TV paga tem boas perspectivas em 2013

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL
  • Divulgação/GNT

    O elenco de "Sessão de Terapia", da GNT, uma das novas séries produzidas para atender à exigência de exibição de conteúdo nacional nas TVs pagas

    O elenco de "Sessão de Terapia", da GNT, uma das novas séries produzidas para atender à exigência de exibição de conteúdo nacional nas TVs pagas

Tudo nos leva a certeza de um aquecimento no mercado da televisão em 2013, tanto no que diz respeito ao oferecimento de produtos para o público de casa, como para quem atua nos seus bastidores.

De acordo com a nova lei da TV paga, em vigor desde o início do segundo semestre deste ano, ficaram estabelecidos limites para exibição de conteúdo nacional. Em 2 de setembro eram 10 minutos diários, entre seis da manhã e meia-noite, não se incluindo transmissões jornalísticas ou esportivas. No dia 14 do mesmo mês passou para 20 minutos no mesmo período e, em setembro de 2013, a exigência será meia hora.

Não existem maiores informações de como está sendo feita a fiscalização, mas todas as emissoras fechadas já devem estar trabalhando com essas novas exigências.

Quem sabe isto também não sirva para, além de abrir novas oportunidades para o pessoal da área,colaborar no aspecto da criação. Hoje, em grande parte, as emissoras brasileiras estão se servindo do que vem de fora. O que se espera é a abertura de espaços para a criatividade do profissional brasileiro. Esse que é o grande negócio.

  • TV Globo/Divulgação

    Tony Ramos em cena de "Guerra dos Sexos"; o ator é cotado para a próxima novela de Manoel Carlos


Primeiro da fila

A novela do Manoel Carlos só será exibida na Globo em 2014, mas mesmo com todo esse chão pela frente, o autor já tem a sinopse aprovada e começou a mexer algumas peças para a montagem do seu elenco. Tony Ramos, por exemplo, é mais um nome reservado. Além de Lilia Cabral e Alinne Moraes.

Passou do ponto

A equipe do diretor Marcos Schechtman certamente já se tocou do exagero da Cleo Pires em certas cenas de “Salve Jorge”. A impressão que passa é que ela está se achando. Meio que desfilando. Mostrar que está bonita. É uma crítica de todos, desde o começo a novela, mas que até agora, pelo menos no ar, não foi corrigida.

Parou por aí

Os índices registrados pela série “Suburbia”, nesta sua última temporada, deixaram muito a desejar. Embora ainda não exista uma manifestação oficial da Globo, fala-se que existe a decisão que não haverá uma próxima. Parou por aí.

Pré-produção

Antes mesmo deste período de festas, uma equipe da TV Globo, liderada pelo diretor Fabrício Mamberti, percorreu várias regiões do Nordeste brasileiro, escolhendo as locações de “Saramandaia”. O plano de externas já foi elaborado para o início das gravações.

Montanhas geladas

Outra novela que está com todo seu planejamento de externas resolvido é “O Pequeno Buda”, das autoras Duca Rachid e Thelma Guedes. Boa parte delas, por sinal, será realizada em cidades chilenas, próximas a Cordilheira dos Andes.

  • Fernando Maia/UOL

    O ex-comentarista Falcão

Meio campo

Paulo Roberto Falcão não pretende alterar os seus planos de vida. O desejo do ex-craque, pelo menos por enquanto, é continuar como treinador de futebol. Informa-se, inclusive, que ele já estuda algumas propostas para assumir um clube no começo deste novo ano.

Gato do mal - 1

A bandidagem continua a solta. E cada vez mais atrevida. Agora os serviços para piratear os canais fechados são oferecidos abertamente pela Internet. Isso é crime. Será que não há interesse em acabar com isso?

Gato do mal – 2

Aliás, apenas como toque às autoridades responsáveis, os aparelhinhos em questão são vendidos livremente em algumas lojas de produtos eletrônicos. Os preços variam, na maioria das vezes, de acordo com a cara do freguês. Na rua Santa Ifigênia, por exemplo.

Ano novo

A Bandeirantes pretende otimizar o aproveitamento da Adriane Galisteu neste próximo ano. O caso está nas mãos de Diego Guebel, diretor artístico da emissora. Fala-se, inclusive, que a ideia é fazer alguma coisa nos moldes do antigo “É Show”, que ela apresentou na Record. Ou até voltar com o “Muito Mais”, numa nova temporada.

  • Reprodução/SBT

    O palhaço Bozo no programa "Bom Dia & Cia"

Elenco completo

O SBT tem planos de, logo em janeiro ou mais tardar fevereiro, colocar o Bozo com todos os outros personagens no ar. Papai Papudo, Vovó Mafalda e os demais. O problema é ainda encontrar um espaço adequado na grade de programação.

Bate – Rebate

•       Sandra Annenberg, depois de um período de descanso, irá retornar à bancada do "Jornal Hoje" para o plantão do Ano-Novo.
•       Este esquema de revezamento é comum em todas as redações de jornalismo.
•       As novidades no jornalismo e esporte da Band só serão anunciadas no fim de janeiro.
•       A ordem, por enquanto, é levar como está.
•       “Mulheres Ricas” estreia dia 7 na Band. Gravações encerradas.
•       Personagem da Letícia Spiller ganha importância em “Salve Jorge” a partir dos capítulos de agora.
•       A separação do marido, Caco Ciocler, é apenas o começo de tudo.
•       Américo Martins, diretor de jornalismo e esporte da Rede TV!, ainda não decidiu qual será o nome da nova mesa esportiva dos domingos.
•       Estuda algumas sugestões, mas não decidiu nada até agora.
•       O “Fantástico” também está no esquema de folga. Descanso para Tadeu Schmidt e Renata Ceribelli na noite de hoje.
•       Zeca Camargo e Ana Paula Araújo estarão no comando do programa.

C´est fini

Se alguém tiver com horas sobrando, por favor, me empresta alguma. Está complicado terminar tudo antes do Ano Novo chegar.

O elenco de “Loucos por Elas”, em nova temporada a partir de janeiro, receberá reforços importantes. Além disso, há o desejo de contar com participações especiais de peso em todos os seus episódios.

Então, é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

* Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos