Chiquititas

Globo Esporte nadou de braçada na temporada 2012

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL
  • Reprodução

    Tiago Leifert e Caio Ribeiro comentam episódio do "amigo internauta" botafoguense durante o Globo Esporte desta quinta-feira (23/08/2012)

    Tiago Leifert e Caio Ribeiro comentam episódio do "amigo internauta" botafoguense durante o Globo Esporte desta quinta-feira (23/08/2012)

Comandado por Tiago Leifert, o "Globo Esporte – São Paulo" apresentou uma de suas melhores performances na temporada que passou. Um ano atípico inclusive, uma vez que o principal evento do calendário esportivo, a Olimpíada de Londres, esteve nas mãos de outro veículo, a Record.

Ainda assim, de um total de 308 programas, o "GE" perdeu apenas uma vez – durante a final entre Brasil e México, algo considerado previsível, e empatou outra, quando a Record, com direito a link nas proximidades do Projac, explorou o caso de suposto estupro no "BBB".

Ou seja, foram 306 edições em primeiro lugar. Um passeio.

Entretanto, constatou-se, sim, uma queda na média de audiência do programa, fenômeno que também atingiu as concorrentes Record, SBT e Bandeirantes, na mesma faixa. Na verdade, o número de ligados caiu.

Acredita-se que essa audiência acabou migrando para a televisão paga, que, indiscutivelmente, possui várias opções de entretenimento, e que continua roubando importantes pontos das emissoras convencionais.

Dentro desse novo cenário, com o avanço dos canais por assinatura, é evidente que as redes abertas não irão mais atingir grandes índices na faixa da tarde e também nas demais.

Elas terão, no entanto, que apresentar melhores alternativas ao telespectador, na tentativa de minimizar estragos. Será preciso trabalhar sempre mais. Não existe outro caminho.

Humilde

O diretor Ricardo Mantoanelli, ex-"Astros", agora integrado ao departamento de novelas do SBT, já está ambientado no novo setor.

Em seu primeiro contato com o pessoal, na maior humildade, declarou que chega para aprender.

Mantoanelli fará parte da equipe de "Chiquititas".

Troca-troca

Ainda em função dessa ida de Mantoanelli para a teledramaturgia, ficou decidido também que os jurados Arnaldo Saccomani, Cyz, Thomaz Roth e Carlos Miranda passarão a trabalhar com um outro diretor na emissora.

O escolhido é Denis Salles.

Encontro

No próximo dia 20, inclusive, deverá acontecer a primeira reunião no SBT, com Salles e os jurados, para começar a discutir um novo projeto de programa.
A ideia é apostar em um dos formatos adquirido nas feiras internacionais.

De qualquer forma, não se descarta a possibilidade de continuar com o "Astros" mesmo, mas reformulado.

Outra praia

Apesar de ter aparecido uma conversa de Globo, Carlos Geraldo, ex-diretor da Record no Rio de Janeiro, vai mesmo se dedicar à política.

Ele já está montando a sua base de apoio em Pernambuco.

Reformulação

A apresentadora Eliana retoma sua rotina de gravações no SBT a partir do próximo dia 22.

E já com uma boa expectativa em torno dos novos quadros do seu programa.

Dramas

A diretora Patrícia Faloppa, da área de dramaturgia da Record, finalizou os trabalhos de um curta-metragem, nos Estados Unidos, com o nome de "Encontros", que será lançado por aqui nos próximos meses.

O trabalho fala sobre encontros amorosos, que no momento certo pode mudar o rumo de uma vida.

Madison Square Park e Broadway foram algumas das locações. No elenco: Daniel Erthal, Natália de Campos, Mônica Hunken e Erik McKay, entre outros.

  • UOL

    Carolina Portaluppi, filha do jogador Renato Gaúcho, que foi demitida do "Pânico na Band"

Desligada

A decisão de não contar mais com Carolina Portaluppi, filha do Renato Gaúcho, no "Pânico na Band", partiu da direção do programa.

 

Tudo motivado, segundo informações da equipe, por um pedido muito alto de aumento de cachê para que a jovem continuasse a fazer matérias.

Não houve acordo entre as partes.

Outro lado

Essa informação do "Pânico", portanto, não bate com a versão apresentada por Carol Portaluppi.

Como motivo para sua saída, ela declarou que o programa não combina com sua fase atual, voltada para o jornalismo.

Também, numa dessas, pode ser as duas coisas. Ninguém, com toda certeza, vai brigar por causa disso.

Mistura

A novela "Saramandaia", que a Globo irá exibir na faixa das 11 da noite, não irá investir apenas em nomes conhecidos, como Fernanda Montenegro, Tarcísio Meira, Lilia Cabral, Vera Holtz, Gabriel Braga Nunes e Ilva Niño, entre outros.

O autor Ricardo Linhares e a diretora Denise Saraceni também pretendem apostar em alguns lançamentos, escolhidos através de testes.

Pacote

Ainda em relação a "Saramandaia", o pessoal de produção, no Projac, vai receber nesta semana os primeiros capítulos da novela.

Os roteiristas, liderados por Ricardo Linhares, estão bem adiantados no texto.

  • Divulgação/Record

    4.jan.2013 - Ângelo Paes Leme e Larissa Maciel em cena da série "José: de Escravo a Governador"

Devoradora

Em cena da minissérie "José do Egito", o protagonista, vivido por Ângelo Paes Leme resiste como pode aos encantos de Sati, Larissa Maciel.

Ela é conhecida como "devoradora de homens", e trai seu marido Potifar (Taumaturgo Ferreira), constantemente. Trata-se do primeiro trabalho de Larissa na Record, após passagem pela Globo. Estreia dia 30.

Bate-Rebate

  • Amanhã às 22h30, na Band, começa a segunda edição do "Mulheres Ricas".
  • A Record não pretende promover mudanças no júri do "Ídolos Kids", que volta ao ar em março.
  • João Gordo, Afonso Nigro e Kelly Key, portanto, seguirão no programa.
  • O "Planeta Extremo", que a Globo vai mostrar este ano, está com seus trabalhos bem adiantados.
  • Pessoal da Globo está bastante confiante nas negociações com Marcelo Adnet.
  • Segundo executivos do canal, ele, Adnet, vai encontrar lá toda a visibilidade que procura.
  • Cantora e jurada de programas no SBT, Cynthia Zamorano se daria muito bem comandando um programa de culinária – na opinião dos mais próximos.
  • Dizem que ela é artista também na cozinha.
  • Em versão para TV, "Gonzaga – de Pai pra Filho", dirigido por Breno Silveira, estreia dia 15 na Globo. Apresentação em quatro capítulos.
  • Walcyr Carrasco, que escreve a substituta de "Salve Jorge", terá mais uma reunião com a direção de Entretenimento da Globo, na terça-feira.
  • Carrasco deverá dar mais espaço para personagens da periferia, nessa nova novela.
  • Fernando Pavão, Marcos Pitombo e Sonia Lima também irão integrar o elenco da novela de estreia de Carlos Lombardi na Record.

C"est fini

O programa "Quem convence ganha mais", com apresentação de Christina Rocha, poderá aposentar o "Casos de Família" no SBT.

Tudo vai depender, segundo informações de bastidor, do seu desempenho de audiência.

Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos