Record se prepara melhor para o ano que vem

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL
  • Reprodução/SBT

    Palhaço Bozo, personagem resgatado pelo SBT para reforçar a disputa pelo segundo lugar em audiência

    Palhaço Bozo, personagem resgatado pelo SBT para reforçar a disputa pelo segundo lugar em audiência

A proximidade de trocar o calendário leva a todos a um balanço do que aconteceu e traçar perspectivas do que possivelmente nos espera no ano que vem.

Sem abrir muito o leque, mas fixando-se apenas na briga pela vice-liderança, é possível verificar que, apesar do bom momento de audiência do SBT, a Record está se preparando melhor para a disputa que ainda está por vir.

E não é complicado explicar. Enquanto uma emissora tem se valido apenas de produtos do seu passado, como “Bozo” e reprises ou mesmo a realização de novelas antigas, a outra tem buscado ajustar o seu setor de produção, nos mais diferentes setores. A teledramaturgia já tem em execução um novo plano de ação e o mesmo trabalho foi colocado em prática na linha de shows e jornalismo.

A saúde financeira das duas também será um outro ponto importante a ser levado em conta. Enquanto a Record está longe de ser atrapalhada por falta de dinheiro, o mesmo não se pode dizer do SBT nos tempos atuais.  

Hoje, em qualquer bolsa de apostas, esses são fatores que certamente devem ser levados em conta.

Vice-liderança
Hoje, no SBT, existem dois produtos, “Carrossel” e o “Programa do Ratinho”, fazendo a diferença no prime-time.

A novela está sempre na casa dos dois dígitos, enquanto o Ratinho tem se aproximado disso. Na Record, atualmente, em sua faixa noturna, não existe nada próximo disso. Nas demais faixa a briga é mais igual.

  • Divulgação/TV Globo

    Luis Felipe Scolari com o comentarista Cleber Machado no "Esporte Espetacular", um dos programas esportivos da Globo

Quadradinho - 1
Já de algum tempo, a imprensa esportiva tem se limitado a cobrir apenas entrevistas coletivas nos principais clubes, cobertas com rápidas imagens de um treinamento qualquer.

É sempre a mesma coisa. Nada de mais importante é dito ou acrescentado para o telespectador. Se faz necessário driblar as imposições existentes.

Quadradinho - 2
Também já se vão muitos anos, quando os repórteres, além de maior liberdade para trabalhar, buscavam surpreender o seu telespectador ou mesmo ouvinte com alguma coisa diferente.

Alguns deles, inclusive, faziam questão de chegar aos treinos antes mesmo dos atletas ou treinadores.

Quadradinho - 3
Hoje há uma visivel acomodação, que tem se acentuado a cada dia. Uma boa maioria, segundo o pessoal que mexe com isso, nem se preocupa em saber o que acontece dentro do campo.

Estão mais interessados em falar ao celular, usar computador, tomar café e comer bolachinha, enquanto a bola está rolando solta.

Está escalado
Fulvio Stefanini também está garantido no elenco da nova novela do Walcyr Carrasco”, substituta de “Salve Jorge”.

Tudo ficou acertado depois de conversas entre o ator e o autor, inicialmente, e com o diretor Mauro Mendonça Filho, no momento seguinte. Antes disso, em fevereiro, o Fulvio ainda terá uma renovação de contrato com a Globo.

Briga dura

  • Divulgação/Reprodução/UOL

    As participantes da próxima temporada de "Mulheres Ricas": Aeileen Varejão, Andréa Nóbrega, Cozete Gomes, Mariana Mesquita e Narcisa Tamborindeguy

A nova edição do “Mulheres Ricas”, na Band, vai estrear em janeiro na Band.

A equipe responsável por ele, embora tenha acompanhado toda a produção por quase três meses, não chegou até agora a nenhuma conclusão sobre quem é a mais perua das participantes. Está dando um rigoroso empate.

Precisa esperar
A direção de Entretenimento da Globo recebeu dos seus autores, ao longo dos ultimos meses, várias sugestões de séries para o ano que vem.

Já deve existir uma decisão sobre isso, mas a divulgação de tudo só será acontecerá no momento oportuno.

Start
Apenas nos primeiros dias de janeiro, a Globo deve dar início as gravações da – aprovada – série “A Teia”, de Bráulio Mantovani e Carolina Kotscho.

Rio, Cuiabá e Fortaleza foram algumas das cidades escolhidas para servir de locação. Direção de Rogério Gomes e Pedro Vasconcellos.

  • Felipe Varanda/Folhapress

    A autora de novelas Renata Dias Gomes, neta de Janete Clair e Dias Gomes

Não me diga
(by Rolando Lero)

A história foi contada pela própria “vítima”: a autora Renata Dias Gomes, dia desses, foi obrigada a interromper o seu almoço num restaurante do Rio, para atender o pedido de entrevista de uma repórter.

Lá pelas tantas, animada com a conversa, a moça resolveu perguntar: “onde o Dias Gomes mora agora?”. Com toda a certeza, a menina não foi avisada do seu falecimento em 1999.

Ontem e hoje
A Globo deveria evitar a exposição dos seus atores, com exibição simultânea de trabalhos realizados em épocas diferentes.

Por exemplo: até bem poucos dias se via Alinne Moraes em “Da cor do pecado”, no “Vale a pena ver de novo”, e ao mesmo tempo no seriado “Como aproveitar o fim do mundo”. Mesmo segurando bem nas duas fases, não deixou de ser a Alinne de hoje e a Alinne de 8 anos atrás.

Bate - Rebate

•       Vanessa Riche, apresentadora do SporTV, também está grávida de gêmeos.
•       Anelise de Oliveira, começou com o tempo, mas agora já está aparecendo com maior frequência na apresentação dos telejornais do SBT.
•       Por enquanto, cobrindo folgas e férias.
•       Rita Guedes também está na nova novela do Walther Negrão, a próxima das 6 na Globo.
•       Vai aparecer no papel de uma doceira, casada com o Ailton Graça.
•       Aliás, durante os próximos meses, Suzana Pires não será chamada para nenhum trabalho como atriz.
•       Em tempo íntegral, ela pretende se dedicar apenas à sua função de colaboradora desta nova novela do Negrão.
•       Márcio Garcia também é um dos alvos para o elenco de “O Pequeno Buda”, na Globo
•       A premiação do Emmy teve um peso bem importante na Globo.
•       O seriado “A Mulher Invisível”, por exemplo, hoje é um dos mais procurados por emissoras da América Latina.

C'est fini
Todas as emissoras, de uma foma geral, estão trabalhando em meia marcha neste período pós Natal e às vésperas do Ano Novo.

Só o jornalismo de todas continua operando normalmente ou algo muito próximo disso.

Américo Martins tem planos de ampliar as atividades do departamento esportivo da Rede TV! no próximo ano, possivelmente com o lançamento de um ou até dois programas diários.

Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

* Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos