A falta do rádio na escola da reportagem

Flávio Ricco

Flávio Ricco

  • Divulgação

    Da esquerda para a direita, Silvio Santos, Fausto Silva e Galvão Bueno

    Da esquerda para a direita, Silvio Santos, Fausto Silva e Galvão Bueno

Aqui, no posto de observação desta santa coluna, em várias oportunidades, especialmente quando um assunto mais importante entra em questão, se constata a dificuldade de alguns repórteres nas entradas ao vivo.

Estudar é importante, cursar faculdade também, mas o trabalho no campo é imprescindível. Falta à maioria essa maior experiência, coisa que o pessoal da antiga sempre teve de sobra, porque a escola de praticamente todos foi o rádio. Ninguém travava.

No rádio é necessário agir com velocidade e objetividade. O branco não é permitido, porque é indispensável mexer com a imaginação do ouvinte. Quase uma obrigação. Não raramente se vê na TV alguém ser chamado e ter a cara de pau de falar que não tem nada pra dizer. Mas como não tem? Se não tem é porque não foi atrás.

Não existem modelos prontos para reportagem na televisão. Vai do talento e vontade de cada um, mas também desta bagagem que só o rádio pode oferecer. É apenas uma observação. Se servir pra alguém, tai.

Promoção em risco

Não será nenhuma surpresa se, antes mesmo de sair para suas férias, Silvio Santos acabar com “O maior time do futebol brasileiro de todos os tempos”.

Até agora foram pouco mais de 100 mil votos e é preciso, porque o formato obriga, chegar a um milhão. Verifica-se que quase não há interesse.

E hoje...

Ex-funcionários da Rede TV! marcaram para a manhã desta segunda-feira um encontro na porta da Rede TV!, para reivindicar o pagamento das suas rescisões.

É difícil imaginar no que tudo isso vai dar.

E mais...

Funcionários da Rede TV! também reclamam, através de telefonemas e e-mails, que estão impedidos de usar o plano de saúde, porque a empresa não pagou a Porto Seguro.

Consultada, a emissora informa que está tudo rigorosamente em dia.

  • Orlando Oliveira e Francisco Cepeda/AgNews

    Dani Calabresa e Marcelo Adnet no VMB 2012 (20/9/12)

Paquera forte

Todo mundo fala do interesse da Globo na Dani Calabresa e Marcelo Adnet. Até pode ser.

Mas verdade mesmo é que a Bandeirantes está de olho nos dois. Aliás, na sexta-feira, como convidados para uma gravação, eles já estiveram no Morumbi.

Tá dentro

Ivete Sangalo faz questão de manifestar publicamente o seu apoio ao Gominho, para que ele tenha o contrato renovado na Band. Na espera, ele tem feito as vezes de panicat.

A cantora, em caso de um final feliz, reafirma o seu compromisso de comparecer ao palco do programa, para servir e assinar como testemunha. E até dar uma canja, se for o caso.

Reforço importante

Recuperado de uma paralisia facial, Leonardo Miranda está novamente na direção de “Balacobaco”, na Record.

Rápido e seguro nas gravações, Miranda é um dos profissionais de confiança do número 1, Edson Spinello.

A sua volta é comemorada pela equipe, uma vez que a produção, que vem sofrendo pressões para aquecer os índices, está com pouca frente de capítulos.

Trabalho novo

Adriane Galisteu, agora no ID – Investigação Discovery, pela primeira vez, está fazendo “off” – trabalho de narração para o programa “Paixões perigosas”.

Tem dedicado a isso cerca de seis horas por dia.

Première

Alguns funcionários da Record, na semana passada, puderam conferir parte do especial “A tragédia da Rua das Flores”, que tem direção de Del Rangel.

O material impressionou a todos. Chamou atenção também o trabalho de Arthur Aguiar, ex-“Rebelde”, agora em um papel dramático.

Esquema diferente

A Band resolveu acabar, por motivos óbvios e porque não precisava mesmo, com a dupla de apresentadores no carnaval da Bahia. Será um só em cada posto e pronto, todos com apoio dos repórteres.

Assim sendo, a Patrícia Maldonado vai ficar sozinha, o Betinho idem e a Rita Batista também.

E tem outra...

O mesmo esquema também irá prevalecer em Olinda. Para este posto já foi definida a escalação da repórter Mônica Apor. Nadja Haddad ficará em Recife.

A Band pretende intercalar com mais intensidade o trabalho entre as duas praças.

Na defesa

  • Divulgação/TV Globo

    Rodrigo Lombardi como o Théo de "Salve Jorge" (4/12/12)

Nos bastidores da Globo, falam que Rodrigo Lombardi, protagonista em “Salve Jorge”, está chateado com as críticas em relação ao seu desempenho na novela.

O ator, porém, se defende argumentando que apenas está seguindo a linha de composição traçada para o personagem. E, como outros do mesmo elenco, ele torce por uma reviravolta na história. Quer dar uma volta por cima.

Top Gun

  • João Miguel Junior/TV Globo

    dezembro.2012 - O diretor Leonardo Nogueira (à esq.) e Thiago Martins nas gravações de "Flor do Caribe"

Na foto acima, o diretor Leonardo Nogueira orienta Thiago Martins nas gravações de “Flor do Caribe”, próxima das seis, na Base Aérea de Natal no Rio Grande do Norte.

Depois de “Avenida Brasil” e “Louco por Elas”, o ator vive um piloto da Força Aérea na novela de Walther Negrão.

De última hora

Milton Leite, narrador do SporTV, viajou sozinho com destino ao Japão, para transmitir o Mundial de Clubes. O comentarista Maurício Noriega, também escalado, não foi. O pai dele, Luiz Noriega, narrador esportivo do rádio e TV do passado, um mestre, está internado em São Paulo, recuperando-se de uma cirurgia e, no sábado, dia do embarque, foi levado para a UTI.

Noriega, filho, diante disso, pediu para ficar no Brasil. Apenas no dia de hoje, o SporTV deve decidir se ainda enviará um outro profissional ou fará os trabalhos com a equipe que já está lá.

Bate – Rebate

• O “Jornal da Band” exibe de hoje até sexta-feira uma série especial sobre erros médicos, realizada pela jornalista Rita Lisauskas.

• Prepare o seu coração: as grandes novidades da Record devem acontecer no comecinho do ano que vem.

• Até lá, a ordem é passar o período de festas na mais completa paz e harmonia.

• Entre essas mudanças se prevê também uma troca de cadeiras em alguns dos seus setores mais importantes.

• Hoje não tem “SBT Repórter”. Em seu lugar vai entrar uma premiação do João Doria, gravada, direto do Palácio do Governo, em São Paulo.

• Os autores Emanuel Jacobina e Fausto Galvão, com projetos diferentes, estão muito próximos de emplacar novos trabalhos na área de novelas da Globo.

• Neymar, do Santos e da seleção brasileira, recebeu na Vila Belmiro a apresentadora Renata Fan e o comentarista Denílson para uma edição especial do “Jogo aberto”.

• Com um hora de duração, esse programa será exibido pela Bandeirantes no próximo dia 24.

• Amanhã, ao vivo, Martinho da Vila participa do programa do Ratinho, no SBT.

C´est fini

Esse mundo parece que está meio do avesso. No fim da semana passada, entre os assuntos mais comentados, o problema de saúde da Lívia Andrade estava na frente da morte do Niemeyer.

Mais ou menos o que aconteceu com o SBT quando tentou fazer a pesquisa da “Maior Música de Todos os Tempos”. “Florentina”, do Tiririca, estava entre as primeiras. Foi isso que levou Silvio Santos a acabar com o concurso.

Os agradecimentos desta coluna ao Márcio Bernardes e José Eduardo Savoia, amigos da Transamérica, pelas referências elogiosas à coluna e a este jornalista na transmissão da manhã de ontem.

Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

 *Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos