Mudanças na Band ainda não passam de um grande mistério

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL

Até agora não saíram do papel e da mesa do dono, Johnny Saad, as pretendidas mudanças na alta direção da Rede Bandeirantes.

A primeira delas diz respeito a uma nova reformulação de cargos, com a diminuição de algumas das muitas vice-presidências existentes e o fortalecimento de outras. O que, no fim de tudo, implicaria em novos e maiores poderes para os executivos Marcelo Meira, Marcelo Mainardi, Diego Guebel e Juca Silveira. Trata-se de algo, no entanto, que ainda não encontra unanimidade em outros importantes setores do grupo.

Para Johnny Saad, no entanto, a prioridade parece ser outra. Já de algum tempo, até para baratear os custos operacionais de todo o grupo, ele tem o desejo de unificar as diversas plataformas existentes, com a criação de uma central que passaria a atender as necessidades das emissoras de rádio e TV, jornal e Internet.

Como se vê, são duas coisas diferentes, que podem perfeitamente acontecer ao mesmo tempo. Falam agora em depois do carnaval. Mas só Deus, com certeza, sabe precisar quando.
 
Pediu pra sair
 
“Vida Bandida”, primeiro trabalho do Carlos Lombardi, na Record, que ainda nem começou, acaba de sofrer um desfalque importante. O produtor-executivo, Gilvan Guimarães, pediu para sair. Da novela e da emissora. Está acertado com o SBT, para desempenhar as mesmas funções em “Chiquititas”.
 
Candidatos
 
A Record, por sua vez, está buscando uma solução interna para cobrir a saída do Gilvan. Rita Rico, atualmente em “José do Egito”, e José Savelli, que trabalhou em “A Lei e o Crime”, são os nomes inicialmente cotados para a vaga. Mas também não se descarta pegar alguém de fora.
 
Adrenalina
 
“Senhores das Águas” é o novo projeto da área de esporte e jornalismo da Globo. No quadro, previsto para estrear em março, no “Esporte Espetacular”, três canoístas - Pedro Oliva, Benjamin Stooksberry e Chris Korbulic - irão desafiar as principais cachoeiras do planeta, muitas delas ainda desconhecidas do grande público.

  • Reprodução

    2013 - Mari Ramos, apresentadora do tempo 'gordinha' da CNN

Dona Redonda
 
Os canais americanos estão sempre lançando moda e copiar o que acontece lá sempre esteve entre as especialidades por aqui. Pois bem. A CNN está com uma "garota do tempo", gordinha, fora dos padrões "normais". Taí, uma coisa bacana para ser seguida.

O que acontece?
 
As produções dos comerciais de cerveja estão cada vez mais cinematográficas. A maioria, por sinal, chega a extrapolar. Os takes são tão rápidos que em muitos deles fica difícil perceber o que está sendo mostrado. Velocidade não tem nada a ver com qualidade. Parece coisa de editor “ligadão”, indecifrável para quem está "careta".
 
Em compensação...
 
Tem um, de um desodorante, em cartaz, que revela toda a criatividade e poder de realização do profissional brasileiro. O bombeiro se esforça, arrisca a vida, passa pelas chamas e salva a mocinha. Já fora do perigo, há uma troca de olhares, com toda pinta que vai rolar alguma coisa entre os dois, até ela olhar por cima dos ombros do bombeiro e não disfarçar a sua atração pelo astronauta. Simples, bem feito, hilário e marcante.
 
Reta final
 
João Ximenes Braga e Cláudia Lage já finalizaram o texto de “Lado a Lado”, mas ainda não entregaram os últimos capítulos para a equipe de produção. Estão revisando. Os autores, aliás, comemoram o fato de muitos professores elogiarem a novela, dizendo que se utilizam dela para suas aulas de história e sociologia.
 
Cada um é cada um
 
Discretamente, a Globo reposicionou a sua marca no mercado externo. Nem TV nem Rede. Apenas Globo. Entende-se que assim ficou melhor. Lá fora, muitos vinham confundindo o nome da emissora com o do jornal "O Globo".
 
De frente
 
O pastor Silas Malafaia estará hoje, quarta-feira, no SBT para gravar o “De Frente com Gabi”. Entre os vários temas que serão colocados no programa, se pretende abordar o posicionamento do evangélico em relação aos homossexuais. A data de exibição será informada oportunamente.
 
Morena na liderança
 
Nanda Costa, protagonista de "Salve Jorge", no que diz respeito ao Twitter, está muito bem na fita. A personagem Morena ocupou o ranking mundial dos trending topics no capítulo em que descobriu que a amiga Jéssica, Carolina Dieckmann, havia morrido. Do total de comentários positivos sobre a novela, 50% são sobre ela. Nos últimos 90 dias, Morena teve mais de 800 mil citações. Entre os assuntos que mais empolgaram aparecem as surras na Wanda, Totia Meirelles, a visão da amiga Jéssica e o tráfico de pessoas de forma geral.
 

  • Divulgação/Band

    A repórter Mônica Apor, da Bandeirantes, terá Olinda como base de trabalho durante a cobertura do carnaval

Bate – Rebate
 
•       Cris Amaral, editora, ex-“Jornal da Record”, é a novidade mais recente do “SBT Repórter”.
•       Mário Rezende, editor e repórter, também deixou a Record na semana passada.
•       Gustavo Villani, da Espn, está acertando a sua mudança para o canal Fox Sports.
•       Aliás, o que vem impressionando o mercado é a maneira agressiva com que a Fox tem conduzido os seus trabalhos.
•       Uma equipe da Globo, liderada pelo diretor Wolf Maya, desembarca em março no Peru, para gravar cenas da nova novela das 9, do Walcyr Carrasco.
•       É a substituta de “Salve Jorge”.
•       “Salve Jorge”, de Glória Perez, que atingiu na segunda-feira a sua maior audiência desde a estreia, com 39 de média e 64% de participação.
•       Na verdade, a Globo teve uma segunda-feira muito interessante, com muitos recordes, tanto no entretenimento como no jornalismo.
•       “Saramandaia”, de Ricardo Linhares, próxima novela das 11, na Globo, terá externas em Bananal, em São Paulo, e em Minas Gerais.
•       A Record, ontem, esclareceu que não houve cancelamento do musical no encerramento da “Fazenda de Verão”.
•       Segundo a emissora, não houve cancelamento porque nunca existiu a ideia de colocar uma atração musical. Simples assim.
•       O autor Rui Vilhena está de volta ao Brasil, depois de um período em Portugal. Ele é um dos profissionais da Globo na fila das 18 horas.
•       Otávio Mesquita recebeu no último domingo, dia em memória às vítimas do Holocausto, uma homenagem da Comunidade Judaica, em função da série especial Israel, exibida no “Claquete”, no final do ano.
 
C´est fini
 
Os telejornais, de maneira geral, continuam tratando com respeito e consideração a tragédia de Santa Maria. Lamentavelmente, o mesmo não se aplica a determinados programas, os velhos e conhecidos de sempre, que da pior maneira possível tentam tirar algum proveito da situação. Aliás, para melhor acompanhar a dimensão do fato, ontem, a CNN deslocou mais uma repórter a Santa Maria, Alejandra Gutiérrez Oraa, da CNN en Español.
 
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery

 

 

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos