Record planeja diversificar temas de minisséries

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL
  • Edu Moraes/ Record

    dez.2012 - Os atores Gustavo Leão e Juliana Bollerem gravam a minissérie "José do Egito" no Llano de la Paciencia, no Chile, Na produção, eles são Benjamin e Mara adulta, respectivamente

    dez.2012 - Os atores Gustavo Leão e Juliana Bollerem gravam a minissérie "José do Egito" no Llano de la Paciencia, no Chile, Na produção, eles são Benjamin e Mara adulta, respectivamente

A teledramaturgia da Record está um pouco alvoroçada, porque os seus autores têm se mostrado apreensivos com os milionários investimentos nas minisséries bíblicas em detrimento das novelas.

Isto, efetivamente, já acontece e não é de agora. Não há, inclusive, o desejo de alterar o atual estado de coisas, porque se entende que os resultados alcançados, entre um e outro produto, tanto na audiência como no faturamento, só vieram reforçar este posicionamento. O sucesso de “Rei Davi” é comentado até agora e o mesmo se espera de “José do Egito”, que será exibida a partir desta quarta-feira.

O que pode servir para tranquilizar os mais descontentes é que existem estudos para implantação de um rodízio nas minisséries, com a aposta também em temas não-bíblicos. Algo que vem sendo planejado, até para contemplar parte do público também interessado numa maior diversidade de temas.
É esperar pra ver.
 
Ano novo
 
O retorno do "Agora é Tarde", do Danilo Gentili, na Band, será no dia 5 de março, com algumas alterações. O cenário contará com novos elementos visuais e se estuda o lançamento de outros quadros, entre eles um "boletim político semanal", onde o apresentador fará piadas com os principais fatos da semana. Material não vai faltar. Há também o desejo de ter Celso Portiolli como o primeiro entrevistado do ano.
 
Vida real

 
A série “A verdade de cada um”, de Fernando Meirelles, com direção de Marcelo Machado, em linguagem de reality show, tem estreia confirmada para março no canal NatGeo. Nela, serão abordados os diferentes pontos de vista dos focalizados para temas como drogas – usuário, ex-dependente e médicos, por exemplo, alimentação, educação e consumo, entre outros.
 
Outra volta

 
Também no NatGeo, em março, o canal promove a apresentação de novos episódios do “Missão Pet”, com Alexandre Rossi, especialista em comportamento animal. Em um dos episódios, ele vai procurar resolver o problema de um cachorro da atriz Patrícia de Sabrit.
 
Planejamento
 
A Record estuda efetuar algumas trocas em seus correspondentes internacionais. Algo que ainda será analisado com maior cuidado no decorrer dos próximos dias. Existe, inclusive, a intenção de ampliar esses trabalhos para lugares que a televisão brasileira ainda não está presente.
 

  • Divulgação

    Yara Cortes, na "Dona Xepa" de 1977

Banho de loja -1
 
Gustavo Reiz, autor da “Dona Xepa”, na Record, promete um trabalho bem diferente daquele apresentado por Gilberto Braga. Com exceção de Xepa e seus dois filhos, todos os demais personagens, num total de 31, não existiram na novela da Globo, em 77.
 
Banho de loja – 2
 
A maior dificuldade ou desafio que o Gustavo terá pela frente é o de tornar ou temperar uma trama, com imensa dose de ingenuidade e originariamente escrita para determinada faixa de público, em condições de ser exibida às 10 da noite. Já se sabe que, nesta nova versão, o sexo vai rolar mais solto. Haverá também um deputado corrupto e coisas de espionagem.
 
Turma da folia

 
O Carnaval de Salvador promete, especialmente para os ilustres convidados do “Camarote Band”, intimados a participar da festa. Estão confirmadas as viagens de Renata Fan, Paloma Tocci, a miss Brasil Gabriela Markus, Ticiana Villas Boas, Andréa Nóbrega, Cozete Gomes, Felipe Andreoli, Márcio Campos, Bola, do “Pânico”, e Cazé. Sem contar os apresentadores, Betinho, Patrícia Maldonado e Rita Batista.
 
Vai muito mal
 
Difícil saber o que a Rede TV! pretende com o “Se liga Brasil”, o seu programa de todas as manhãs, mas a audiência, sempre próxima do traço, revela que o novo projeto não decolou. E não decolou porque é muito ruim. Por enquanto, não há nada que justifique a sua permanência.
 
Caminha pra isso
 
Não será surpresa se a Globo alterar as atuais diretrizes do seu departamento de novelas. Pode estar próxima do fim a divisão de núcleos. O pensamento, segundo se informa, é unir a teledramaturgia como um todo.
 
Questão de dias
 
Possivelmente ainda no decorrer desta semana, a Record deve anunciar a criação de um novo setor, com poderes e ferramentas para analisar a questão do conteúdo. A ideia é juntar alguém ligado ao Artístico, outro alguém da área de pesquisas e mais um da criação. Todos os produtos da casa serão submetidos a este novo departamento.
 
Doutoras
 
A próxima novela de Walcyr Carrasco, substituta de “Salve Jorge”, na Globo, terá quatro médicas como protagonistas, e cada uma exercendo uma especialidade diferente. Para esse núcleo já estão certas Susana Vieira, Paolla Oliveira e Leona Cavalli. Falta uma.
 

  • UOL

    João Kleber

O retorno
 
João Kleber está fechado com a Rede TV! e vai apresentar um programa diário na emissora. O contrato está fechado. Todas as demais decisões quanto à estreia e horário estão nas mãos da diretora Monica Pimentel.
 
Era uma vez...
 
Essa é a história que circula entre diretores da Record. Segundo eles, Carlos Alberto de Nóbrega teria pedido Um Milhão de Reais para trocar de emissora, há poucas semanas, antes de renovar contrato com o SBT por bem menos e por mais 4 anos. Nóbrega, procurado, não foi localizado para comentar o assunto.
 
Bate-Rebate
 
•       Engana-se quem imagina que os falsários de plantão atuam apenas no Twitter e no Facebook. Milton Leite, narrador de Globo/SporTV, que o diga.
•       "Algum(a) idiota está usando meu nome no Instagram. Alerto a quem interessar: não tenho perfil lá. É fake, é farsa. Mais um picareta na rede.”
•       Débora Vilalba, ex-Bandeirantes, consultada, diz que não acertou nada com a ESPN, contrariando informações do mercado.
•       Depois de um bom tempo gravando sem parar o “A Liga”, mais o “Perdidos na Tribo”, a jornalista informa que tirou um tempo para descansar.
•       Ainda a respeito da “Liga”, o programa passa por uma grande reformulação, no formato e na equipe de repórteres.
•       Porém, a blogueira Mirian Bottan deve permanecer na equipe.
•       Piada interna no Morumbi diz que a Bandeirantes foi transformada em Band Cartoon. Tem desenho de manhã, de tarde e de noite.
•       Mesmo com a atual edição do “Big Brother Brasil”” ainda no começo - foram dois os eliminados até aqui, a Globo já pensa no programa do ano que vem.
•       Segunda a emissora, a participação de ex-brothers no jogo deu tão certo que, provavelmente, se repetirá no ano que vem.
•       Na próxima temporada, outros ex-participantes - no plural mesmo - serão convocados uma vez mais.
•       Produção do "Pânico" voltou a trabalhar na semana passada. Chamou a atenção o número de mulheres bonitas, linha panicats, por metro quadrado.
•       Mas como sempre o segredo em cima é muito grande.
•       Rede TV! pretende fazer novos investimentos no esporte.
 
C´est fini
 
Esta coluna termina se solidarizando com os familiares de todas as pessoas, que se envolveram na tragédia deste fim de semana em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Triste demais.
 
É só. Amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos