"Amigos da Onça" é o mais novo perigo da TV. Cuidado!

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL
  • Lourival Ribeiro/SBT

    28.dez.2012 - Marco Zenni, Murilo Gun, Allan Benatti e Edú Nunes são os "Amigos da Onça"

    28.dez.2012 - Marco Zenni, Murilo Gun, Allan Benatti e Edú Nunes são os "Amigos da Onça"

Independentemente da cor, idade, tamanho ou preferência sexual de cada uma, como pode determinada emissora produzir “O Canto da Sereia” e, quase ao mesmo tempo, a outra ter a coragem de apresentar um tamanho ananás com o nome de “Amigos da Onça”. Começa se perdendo pelo nome.

O personagem imortalizado pelo cartunista Péricles jamais deveria servir de qualquer referência a uma coisa tão ruim. O que aí está era para ser, no SBT, um simples quadro no programa da Patrícia Abravanel, que acabou não vingando. Mas sabe-se que lá, essa coisa ainda passou por melhorias, o que nos leva a imaginar como era. A pergunta é: será que o Silvio Santos chegou a assistir? Porque, com toda certeza, ele jamais permitiria colocar tamanho lixo no ar.

E se ainda persiste alguma dúvida, faça você mesmo a experiência: tire as crianças da sala e assista ao próximo programa. Mas, por maior que sejam os seus pecados, nada além de um ou dois minutos.

Ninguém merece mais do que isso.
 
Repercussão
 
Evidente que o almoço dos executivos Guilherme Stoliar e Walter Zagari, na terça-feira, não foi simplesmente um encontro de velhos amigos. Tem coisa por trás. Chamou atenção apenas o local, o Rubayat, da Faria Lima. Em São Paulo, com toda certeza, não existe uma vitrine maior.
 
Em todo caso...
 
Algumas questões, desde já, precisam ser colocadas. O Zagari está muito bem na Record. E a Record também está bem com ele. O SBT, por sua vez, quer trocar a sua direção comercial. Já se concluiu que Glen Valente, que tem boa entrada no ramo bancário, não é o profissional indicado para desempenhar esta função.  A oposição a ele, dentro da própria emissora, é muito grande.
 
E por último...
 
O preço do Zagari e equipe é muito alto para os padrões atuais do SBT. Pode até se acertar um valor para ele, mas dificilmente se chegará ao que Record hoje paga aos demais executivos do departamento comercial, seis fieis escudeiros. Por aí se entenda Madeira, Elian, Tota e companhia bela. De qualquer maneira, a bola está rolando.
 
Preta na Globo
 
Além da sua imprescindível presença no “Esquenta”, Preta Gil também está acertada na Globo para o “Pé na Cova”. Está confirmada a sua participação no novo seriado do Miguel Falabella, para fazer uma personagem completamente diferente. Ela mesma.
 
Estaca zero
 
Ainda não há uma decisão no SBT sobre a transmissão da Copa do Mundo no ano que vem. A Globo tem esta cota à disposição, mas ainda não existe qualquer definição sobre ela. Para todos os efeitos, Carlos Gomes, ex-esporte da Band, foi visto na Anhanguera na tarde de terça-feira.
 
Altos e baixos – 1
 
As emissoras de TV brasileiras observaram uma forte queda na venda de novelas e séries para o exterior. É fato. Até por conta disso, em muitos casos, essas feiras internacionais servem apenas para turismo. Tem executivo que não perde uma.
 
Altos e baixos – 2
 
Mas, se por um lado, o produto pronto, finalizado, não tem mais a mesma força lá fora e continua perdendo espaço, por outro, segundo esses profissionais, tem aumentado o interesse pelos nossos roteiros. Sai mais em conta.
 
Penteado diferente
 

  • Divulgação

    Fernando Torquatto transforma Luiza Valdetaro na modelo Twiggy, ícone dos anos 60

No programa “Superbonita”, do GNT, que vai ao ar no dia 28, às 21h30, Fernando Torquatto transforma Luiza Valdetaro na modelo Twiggy, ícone dos anos 60. Luiza vem de uma participação muito boa na novela “Gabriela”.
 
Acelerada
 
Maria Adelaide Amaral, titular de “Sangue Bom”, próxima novela das sete da Globo, está bem adiantada no texto. Só para se ter uma ideia, ela já entregou mais de 20 capítulos para o elenco.
 
Perfil
 
A substituta de “Guerra dos Sexos”, na Globo, vai fazer uma aposta muito forte na personagem de Sophie Charlotte. O seu papel é o de uma garota carismática, cheia de atitudes e que dita regras de moda. Na novela do Aguinaldo, que mal pergunte, ela não fazia algo parecido?
 

  • Divulgação

    Ronnie Von entrevista Nando Reis

Programa do Ronnie
 
Hoje, quinta, Ronnie Von traz no “Todo Seu”, da Gazeta, uma entrevista com Nando Reis, realizada na casa do cantor em São Paulo. Durante a conversa, ele revela detalhes sobre sua trajetória na banda Titãs, da parceria com Samuel Rosa e Marisa Monte, e se emociona ao relembrar a morte da amiga Cássia Eller.
 
Desligamento
 
A coluna já havia batido nessa tecla, de que a Record, por não possuir eventos como vôlei, atletismo, basquete..., teria dificuldades para segurar o time de comentaristas após os jogos olímpicos de Londres. Como prova disso, Robson Caetano não teve o seu contrato renovado.
 
Bate – Rebate
 
•       A Record suspendeu a compra de produtos de maquiagem. O pessoal da área está trazendo de casa.
•       A gaúcha Gabriela Markus, “Miss Brasil 2012” e quinta colocada no “Miss Universo”, vai integrar a equipe da Bandeirantes na cobertura do carnaval em Salvador.
•       Na terça-feira, representantes das sete principais emissoras da Rede Record estiveram em São Paulo.
•       E todos participaram de reuniões sobre a definição da grade em 2013.
•       Ontem, pela manhã, no “Balanço Geral – SP”, da Record, Giuliano Marcos voltou a cutucar o SBT por causa dos jornais gravados.
•       Várias vezes repetiu coisas como "aqui é tudo ao vivo. O que o senhor e a senhora aí em casa vão querer com notícia velha?”.
•       “... Aqui não tem jornal gravado. O que aconteceu à noite e de madrugada você vê primeiro aqui".
•       E ele não está errado. Só no SBT existe jornal gravado e reprisado três vezes seguidas todos os dias.
•       Em compensação, no SBT existe uma grande revolta com a cópia de alguns dos seus formatos pelos programas da Record.
•       Já existe até um levantamento em cima disso para ser levado ao conhecimento público muito em breve.
•       Esse negócio de copiar, e depois falar que é dele, não está restrito a isso.
•       Aqui, com esta santa e pobre coluna, depois de mudarem uma coisinha ou outra, também acontece. Quase todo dia.
 
C´est fini
 
"Avenida Brasil" estreia no catálogo de vendas da Globo. Uma das principais mudanças, e que serão expostas na 50ª edição da NATPE, em Miami, o personagem Tufão, do Murilo Benício, passa a se chamar Tifon. A feira será realizada entre os dias 28 e 30 de janeiro, que, traduzindo, segunda a quarta da semana que vem.
 
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!


*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos