Globo vai endurecer o jogo com seus artistas

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL

Nos bastidores da Globo e também nas empresas que cuidam da carreira de atores, é muito forte o comentário de que haverá uma mudança importante no relacionamento da emissora com seus artistas. Caso venha se confirmar tudo o que agora se especula, a vidinha boa de alguns pode estar muita próxima do fim. A medida visa enquadrar especialmente aqueles que sempre se deram, ou se dão, ao luxo de escolher trabalho e, às vezes, se julgam no direito de ficar até mais de um ano sem aparecer.

Todo aquele que proceder desta forma não terá o seu contrato renovado. Os casos em questão, ainda de acordo com as mesmas fontes, têm nomes e sobrenomes bem identificados. A ordem é acabar com qualquer tipo de acomodação, inclusive de alguns que só querem fazer seriados, tipo “A Grande Família”, para se ver livre de outras coisas.
 
Tudo pode acontecer

 
Na mudança de um turno para outro, é normal, para quem está chegando, promover avaliações, mudanças, e em alguns casos até surpreender em suas decisões. Este, no caso, é o momento vivido pelo departamento de esportes da Globo, após a saída de Luiz Fernando Lima e a chegada de Renato Ribeiro.
 
Muda um pouco
 
A Globo terá uma grade diferente, na noite deste sábado, por causa do UFC. Serginho Groisman, apresentando uma entrevista com José Aldo, via Skype, no “Altas Horas”, vai entrar logo depois do “Zorra Total”.
 
Novo reality
 
A Rede TV! está se organizando para promover em março todas as suas estreias. Entre elas estará o “Sob Medida”, com Daniela Albuquerque, provavelmente nas noites de quinta-feira.
 

  • Michel Angelo/Divulgação

    A atriz Gabriela Durlo

Perfil
 
Em “Dona Xepa”, próxima novela da Record, Gabriela Durlo viverá Isabela. Personagem do bem. Filha de Pérola, Angelina Muniz, e Feliciano, Giuseppe Oristânio, é tratada como uma princesa pela família e está de casamento marcado com Vitor Hugo, Márcio Kieling. Uma decepção vai alterar os rumos da personagem.
 
Em nome do filho
 
Em “Flor do Caribe”, substituta de “Lado a Lado”, na Globo, Luiz Carlos Vasconcellos fará um pescador, Donato. Após seu filho, Hélio, Raphael Vianna, se envolver num acidente e provocar a morte de um homem, ele assume a culpa para livrar o rapaz e é obrigado a conviver com os efeitos da sua decisão. Essa sequência do acidente já foi gravada nas externas em Natal.
 
Primeiros trabalhos
 
O "Beco do Batman", uma viela totalmente grafitada, na Vila Madalena, e o metrô Sumaré, foram alvos de gravações de uma equipe da próxima das sete, na Globo, “Sangue Bom”. O material captado será utilizado na montagem da abertura da novela.
 
Quatro mãos
 
Até para não cometer injustiça, “Sangue Bom”, substituta de “Guerra dos Sexos”, com estreia em 29 de abril, será anunciada pela Globo como “novela de Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari”. Os autores, vale ressaltar, estão bem adiantados no roteiro da novela, para felicidade das equipes de produção e direção. Já entregaram 36 capítulos.
 
Promessa
 
A Bandeirantes prevê a mobilização de mais de 500 profissionais durante a cobertura do carnaval em Recife, Salvador, João Pessoa e Vitória. Para essas praças serão enviados os seus principais apresentadores, tanto do jornalismo quanto do entretenimento. Além disso, a emissora irá disponibilizar um total de 40 câmeras em HD, divididas entre Recife e Salvador.
 
Contabilidade
 
Atualmente, 11 igrejas distintas despejam um caminhão de dinheiro nas principais emissoras de São Paulo. Só a  Universal, que investe milhões na Record, retransmite a sua programação em três. É dinheiro que não acaba mais. Cultura, SBT e Globo - que cede espaço à Igreja Católica, sem receber nada por isso - são as únicas que ainda resistem ao montante distribuído. Só a Rede TV!, desse total, cede espaço a oito delas.
 

  • Folhapress

    Marlene Mattos

Novos mercados
 
Marlene Mattos e uma TV da Argentina estão em negociação bem avançada e, desde já, são grandes as possibilidades de os palhaços Patati e Patatá apresentarem um programa infantil no país vizinho, nos mesmos moldes do exibido pelo SBT. Se tudo der certo, a estreia poderá acontecer em março. Marlene, como se sabe, também irá dirigir o primeiro longa-metragem da dupla, em parceria com a produtora Diler.
 
Super Bowl
 
Amanhã, domingo, a partir das 8 da noite, a ESPN vai realizar uma cobertura especial sobre o Super Bowl, considerado o maior evento esportivo dos Estados Unidos. O jogo é San Francisco 49ers contra Baltimore Ravens, no Mercedes-Benz Superdome, em Nova Orleans, com direito ao show da Beyoncé no intervalo. Transmissão de Everaldo Marques e comentários de Paulo Antunes, com reportagens do André Kfouri.
 
Bate – Rebate
 
•       A Sky, com seu canal próprio, praticamente fechou com o Bandsports a transmissão do próximo Roland Garros.
•       É evidentemente que alguma reciprocidade há ou haverá de existir no meio disso.
•       Pergunta que não quer calar: o que foi fazer uma equipe do “CQC” em Santa Maria?
•       É importante lembrar que com certas coisas não se brinca.
•       Já bastam os que tentam tirar proveito de situações tão tristes como esta.
•       Rede TV! também deixou para março a volta do “Operação de Risco”, programa policial.
•       E agora com episódios gravados pela própria equipe da emissora.
•       “A Luz do Tom”, documentário do Nelson Pereira dos Santos, sobre Tom Jobim entrará em cartaz no próximo dia 8.
•       São dois filmes sobre o trabalho e vida do nosso grande compositor.
•       Num só, como o próprio Nelson admite, não caberia.
•       Um dos profissionais da voz mais reconhecidos no país, Sérgio Cursino, ex-Globo, tem realizado chamadas para a RBS TV, com a competência de sempre.
•       A Globo confirma a participação de Tatá Werneck na próxima novela das 9, escrita por Walcyr Carrasco, com direção de Wolf Maya.
 
C´est fini
 
A Record é uma alegria só com “José do Egito”. O seriado estreou muito bem, registrando audiências que superaram as melhores expectativas em algumas praças e com as suas cotas comerciais vendidas para Itaipava, Fiat, Banco do Brasil e Reckitt.
 
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!
 

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos