"Salve Jorge" deveria usar o idioma turco e legendas em algumas cenas

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL
  • Divulgação/TV Globo

    Adriano Garib é Russo em "Salve Jorge"

    Adriano Garib é Russo em "Salve Jorge"

Pedi pra Glória Perez uma explicação sobre esse problema da língua em “Salve Jorge”, mas ela, por algum motivo, não respondeu. Talvez falta de tempo.

Se existe algo que nós, pobres mortais, e o pessoal de outros planos não entendemos, é a questão do idioma. Em novela, aprendemos a aceitar - ao longo dos tempos - que a língua é universal e todos, de alguma maneira, acabam dando um jeito.

Só que fica, no mínimo, esquisito, por exemplo, ver a Cleo Pires, num táxi qualquer da Turquia, pedir uma viagem ao aeroporto e o motorista entender melhor que os nossos por aqui.

Ou o bandido do ator Adriano Garib, o Russo, entrar numa delegacia de Istambul e dialogar com os policiais de plantão no bom e velho português. Estes, entre outros inúmeros casos.

É perfeitamente aceitável que em determinados núcleos, se desconsidere tal exigência, mas em algumas situações – como sempre acontece no cinema – se recorrer ao idioma local e fazer uso da velha e conhecida legenda ficaria muito melhor.

Entendo, como muitos, que seria mais interessante assim. A autora, no entanto, deve ter lá as suas razões, que nós – pelo menos até agora – não sabemos quais são.
 
Homens trabalhando
 
Aproveitando as férias das suas produções, o SBT está reformando praticamente todos os seus estúdios. Uma geral na grande maioria deles. Apenas o 7 e o 8, usados pela teledramaturgia, atualmente no caso de “Carrossel”, ficaram de fora.
 
Especulação no mercado
 
Nos últimos dias surgiram informações de que uma igreja evangélica havia feito uma proposta irrecusável à Rede TV! para compra da faixa horária diária das 12h00 às 18h00.
Importante considerar que, de segunda a sexta, por ali, já se encontram duas igrejas – Universal e da Graça, o programa da Sonia Abrão e desenhos. Parte da direção da emissora encerra suas férias nesta segunda-feira.
 
Está apostando
 
A direção da Record optou pela antecipação da estreia e exibição semanal de “José do Egito” às quartas-feiras, porque está apostando no fracasso da Globo com a transmissão dos campeonatos regionais. Não foi bem isso o que aconteceu em 2012. Os índices alcançados nos regionais foram até superiores ao do próprio Brasileirão.
 
Silêncio em cima

  • Divulgação

    Marcelo Adnet

Ninguém, na Globo, fala coisa nenhuma do Marcelo Adnet. Absolutamente nada é anunciado ou adiantado. O plano, dizem, é a montagem de um novo programa humorístico para as tardes de domingo. O projeto, que estaria em fase de execução, ainda passaria a depender de uma série de aprovações.
 
Roda de samba
 
“Rodas de Samba”, com Chico Pinheiro, em quatro edições, começa hoje no “SPTV”, da hora do almoço. Um trabalho em cima das escolas do grupo especial de São Paulo, antecipando o que será apresentado no Anhembi. A estreia será com Acadêmicos do Tatuapé, Nenê da Vila Matilde, Águia de Ouro e Império da Casa Verde.
 
Não parou
 
Existem dúvidas muito sérias em determinados papéis, que ainda impedem o fechamento definitivo do elenco de “Chiquititas” no SBT. Na semana que passou, o diretor Reynaldo Boury comandou novas baterias de testes com jovens atores.
 

  • Rafael Sorín/Divulgação/TV Globo

    Jan.2013 - Daniel é atração do "TV Xuxa"

Programa da Xuxa
 
Daniel será uma das atrações do “TV Xuxa”, neste sábado, na Globo. Ele vai falar um pouco da sua vida e carreira além de cantar músicas como “Desejo de amar” e “Adoro amar você”.
 
Sempre é tempo
 

Por qualquer motivo os dias se passaram e esta coluna ficou em dívida com o repórter esportivo da Globo, Tino Marcos. As matérias feitas por ele com Cristiano Ronaldo e Messi, antes de ser um trabalho para a televisão, se transformaram em aulas de jornalismo. Perfeitas, do começo ao fim.
 
Sorteio do carro

 
Tem certas coisas que só acontecem no SBT. No fim do ano, resolveram sortear um carro, Ford Ka, entre os seus funcionários. E não é que caiu justamente para um que não era. O sorteado, em questão, foi um prestador de serviço. Mas ainda assim, ele receberá o prêmio, que já há alguns dias está no pátio da emissora à espera do emplacamento.
 
Caso interessante
 
A ficha de trabalhos e dos bons serviços prestados em novelas pela Totia Meirelles vem de muito tempo e é bem extensa. Mas, nunca como agora, ela foi tão solicitada e destacada. E, o que chama mais atenção, vivendo uma personagem, em “Salve Jorge”, com zero de simpatia.
 
Noves fora
 
Alguém resolveu colocar na ponta do lápis a quantidade de dias que o Jô Soares trabalha na Globo, contabilizando os seus períodos de férias e as gravações de segunda a quarta.
Dá em média 64 dias por ano. É, pra qualquer um, o emprego dos sonhos.
 
Jornalismo
 
Joseval Peixoto vai sair de férias, no "SBT Brasil", dia 23 agora. Já está definido que César Filho ocupará o seu lugar, formando dupla com Rachel Sheherazade. O “Jornal da Manhã”, normalmente comandado pelo César, pelo mesmo período, será conduzido pela Neila Medeiros, de Brasília.
 
Se eu fosse você

 

  • Divulgação/Edu Moraes/Record

    A boxeadora Adriana Araújo é entrevistada pela jornalista Adriana Araújo no "Esporte Fantástico"

A boxeadora Adriana Araújo, medalha de bronze em Londres, será uma das atrações do “Esporte Fantástico”, da Record, neste sábado, em matéria da jornalista Adriana Araújo.
Numa troca de funções, a lutadora Adriana se arrisca como apresentadora e a outra sobe no ringue para aprender alguns golpes.   
 
Bate – Rebate
 
•       Marcelo Rubens Paiva e Lázaro Ramos serão algumas atrações do “Altas Horas”, neste sábado, na Globo.
•       Todos, no SBT, estão evitando falar ou marcar data para a inauguração do novo estúdio do jornalismo.
•       Está tudo na dependência de equipamentos que ainda devem chegar de fora.
•       Uma empresa em São Paulo, denominada como Escola Pereirão, promete ensinar ao público feminino serviços básicos, geralmente feitos pro homens.
•       A propaganda é inspirada na personagem Griselda (Lília Cabral), de "Fina Estampa", do Aguinaldo Silva.
•       O primeiro "Camarote FC", do Premiere FC, do ano terá o novo presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, como convidado.
•       A gravação vai acontecer na próxima terça, dia 15, mas o programa só irá ao ar na sexta que vem, 18, às 23h30.
•       Anote aí: o SBT não pretende contratar ninguém de fora para engrossar o bloco de diretores nas suas novelas.
•       Além dos que lá se encontram, apenas o Ricardo Mantoanelli foi deslocado da linha de shows para a teledramaturgia. E parou por aí.
•       Ana Furtado, do “Vídeo Show”, está como convidada especial do espetáculo “Tudo por um pop star”, que estreia hoje no Shopping da Gávea, Rio.
 
C´est fini
 
Se o “CQC”, da Band, terá agora o reforço de Dani Calabresa, o pessoal do “Pânico” também pretende armar algumas surpresas para a volta do programa em fevereiro. Mas nada é anunciado por enquanto.
 
Quem está acompanhando o “BBB” já percebeu que o pessoal da antiga está ali para, prioritariamente, botar fogo no circo. Qualquer coisinha, eles já chamam pra briga.
 
Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!
 
 
*Colaboração de José Carlos Nery

 

 

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos