou. Pelo menos até agora.
•       O problema, segundo alguns, é que onde há fumaça, há fogo.
•       Fúlvio Stefanini, casado com Cássia Kis Magro, será pai do Malvino Salvador na novela do Walcyr.

C’est fini
A Rede TV! está mesmo interessada em reforçar o seu departamento de esportes e em ampliar a sua participação na grade de programação. Daí o empenho da sua direção em viabilizar novas contratações. Existem vários profissionais na mira, inclusive já conversados.

Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

* Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos