Na Globo já existe até medo da sombra

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL
  • Divulgação/TV Globo

Atores e diretores da dramaturgia da Globo, não todos, evidentemente, já se mostraram apreensivos com a presença de um jornalista, Carlos Henrique Schroder, na direção-geral da emissora. Temem que ele passe a olhar mais para o seu segmento em detrimento de outros.

O sinal de alerta se acendeu a partir do momento que se anunciou o fim do “Casseta & Planeta Vai Fundo”, “Aventuras do Didi” e “Caras de Pau”. Na verdade, essa preocupação é uma grande bobagem, porque não houve nada mais merecido que a extinção dos três programas e a consequente substituição por outros produtos. Isto só vai ao encontro de uma grade mais forte.

O cuidado de Schroder com o conteúdo, e isto já começa a ser demonstrado, será o mesmo para os mais diversos setores. Evidente que aquilo que não estiver funcionando sofrerá mudanças. É muito bom que assim seja.

A Globo, pelo panorama que aí existe ou incompetência das demais, poderia perfeitamente se acomodar nos seus números. Mas não é isto que acontece. Independentemente de ter concorrência ou não, está procurando se fortalecer ainda mais, certamente por respeito ao público e aos seus anunciantes.

Indy
A Band já confirma a transmissão da etapa brasileira da Fórmula Indy para o domingo, 5 de maio, em São Paulo.

Em seu site, a IZOD IndyCar Series oficializa as redes de TV ABC e NBC Sports como parceiras oficiais nos Estados Unidos, mas ainda não se pronuncia em relação às emissoras internacionais.

Olha só
Já disseram que aqui brota jogador de futebol. Nem sei se nos tempos atuais chega a tanto, mas isto sempre foi considerado como grande verdade.

O mesmo se aplica aos atores. Nanda Costa, da Globo, e Ângelo Paes Leme, da Record, são apenas dois bons exemplos disso.

Pacote especial
Entre os dias 28 e 30 deste mês, segunda a quarta da semana que vem, teremos a realização da Natpe, em Miami, uma das maiores feiras de TV.

A Globo leva “Avenida Brasil” como produto mais importante, sabendo do interesse de emissoras dos diversos pontos do mundo.

Na ativa

  • Folhapress

    Dani Calabreza, que deixou a MTV para ir para a Band

A produção do “CQC”, e por enquanto só a produção, voltou ao trabalho na última segunda-feira. O programa deste ano começou a ser pensado.

A novidade é que Dani Calabresa, a nova contratada, deve ter o seu primeiro contato com eles na próxima semana, para a sua apresentação oficial.


Preciso dizer
A Globo tem no “Esquenta” um dos seus melhores produtos nos últimos tempos. Certeza que a maioria está de acordo, mas parece que ninguém consegue acertar o problema da edição.

No programa passado, durante a participação do secretário da segurança do Rio, José Mariano Beltrame – que todo Estado merecia um José Mariano desses – mais uma vez se repetiram os mesmos e infantis deslizes. Se não tem jeito, é bom alguém avisar, que aí não se fala mais.

Excesso de peso
Recomenda-se ao “Esquenta”, que os sambistas convidados, fiquem limitados às presenças do Péricles e Arlindo Cruz. Se botar mais um, com as mesmas medidas dos dois, vai ter problema de enquadramento. Em compensação, sobra samba da melhor qualidade.

O que acontece?

  • Reprodução

    As meninas do BBB 13 durante festa na casa

Ao contrário de antigas edições, tenho acompanhado o “Big Brother” atual com maior interesse.

Mas até com certa surpresa se verifica que os homens de plantão estão com o freio puxado. Absolutamente puxado. Ao contrário das mulheres, sempre com muita vontade e disposição.

Ou é apetite mesmo, ou desejo de sair na "Playboy".

Atenção, atenção

  • Reprodução

    Vampeta vai à festa na casa do Luizão, em gravação de "Mulheres Ricas"

No “Mulheres Ricas”, da Band, na segunda-feira, irá ao ar a festa na casa do ex-jogador Luisão. Tudo gravado.

O anfitrião, em determinado momento, será visto com o Deco. Os dois com os pés redondos. E o Vampeta só no xaveco em cima da Andréa Nóbrega. É o velho Vamp.


Formato diferente
São bastante remotas as possibilidade da “Escolinha do Gugu” permanecer no ar. Primeiro o alto custo do quadro e agora a exigência do público que, quer porque quer, o Gugu mais tempo no ar, recebendo convidados, entre cantores, artistas e gente do povo. É por aí que a coisa vai andar.

O problema é que...
Como a Record ainda não encontrou um bom programa para ocupar o horário do falecido “Tudo é Possível”, passou a quebrar o galho com o Gugu.

O seu programa está começando às 14h45 e se estende até o “Domingo Espetacular”, às 19 horas. Haja convidados para tudo isso.

Últimas...
- Rubens Ortiz deixou a direção de engenharia da Bandeirantes.
- Matheus Mazzafera não renovou com a Record. Bateu de frente com a direção e já acertou sua entrada no “Claquete”, do Otávio Mesquita. Estreou no baile da Vogue.
- Ratinho virou uma solução para o SBT na sua faixa da noite.
- Mesmo batendo de frente com a novela – a principal da Globo, a sua audiência está entre as melhores de toda a emissora.
- Participante Regina Mansur reclama do pouco espaço no “Mulheres Ricas”. Não foi feito material de promoção e ela sequer aparece nas fotos.
- Bandeirantes vai reduzir drasticamente a duração das transmissões do carnaval do Recife e de Salvador. Só irá ao ar o mínimo indispensável.   
- A quem interessar possa, a partir de segunda-feira, Luciana Gimenez volta com o “Superpop” ao vivo, na Rede TV!.
- Aliás, dia desses a Rede TV! publicou um anúncio, dizendo que o talk show na televisão brasileira nunca mais seria o mesmo depois do “Luciana by night”.
- Concordo, muito provavelmente vai acontecer isso mesmo.
- O “Cidade Alerta”, com Marcelo Rezende, a partir de segunda-feira, ganha uma edição nacional, das 17h30 às 18h15.
- Band continua bem silenciosa a respeito dos seus novos programas.
- Tá dando toda a pinta que tem alguma coisa pegando.
- E que nem tudo o que foi anunciado estará no ar nas datas previstas. Se é que estará um dia.

C'est fini
Há quem considere um pouco exagerado, mas Caco Ciocler, mesmo vivendo um tipo difícil – marido desempregado, traído e abandonado--, está se saindo muito bem em “Salve Jorge”. Convenhamos que não é um papel dos mais fáceis.

Ainda em “Guerra dos Sexos”, Mariana Ximenes já é disputada por outros autores da Globo. Tony Ramos, idem, na mesma data.

Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

* Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos