"Salve Jorge" vai sumir com alguns personagens

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL
  • Foto Rio News

    A autora Glória Perez na festa de estreia da novela "Salve Jorge"

    A autora Glória Perez na festa de estreia da novela "Salve Jorge"

Glória Perez começou “Salve Jorge” com cerca de 90 personagens.

Verificou-se, e a própria autora certamente fez a sua avaliação, que alguns se tornaram imprescindíveis e outros não. Estes, aos poucos, irão desaparecer ou terão diminuídas as suas participações no decorrer dos próximos capítulos. É a informação que chega. A coluna tentou ouvir a autora e confirmar alguma coisa, mas não teve retorno.

Os meios hoje disponíveis facilitam bastante os trabalhos das emissoras e dos produtores da teledramaturgia.

Existem, como há muito tempo já existiam, os grupos de discussão. Através deles é possível saber exatamente como o público, representado por diferentes classes de pessoas, está avaliando toda e qualquer produção, além daqueles que dela participam.

E não é só. Os boletins de audiência também se transformaram numa referência importante. Pelo espelho da exibição e através dos índices registrados, minuto a minuto, se tem uma noção exata daquilo que está funcionando ou não. É simples assim e não tem como não alterar o que não funciona. Só se a história for muito ruim ou se um cabeça dura insistir no erro.
 
Série do Falabella
 
As gravações de “Pé na Cova”, nova série escrita e estrelada por Miguel Falabella, estão num ritmo bem acelerado. Também no elenco, Karina Marthin, Luma Costa, Marília Pêra e Mart’Nália. A Globo já confirma esta estreia para 24 de janeiro, uma quinta-feira.
 
Vai mexer
 
O “Programa da Tarde”, comandado por Britto Junior, Ticiane Pinheiro e Ana Hickmann, na Record, terá edição ao vivo até o dia 21 deste mês. Depois, a equipe só voltará ao ar no dia 14 de janeiro. A partir daí, a direção do “PT”, entenda-se Vildomar Batista, já deverá anunciar alguns dos seus novos quadros.
 
Vai lá
 
Além de Regina Casé, Ana Paula Araújo, do “RJTV”, também estará presente na inauguração da Árvore do Alemão, no Complexo do Alemão, no dia 15. Ana Paula, para quem não se lembra, foi uma das responsáveis pela cobertura da Globo na famosa fuga de traficantes desta comunidade, em novembro de 2010.
 
Noção do ridículo
 
O Corinthians tem grandes chances de chegar ao título mundial. A maioria torce por isso, até pela grande festa. Só que antes será obrigado a ganhar duas vezes. Não custa esperar.
O clima do “já ganhou”, em algumas rádios e TVs, não é legal. Já dizia o Velho Chacrinha, que o jogo só acaba quando termina.
 
Essa vida é interessante
 
Escrever sobre televisão, por extensão sobre qualquer assunto, tem coisas hilariantes. Você elogia um alguém e o trabalho dele a vida toda, na primeira crítica essa pessoa vira inimiga de infância. Mas como não existe “vacina” pra isso, segue o jogo. O recado é pra um só, mas como existem vários na mesma situação, vai no geral. Pt, saudações.
 
Liberdade atual
 
Hoje, para quem já exerceu esse ofício em outras eras, escrever num site, jornal ou revista, chega a ser quase um desafio. O retorno é imediato e a responsabilidade muito grande, porque todo e qualquer erro é denunciado na hora. Há sempre essa exigência de nunca cometer qualquer deslize. Quando acontece, tem que servir de exemplo. O direito de quem reclama, não concorda ou critica deve ser respeitado.
E pronto.
 
Decolagem
 
O narrador Milton Leite, acompanhado do comentarista Maurício Noriega, os dois do SporTV, seguiram ontem para o Japão. Viagem via Londres. A chegada em Tóquio está prevista para amanhã.
 
Ação
 
O autor Carlos Lombardi pretende fechar o primeiro capítulo da sua novela de estreia na Record nesses próximos dias. A partir daí, ele irá aguardar o retorno de Alexandre Avancini, que grava no Chile a minissérie “José”, para discutir detalhes de elenco e produção. Lombardi promete uma trama bastante movimentada, com muitas cenas de ação pelo Rio de Janeiro. O trabalho em externas promete ser um diferencial.
 
Espaço
 
Ainda em relação a essa novela do Carlos Lombardi, ele está escrevendo uma personagem especialmente para Jussara Freire. Os detalhes ainda não são revelados, mas já se sabe que a atriz terá espaço de protagonista.
 
E mais...
 
Mel Frockonwiak, ainda as voltas com os shows da banda “Rebeldes”, também está reservada para a novela do Carlos Lombardi. A assessoria da Record não confirma, portanto, sua presença no elenco de “Dona Xepa”.
 
Jogo de despedida
 
O ex-goleiro Marcos se prepara para vestir a camisa do Palmeiras pela última vez. No dia 11, às 22 horas, no Pacaembu, ele será homenageado com um jogo de despedida entre companheiros do Palmeiras de 1999, quando conquistou a Libertadores, e um combinado com jogadores da Seleção de 2002, pentacampeã do mundo no Japão.
O Sportv transmite o jogo, com narração de Jota Junior e comentários de Wagner Vilaron.
 

  • Raphael Dias/Divulgação/Globo

    Regina Duarte grava "A Grande Família" (dez.12)

Programa de Natal
 
Regina Duarte gravou participação especial no último episódio de “A Grande Família” deste ano, que vai ao ar no dia 20.
É a primeira vez da atriz no programa e também a primeira vez que ela e Marieta Severo contracenam.
No episódio especial de Natal, Nenê se aproxima de uma juíza, Noêmia, vivida pela Regina, para tentar tirar Agostinho, Pedro Cardoso, da cadeia.
 
Bate – Rebate
 
•       Gilberto Barros gravou, na tarde de segunda-feira, o seu especial de Natal, na Rede TV!.
•       Agora veio uma explicação sobre a viagem do pessoal do SBT ao Japão.
•       Segundo a emissora, em uma cidade os três – repórter, cinegrafista e produtor - ficarão no mesmo hotel do Corinthians e na outra num bem próximo.
•       Mas todos dormindo no mesmo quarto. Isso é um problema. Se bem que tá frio lá, né?
•       O filme “De Pernas pro ar – 2”, com Ingrid Guimarães e Maria Paula, chega aos cinemas no próximo dia 28.
•       Humberto Martins, que esteve em “Gabriela”, quer fazer cinema e teatro em 2013.
•       Mas acha que a televisão, de novo, não vai permitir.
•       A equipe de “O Astro”, e nem poderia ser diferente, creditou aos esforços do diretor Roberto Talma a conquista do prêmio “Emmy”.
•       A festa de confraternização dos funcionários da Bandeirantes vai acontecer na sede da própria emissora, no Morumbi, dia 14.
•       O último episódio da série “Suburbia” da Globo, com Erika Januza e Fabrício Boliveira, irá ao ar no próximo dia 20.
 
C´est fini
 
Solange Castro Neves, respeitada autora da nossa TV, lança dois livros – “A Magia da Terra” e “Encontro com Giullia” – no próximo dia 17, às 19h30, em São Paulo – rua Agami, 223, Moema.
 
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!


 *Colaboração de José Carlos Nery

 

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos