SBT faz jornalismo chapa-branca

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL

Nada que um bom dinheiro não compre – deve ser assim, pelo menos, o que pensa ou provavelmente como age a atual direção do SBT, em relação aos seus espaços.

O natural, em qualquer emissora que se preze, é saber separar as coisas. Jornalismo é jornalismo, comercial é comercial.

Na noite de segunda-feira, em mais uma triste história deste programa, a equipe do “SBT Repórter” foi obrigada a se sujeitar aos interesses “mais elevados” da emissora e colocar no ar um programa destinado a exaltar e louvar os trabalhos da Petrobras. Não houve nenhuma tentativa de disfarçar. Pior é que não foi a primeira vez e provavelmente não será a última. Uma coisa bem dos tempos da ditadura ou do pouco mais recente “toma lá dá cá”.

Resta saber qual a posição ou reação das afiliadas do SBT, que também se viram obrigadas a engolir mais essa “chapa-branca” e, provavelmente, sem receber nada por ela.

Dupla de frente

A Band transmite o concurso Miss Universo, com apresentação de Adriane Galisteu e do stylist Raphael Mendonça. Os dois trabalharam juntos no “Muito Mais”. A representante brasileira é a gaúcha Gabriela Markus. Começa às 22h40.

Minuto a minuto

Saber jogar com a programação conta pontos importantes. Ontem, Bandeirantes, Globo, Record e SBT cobriram a chegada do Corinthians. Todas com imagens iguais, mostrando exatamente a mesma coisa. O que a Globo fez? Saiu fora e a sua audiência disparou.

Vai mudar

O SBT, a partir de agora, pretende aproveitar os diretores da linha de shows nas novelas. O primeiro a fazer esta passagem será Ricardo Mantoanelli. Ele irá integrar a equipe de “Chiquititas”.

  • Reprodução

    O jornalista Rafael Cortez

Travada da Band

A Record não foi autorizada a produzir chamadas do “Got Talent” com a imagem do Rafael Cortez. A Band não liberou. Só depois do dia 31, quando termina o seu contrato. O que está no ar é um modelo, fazendo às vezes dele, mas com o rosto encoberto.

Uma novidade

Como se sabe, a Record decidiu acabar com o “Tudo é Possível”. Durante os meses de janeiro e fevereiro, em seu lugar, nas tardes de domingo, deve entrar uma sessão de filmes. Mas apenas para cobrir o buraco. A novidade é que em março ou abril este horário, antes do Gugu, será do “Ídolos Kids”.

Outra novidade

O SBT está produzindo aqui e vai estrear em janeiro o programa “Amigos da Onça”, baseado no “Impractical Jokers”, uma série americana de câmera escondida. São 4 integrantes. A data de estreia e horário de apresentação permanecem indefinidos.

Posição da Record

Depois de tomar conhecimento da pressão exercida no jornalismo de algumas das suas emissoras, a Record faz questão de esclarecer que não concorda com quem age desta maneira. E diz que “não é filosofia da empresa ameaçar qualquer funcionário”.

  • Reprodução

    A apresentadora Claudia Barthel

Última forma

Houve uma reversão no caso da Cláudia Barthel e ela continua na Rede TV! O seu contrato está sendo renegociado, mas ainda não há decisão sobre um próximo trabalho. Talvez no esporte ou mesmo à frente de um noticiário só para São Paulo, em fase de criação.

Desenho responsável

A Bandeirantes definiu para 1º de janeiro a estreia de “Os Simpsons”. Exibição de segunda a sexta, na faixa das 21h20, com a missão de tirar a programação do traço depois da igreja.

Embarque

Sabrina Sato viajou ontem para o Rio, para dar início aos preparativos do filme “Concurso Público”. Foi tirar medidas de figurinos e outras coisinhas assim. No domingo, em férias, ela embarca para os Estados Unidos. 

Vai mudar

Em 2013, a Rede TV! vai continuar mexendo na sua faixa nobre, num trabalho que teve início este ano com os lançamentos do “Luciana By Night” e da “Feira do Riso”. Logo depois do Carnaval, estreiam o “Sob Medida” - reality show que abordará assuntos como moda, estilo e decoração, e a série “Body Work” – baseado em cirurgias plásticas, que dará continuidade ao “Dr. Hollywood”. Ambos com apresentação de Daniela Albuquerque. Uma nova temporada do policial “Operação de Risco” também está prevista.

Bate – Rebate

·Henrique Martins passa a aparecer em “Carrossel”, como o viúvo Lourenço, a partir do capítulo de amanhã.
·Programas do SporTV, como o "Troca de Passes", entraram de férias, mas sem prazo definido para retorno.
·A exibição de “Avatar”, na noite de domingo, na Record, fez estragos na audiência. Deu 13,7.
·O “Pânico”, na Band, em consequência disso, registrou apenas 5 de média. Foi a sua pior audiência até agora.
·A Record fez a sua festa de fim de ano, sexta-feira, no Expo Barra Funda.
·Cerca de 4.400 funcionários estiveram presentes, concorrendo a 65 prêmios.
·Interessante é que foi mandado imprimir uma revista com cada um deles na capa.
·Nani Venâncio vai cobrir as férias da Cátia Fonseca, no “Mulheres”, da Gazeta, entre os dias 7 e 21 de janeiro.
·A Rede TV! vai entrar em férias coletivas do dia 24 deste mês até 3 de janeiro.
·Apenas o departamento de jornalismo, ainda assim em esquema de escala, vai continuar funcionando.

C´est fini

Gustavo Reiz, autor da Record, responsável pela adaptação de “Dona Xepa”, depois de um encontro com a direção da teledramaturgia, ficou de fazer alguns ajustes nos primeiros capítulos da novela.

Aliás, a propósito de “Dona Xepa”, o ator Bemvindo Sequeira também foi confirmado em seu elenco.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos