Público será beneficiado na disputa dos canais pagos

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL

A parceria Globosat e Fox Sports para troca de conteúdo, algo até outro dia considerado inimaginável, mesmo sem ainda apresentar contornos definitivos -  mas considerando apenas os seus desdobramentos, nos dá a quase certeza que todos saíram ganhando. E por aí se entenda, uma emissora, a outra emissora e o próprio público.

Primeiro porque é um modelo de negócio que favorece os vários interesses em jogo.

Para o Sportv, a ausência da “Libertadores”, em 2012, comprovadamente provocou estragos, tanto na sua audiência, como na parte comercial. Deixar escapar pelos dedos, sem ao menos tentar uma saída, foi um grande erro, ainda mais num ano em que um time popular como Corinthians chegou ao título. Agora de volta, o “canal campeão” promete desde já uma grande cobertura, diferenciada, capaz de ofuscar qualquer concorrência.

No Fox Sports, como sinal de respeito, verifica-se o mesmo desejo de desenvolver um trabalho diferente, em condições até de neutralizar o poder de fogo da nova “parceira”. E por “trabalho diferente” se entenda também novos e necessários investimentos, algo imprescindível para quem, além do que já possui, irá cobrir Copa do Brasil e o Brasileirão.
As peças estão em campo, aguardando apenas o momento da bola começar a rolar. Em meio a tudo, o assinante pode tirar a melhor vantagem.

  • Reprodução

    O apresentador Raul Gil

Assim não

“Jovens Atores Kids” é o novo quadro do Raul Gil no SBT, com o desejo de revelar alguém para a área de novelas ou, talvez até para o elenco de “Chiquititas”. Isto só não é assegurado, porque alguém da teledramaturgia, entendendo como oportunismo barato, torceu o nariz e deu o contra. Por enquanto, o que vale é apenas o prêmio em dinheiro.

Democrático

A Bandeirantes abriu inscrições para os concursos estaduais de miss. Mas, agora, com a novidade de quem quiser participar, entrar no site missbrasiloficial.com.br e se inscrever. Ou se seja, pela primeira vez todas as interessadas terão oportunidade de tentar uma vaga nos estaduais. Outros truques, que sempre existiram, agora não valem mais.

Gato no telhado

O SBT está em vias de realizar mudanças bastante profundas – de novo - na sua área comercial. Já existe até um movimento forte no mercado. Por trás de tudo, segundo fontes bem precisas, estão o primeiro sobrinho Guilherme Stoliar e o próprio Silvio Santos, mesmo em férias fora do país. Os resultados da emissora levam a isso. Na verdade existiram promessas de “que o cavalo ia voar. E ele não voou”.

Palco

O SBT confirmou a presença de Tammy Di Calafiori, ex-Fox, numa sequência de testes para “Chiquititas”, mas a coisa não avançou. A atriz escolheu se dedicar apenas ao teatro neste primeiro semestre, especialmente à peça “Minha primeira Vez”, em cartaz de quinta a domingo no Teatro Folha, em São Paulo.

Experiência

Responsável pela próxima das 9, substituta de “Salve Jorge” na Globo, Walcyr Carrasco vai participar do workshop “Da Dramaturgia a Interpretação”. O evento vai acontecer no Espaço Qualidade Brasil, Rio, nos dias 26 e 27 deste mês.

Começar de novo

  • Divulgação

    Luciana Gimenez

A partir do dia 23, Luciana Gimenez volta a gravar seus programas – “Superpop” e “By Night” – na Rede TV!. Como se observa, apesar da paquera das concorrentes Band e Record, a apresentadora não deve mudar de canal nesta temporada. Ou será que ainda pode?
 

  • AgNews/Felipe Panfili/Francisco Silva

    O ator Rodrigo Santoro

Missão impossível?

Rodrigo Santoro ficou de conversar com o diretor Ricardo Waddington no fim deste mês. E só depois disso decidir sobre o convite para uma participação especial em “O Pequeno Buda”, substituta de “Flor do Caribe”. A Globo sabe que no caso dele, Santoro, existe o complicador, que são os dólares do cinema norte-americano. Complicado.

Pit Bitoca

Ex-companheiro de Tom Cavalcante nos programas de humor, Heitor Martins, o Pit Bitoca, será uma das atrações de “Grudados & Soltinhos”, de Emílio Boechat, série que será negociada com emissoras pagas. O seu personagem é o "Cintura", melhor amigo de Juliano, papel de Leonardo Vieira.

Bateria

Entre os dias 14 e 16, o diretor Alexandre Avancini vai acompanhar uma bateria de testes no RecNov, visando a escolha de atores para a novela do Carlos Lombardi. Os primeiros capítulos escritos causaram a melhor das impressões na Record. Quem viu, garante que o Lombardi está em boa forma.

Bate – Rebate

•       Ricardo Linhares entregou os cinco primeiros capítulos de “Saramandaia” para início de produção.
•       Joana Machado, ganhadora da “Fazenda”, tem presença confirmada na nova temporada do “Legendários”, na Record.
•       Juju Salimeni, idem, da mesma forma.
•       “Dona Xepa”, substituta de “Balacobaco”, está com seu elenco fechado.
•       Mas as gravações só devem começar em fevereiro.
•       Quanto à escolha de Ângela Leal para viver “Xepa”, pesou a favor, segundo avaliação interna, o fato de ela possuir enorme carisma com o “grande público”.
•       A exemplo do “CQC” com a Dani Calabresa, o “Pânico” também poderá apresentar uma novidade, na volta do programa ao vivo.
•       Como sempre, a direção do programa vai tentar esconder até a última hora.
•       Enquanto não começam os trabalhos de “Saramandaia”, Titina Medeiros se dedica ao teatro em Natal.
•       Vamos acertar: o Neto não participou do “Jogo Aberto”, da Band, comandado pela Paloma Tocci, na terça-feira.
•       Foi o Ronaldo Giovanelli. A informação audiência, muito boa, estava correta.

C´est fini

A Globo não expandiu o número de escritórios em outros países, mas promoveu investimentos em tecnologia suficientes para dar um basta naquele teimoso delay.  Hoje já não se percebe o atraso no áudio numa conversa, por exemplo, entre jornalistas daqui e os correspondentes de fora. Antes, numa operação "normal", chegava a até oito segundos.
 
Por último, o SporTV transmite hoje, 6 da tarde, a estreia do atacante Lucas no PSG, em jogo do campeonato francês contra o Ajaccio.Narração de Jader Rocha e reportagem de Marcelo Barreto.
 
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos