Campeonatos estaduais não passam de um tremendo engana trouxa

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL

Emissoras de televisão, como Globo e Bandeirantes na aberta, e todo torcedor de futebol, de maneira geral, continuam sendo tremendamente enganados com a realização dos campeonatos regionais.

Há, e não é de hoje, um completo desinteresse das próprias equipes na competição, algumas delas jogando com times reservas, reservando as suas principais peças para disputas mais importantes. Nada pode resistir à tamanha indiferença.

A qualidade dos jogos está bem abaixo da média e a audiência insignificante que essas emissoras vêm registrando é apenas uma consequência de tamanho pouco caso. Está na hora de rever o formato dessas competições, porque se assim continuar o prejuízo será maior a cada ano.

Na parte que nos toca, entende-se que este é o momento das emissoras de TV – que pagam muito por tão pouco – tomarem uma posição enérgica a respeito de tudo. Ou as federações responsáveis e os próprios clubes envolvidos, que recebem fortunas por isso, passam a promover algo que realmente valha e possa atender o desejo de todos ou é melhor não fazer coisa nenhuma. O que está aí, convenhamos, não vai além de um tremendo engana trouxa.
 
Tragédia no RS
 
A RBS, afiliada da Globo no Rio Grande do Sul, foi a primeira emissora a chegar no local da tragédia em Santa Maria, ainda na madrugada de sábado para domingo. Também é a única emissora que mantém uma base na cidade. Por isso mesmo, teve as suas imagens repercutidas por vários canais do mundo inteiro, inclusive a CNN, que, no Brasil, mantém acordos de exclusividade com Record e BandNews TV.
 
Independente de tudo
 
Foi comovente a mobilização de quase toda a imprensa na cobertura dos tristes acontecimentos de Santa Maria, tanto os que estavam mais ou os menos preparados para isso.
O choque provocado pela tragédia fez com que a maioria encontrasse meios de superar as mais diversas dificuldades, especialmente de ordem operacional e, principalmente, emocional.
 
Coisa de vagabundo
 
A única nota destoante de tudo é a condenável ação dos desocupados. Gente desprovida de qualquer caráter ou sentimento, que mesmo num momento como este resolve inventar ou brincar com coisas na Internet. Foram criados perfis falsos de advogados e dos donos da boate Kiss. Alguns, lamentavelmente, não tiveram o cuidado de checar e embarcaram nessa furada.
 
Pessoal de fora
 
A exemplo de tantos outros jornalistas brasileiros, representantes das emissoras estrangeiras, com base aqui no Brasil, também souberam se locomover rapidamente para atender a necessidade da informação. Foram os casos de Shasta Darlington, da CNN, e Teresa Bo, da Al Jazeera. As duas, no meio da tarde de domingo, já estavam em Santa Maria.
 

  • Manuela Scarpa/Foto Rio News

    Jean Paulo Campos e Larissa Manoela,

“Chiquititas” – 1
 
O SBT já tem definido o elenco de “Chiquititas”, substituta de “Carrossel”, com gravações em fevereiro. Guilherme Boury e Manoela do Monte serão os protagonistas. No mais, Amanda Acosta, Julia Oliiver, Cintia Cruz, Lívia Inhudes, Rayssa Chaddad, Bianca Paiva, Gabriela Saraiva, Giulia Garcia, Ernando Tiago, Carolina Chamberlain, Donato Veríssimo, Sophia Valverde, João Gabriel, Gabriel Santana, Anna Livya Padilha, Thiago Wittner, Guilherme Vieira, Filipe Cavalcanti, Sandra Pêra, João Acaiabe, Virginia Nowick, Giovanna Gold, Liza Vieira, Lisandra Parede, Julia Gomes, Lorena Ticci, Amanda Furtado, Emilio Eric Surita, Pedro Henrique, Naoki Takeda, Letícia Navas, Daniel Andrade, Roberto Frota, Naiumi Goldoni e Pedro Lemos.
 
“Chiquititas” - 2
 
Também estão garantidas em “Chiquititas” as participações de Larissa Manoela, Jean Paulo Campos, e Lívia Andrade, os três de “Carrossel”, depois de um estratégico descanso de imagem. A estreia da novela deverá acontecer entre junho e julho.
 
Achei legal
 
Na escalação de “Chiquititas”, louve-se a atitude do SBT ao se lembrar de nomes como Liza Vieira, Sandra Pêra, Giovanna Gold e Virgínia Nowick. Todos, me refiro aos nomes, há muito tempo esquecidos pelas outras emissoras.
 
Projetos
 
Está nas mãos de Mário Meirelles, diretor do “TV Xuxa”, o roteiro de um filme infantil, escrito pela atriz Mônica Carvalho junto com Tiago Santiago. Monica, que recusou convites para TV porque tem planos de aumentar a família, irá participar da Paixão de Cristo, como Maria, em Alagoas, em março.
 
Como se explica?
 
A Record irá promover, na noite desta quarta-feira, a final da silenciosa "Fazenda de Verão", com três finalistas e a presença de todos os participantes eliminados. Igual à outra, mas sem atração musical. Resta saber por quê? Se por economia ou porque a produção decidiu que deve ser assim.
 
Saiu e entrou
 
Roberto Pirillo não teve seu contrato renovado pela Record, depois de vários trabalhos na emissora. Mas, pelo menos no caso em questão, não teve desvio. Rapidamente foi acertada a sua participação em “Pé na Cova”, do Miguel Falabella, na Globo.
 
Locação internacional

  • João Miguel Junior/Divulgação/TV Globo

    Sthefany Brito, Amaralina em "Flor do Caribe", recebe instruções da equipe durante gravação na Guatemala

Sthefany Brito, Amaralina em “Flor do Caribe”, recebe instruções da equipe durante gravação na Guatemala.Ela faz uma aventureira que corre o mundo atrás do avô, desaparecido.
A novela estreia em março, no lugar de “Lado a Lado”.
 

  • Divulgação/ Lourival Ribeiro

    Eliana

Quando é, é
 
Tem certas coisas que merecem destaque. A decisão de fazer o último programa da Eliana, ao vivo, no SBT, foi tomada à uma da tarde. Ariel Jacobowitz, afinado com a apresentadora, tomou à frente das providências necessárias e até que tudo se acertasse contou com o empréstimo da equipe de produção do “Domingo Legal”. Todos vestiram a mesma camisa.
O apoio do jornalismo também foi fundamental. O programa fechou, com folga, em segundo lugar.
 
Bate – Rebate
 
•       Sem surpresas, a Globo, uma vez mais, irá mostrar o “BBB – Especial de Carnaval”, ao vivo.
•       O registro do programa já consta no Ministério da Justiça.
•       A jornalista Ana Luiza Guimarães assumirá o comando do "RJTV - 2ª edição" em julho, próximo.
•       Márcio Gomes, o atual apresentador, será deslocado para o Japão, no lugar do Roberto Kovalick.
•       Ana Luiza é âncora do "Bom Dia Rio", mas trabalha temporariamente no "Bom Dia Brasil", no posto da Renata Vasconcellos.
•       ... Que, por sua vez, como todo mundo sabe, está cobrindo as férias da Patrícia Poeta.
•       Geraldo Luiz, ontem, na Record, disse que não iria mostrar as fotos, em seu poder, da tragédia em Santa Maria.
•       Ninguém esperava outra coisa. Mas se não tinha intenção de mostrar, por que dizer que tinha?
•       Nathalia Timberg, um dos grandes nomes da televisão e do teatro, também estará na próxima novela das 9, escrita por Walcyr Carrasco.
•       Depois de ter feito o "Hoje", ontem, direto de Santa Maria, Sandra Annemberg deixou em todos uma dúvida boa.
•       Se ela é melhor fora ou na bancada?
 
C´est fini
 
Nem vou revelar nomes, emissora e marca, mas como definir uma coisa dessas? Ontem, foi veiculado comercial, em meio a um incêndio, onde o cidadão depois de convencido a se jogar, cai numa marca de colchão e dorme. Tem cabimento numa hora dessas?
 
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!


*Colaboração de José Carlos Nery

 

 

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos