Um feliz ano novo também para as emissoras de TV

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL

O exercício de futurologia nunca esteve entre as especialidades da casa, mas num 1º do ano sempre é interessante abordar as chances do que poderá vir a ocorrer entre as principais redes - ou o que todos esperamos de cada uma ao longo dos 12 próximos meses.

Considerando o panorama atual, a líder Globo passa a partir de hoje ter Carlos Henrique Schroder como novo diretor-geral, substituindo Octávio Florisbal. Além de colocar em prática um plano de trabalho próprio, será importante para ele manter os excelentes resultados conquistados pelo seu antecessor. Mesmo com um 1º lugar sossegado, é certo que alguns pequenos ajustes serão necessários em setores da sua programação.

O SBT, de volta à vice-liderança, ainda terá “Carrossel”, mas passará a aguardar que “Chiquititas” pelo menos mantenha os resultados da novela atual. Quanto ao mais da sua grade, há algum tempo se faz necessária uma quase completa remodelação. O tempo passou e a sua direção não percebeu.

A Record, quanto a este aspecto, parece melhor armada. Já tem a nova programação planificada, que também irá depender de algo básico na televisão atual, que é a fixação de horários.

Para a Bandeirantes, repetir 2012 já será um feito importante, ao contrário da Rede TV! que espera um ano completamente diferente do anterior. A sua recuperação, que passa pelo que realmente pensam os seus dois donos, é um desejo de todos.

Claro que não

Já existe um Silvio Santos no Face. Mas é evidente que não se trata do original. Pior é que esse “SS” possui mais de mil desavisados amigos.
Fausto Silva até bem pouco tempo também tinha vários. Agora não tem mais.

A propósito
A Xuxa, quando foi vítima da mesma coisa, se entendeu com a direção do Facebook e criou um endereço próprio, que ela passou a atualizar com certa regularidade. Não deixou mais ninguém falando por ela.

William Bonner, ao contrário, fez o mesmo que Fausto Silva. Pediu que tirassem tudo.


Trio mantido
O “Programa da Tarde” vai voltar no dia 14, com algumas mudanças planejadas pelo diretor Vildomar Batista.

A permanência dos três apresentadores – Ana Hickmann, Ticiane Pinheiro e Britto Junior - se inclui entre o que já está certo. E só eles, por enquanto.

Por outro lado...
A anunciada presença de Carla Cecato, outra excelente apresentadora, mesmo decidida em reunião, não irá mais acontecer. Ao que parece, a direção da Record tem outros planos para ela, cujo contrato com a casa vai até o ano que vem.

Lua de mel
Casados em novembro, mesmo depois de seis anos de união, Paola e Márvio Lúcio, o Carioca, apenas agora com as férias do “Pânico” puderam viajar para merecida lua de mel.

Carioca, cada vez mais, vai se firmando como um dos humoristas brasileiros mais importantes da atualidade.

Na boa

  • Reprodução

    Boris Casoy imita Carioca imitando Boris Casoy no Jornal da Band

Aliás, nem sei explicar a razão, mas a brincadeira do Carioca com o Boris Casoy, no último “Pânico” ao vivo, passou batida por aqui. Não deveria. Foi uma injustiça com os dois.

O Boris, mais uma vez, ao contrário de outras figuras do meio – do Jô, por exemplo, entrou na brincadeira do programa com a maior naturalidade. Ponto pra ele.

Reverso
O que se estranha nessa posição do Jô e que passa para a maioria como tremenda antipatia, é que ele sempre foi um grande comediante.

Antes que todos e ao contrário de outros, ele que já brincou e continua brincando com muita gente, deveria aceitar este tipo de coisa com a maior naturalidade. Ou, pelo menos, com um pouco mais de educação.

Vai crescer

  • Divulgação/Globo

    Giovanna Antonelli (à dir.) e Nanda Costa em cena de "Salve Jorge"

Glória Perez, jogando bem com os personagens de “Salve Jorge”, dá toda pinta que deve crescer ainda mais o trabalho da personagem da Giovanna Antonelli, Helô, nos próximos capítulos da novela das nove.

Principalmente agora que ela passa a desconfiar do comportamento da Morena (Nanda Costa).


Tá garantido
A Globo, entre as suas várias certezas para 2013, já tem garantida a exibição do “The Voice Brasil”, em sua segunda temporada.

Se apenas repetir o que aconteceu na primeira já estará de bom tamanho. O que se espera, no entanto, é que o programa encontre um lugar fixo na grade. Pular de um horário pra outro, como aconteceu, nunca foi coisa da Globo. E não é bom pra ninguém.

Cadeira cativa
O novo estádio do Corinthians, ainda sem nome definitivo, já está sendo procurado pelas emissoras de televisão.

As principais tentam se entender com a direção do clube sobre os lugares que serão destinados a elas, para a instalação das suas cabines de transmissão.

Bate – Rebate
•       Lisandra Souto, mesmo considerando o que exige a personagem, peca pelo exagero na novela da Glória.
•       A longa inatividade está pesando um pouco.
•       Tiago Abravanel, pela simpatia, ganhou os companheiros de elenco e equipe de “Salve Jorge”.
•       É o mais novo “amigo de infância” de todos.
•       Jesus Luz, por sua vez, ainda não se adaptou ao ritmo das novelas.
•       Nos bastidores de “Guerra dos Sexos” deixa a impressão que caiu de paraquedas.
•       Por enquanto é o rei do “volta” nas gravações.
•       Depois de rápidos dias de descanso, Sabrina Sato iniciará ainda em janeiro os trabalhos no filme “Concurso Público”, com direção do Pedro Vasconcelos.
•       É impressionante como a televisão consegue esquecer alguns talentos.
•       A atriz Xuxa Lopes, por exemplo, há muito não é lembrada por ninguém.

C'est fini
Silvio Santos vai passar o resto das férias em Orlando, na sua casa de Celebration, fazendo por lá, o que não consegue por aqui. Frequentar shoppings e supermercados, por exemplo, estão entre as suas diversões preferidas.

Outra coisa é o seu contato permanente com o SBT. Como costuma acordar cedo, mesmo com o fuso horário, ele liga quase que diariamente, nas primeiras horas da manhã, para os seus diretores. Para conversar com ele ou simplesmente checar quem ainda não chegou.

Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

* Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos