Globo poderá diminuir a duração das suas novelas

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL
  • TV Globo/Divulgação

    2013 - Sereia fica impressionada ao saber que Paulinho trabalha no ramo musical e o convida para assisti-la cantando em um barzinho da cidade

    2013 - Sereia fica impressionada ao saber que Paulinho trabalha no ramo musical e o convida para assisti-la cantando em um barzinho da cidade

A forte repercussão alcançada pela microssérie “O Canto da Sereia”, protagonizada por Isis Valverde, apenas reforçou a tese ou a tendência de que as novelas, num futuro próximo e para o próprio bem de todos, serão mais curtas e terão uma narrativa mais ágil.

Dentro da Globo essa é uma ideia que já há algum tempo existe ou passou a existir mais precisamente a partir das exibições de “O Astro” e “Gabriela”, as duas com sucesso, na faixa das 11 da noite.

Isto, vale recordar, até aqui foi evitado, porque sempre se usou como justificativa o fato de haver um menor impacto no custo de produção ao longo de cento e tantos capítulos. Durante determinado tempo as séries de curta duração foram evitadas por causa disso. Dizia-se, inclusive, que custavam tanto quanto as novelas, sem oferecer as mesmas margens de lucro.

Como se observa, de uns anos para cá, a direção da Globo passou a pensar e agir de maneira diferente. A experiência, que já se realiza às 11 da noite, poderá gradativamente se estender a outras faixas de horário.

  • Divulgação

    A atriz Bianca Rinaldi nos bastidores de gravação do especial "O Madeireiro"

Lombardi – 1

A novela do Carlos Lombardi começa a ganhar contornos definitivos na Record.

Na última semana, numa reunião do autor com o diretor Alexandre Avancini, foi definida a escalação de Bianca Rinaldi para protagonista. Fará uma promotora de justiça, Patrícia, que se vê no meio de uma guerra entre gangues rivais. Isso é uma coisa.

Lombardi – 2

Outra coisa é que, para a mesma novela, também foram definidas as participações de Fernando Pavão, Carla - ex-Regina - Cabral, Jussara Freire e Mel Lisboa.

Como não se sabe quando será a estreia, também não existe nada previsto sobre o início das gravações.

Aviso à praça

Já a partir desta semana, por culpa do futebol, a Bandeirantes será obrigada a mexer no dia de exibição da série “The Walking Dead”. Em vez das quartas-feiras, como aconteceu até agora, será nas noites de terça, no mesmo horário, 22h30.

Mercado

O executivo Cláudio Martins não é mais funcionário da Tec Net, empresa de Amilcare Dallevo, dono da Rede TV!. Você pode perguntar, mas quem é Cláudio Martins? É filho do ex-ministro da Comunicação Social, Franklin Martins. Entendeu?

Para diminuir as despesas, a Rede TV! dispensou todas as secretárias dos seus diretores. Sobraram duas ou três, mas até aí é um direito da empresa.

O problema é que todas as demitidas se queixam que não receberam nada até agora, nem a segunda parcela do 13º. Consultada, a Rede TV! informa que “todas as verbas rescisórias estão sendo pagas no prazo legal”.

Solução caseira

A apresentadora Rita Batista, confirmada na cobertura do carnaval da Band, em Salvador, está cotada para integrar o time de “A Liga”.

O programa, como se sabe, vai passar por uma completa reformulação em sua equipe nesta nova temporada.

Acelerada

Em relação às desconfianças de alguns, colocando em dúvida a participação de Ângela Leal em “Dona Xepa”, por causa de um problema na perna, parece que carregaram na tinta.

Está tudo muito bem com ela, inclusive bastante motivada para o papel. “Xepa”, prevista para estrear dia 9 de abril, vai reunir 31 atores e será ambientada em São Paulo.

Piloto

  • A dupla Patati Patata

O SBT gravou piloto de um novo programa com o “Patati Patatá”, inclusive com auditório e bem diferente daquilo que já existe.

Se vai rolar, aí já é outra história. Passa a depender do dono Silvio Santos assistir e gostar.

Participação especial

  • Divulgação

    A atriz Anna Sophia Folch

Anna Sophia Folch foi chamada pela Globo para uma participação especial em “Lado a Lado”. Heloisa, uma jovem viúva, é a personagem, amiga de Margarida, Bia Seidl.

Recém-chegada de Paris, ela vai se envolver com Edgar, Thiago Fragoso, filho de Margarida, para desespero de Laura, Marjorie Estiano.

Falha imperdoável

Tem gente minhocando na Globo. De acordo com as informações, quem não assistiu à série “O Canto da Sereia” na TV e recorre ao site do Globo.com para ver os quatro episódios se depara com uma página anexa, que revela sem dó nem piedade, de cara, a identidade do assassino da história.

Tem graça isso?

Novo ano

Fortalecido na grade da Band, o “Claquete”, do Otávio Mesquita, promete algumas surpresas interessantes nesta nova temporada.

Além de reforçar a sua equipe com a entrada de mais dois repórteres e - provavelmente - uma correspondente em Miami, o programa pretende intensificar as reportagens internacionais. Começa pela Alemanha e Espanha em abril.

Bate – Rebate

  • A maioria das produções do SBT, depois das férias, volta a trabalhar no dia de hoje.
  • SBT que ainda vive a expectativa de mudanças no seu departamento comercial.
  •  Informalmente, alguns contatos com profissionais do mercado já existiram.
  • Giuliana Morrone já está em Brasília, entrando praticamente todos os dias no “Jornal Nacional”.
  • Só que a Globo ainda não definiu quem irá substituí-la como correspondente nos Estados Unidos.
  • Não existem dúvidas sobre o “Sai de Baixo especial” no Viva. O programa vai sair.
  • Autorizada pela Rede TV!, Gabriela Pasqualin participa do “Todo seu”, da Gazeta, nesta terça-feira.
  • Letícia Wiermann grava em Florianópolis para o Rota Mix, da Mix TV.
  • Ricardo Boechat volta hoje, segunda, à bancada do “Jornal da Band”. Estava de férias.
  • No embalo do carnaval, o Viva irá reapresentar programas do “Estação Globo”, com Ivete Sangalo. O primeiro deles irá ao ar no dia 2.

C´est fini

Sem Rafinha Bastos, hoje o mais novo “inimigo de infância” da direção da Rede TV!, o elenco do “Saturday Night Live” retomou as gravações do programa na semana passada.

O material faz parte da segunda temporada do “SNL”, que estreia em março.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*com colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos