A Record precisa dos intervalos comerciais

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL

A Record realizou e continua fazendo uma readequação em seus interiores, que implicou na dispensa de alguns funcionários e remanejamento de outros.

Está no direito dela. Cada um sabe onde o calo aperta e toma as atitudes que melhor lhe convém para continuar tocando o seu dia-a-dia. Guardadas as devidas proporções todos agimos ou deveríamos agir desta maneira.

Mas tem também a Record a obrigação de agora, e de uma vez por todas, se tornar e se comportar como toda e qualquer emissora comercial – e por emissora comercial entenda-se aquela que não vive à custa de ninguém. Sobrevive pura e simplesmente da venda dos seus espaços.

Não atende nenhuma lógica, para uma TV nessas circunstâncias, iniciar todo um processo de enxugamento, com dispensa de pessoal, se não há abertura de intervalos comerciais. E este é o caso da Record, de muito tempo. Vários dos seus programas, às vezes com mais de 2 ou 3 horas de duração, são exibidos com 1, no máximo 2, breaks, ainda assim “escondidos” em pontos que não prejudiquem a média de audiência. Mas prejudicam o anunciante.

O dinheiro para atender todas as suas despesas operacionais só pode entrar através dessas vendas, que devem atender também os interesses do mercado. É uma via de mão dupla.
 
Sem comparação
 
O mundo das celebridades servirá como pano de fundo de "Sangue Bom", próxima das sete na Globo - "mas não tem nada a ver, nem o tom e muito menos as histórias com 'Cheias de Charme', que, aliás, era excelente", complementa a autora Maria Adelaide Amaral. As gravações começam no fim de janeiro.
 

  • Reprodução

    SBT usa “Turma da Mônica” nos seus telejornais

Combinação perigosa
 
Alguém teve a ideia de enfiar os personagens da "Turma da Mônica", que possuem um forte apelo junto ao público infantil, para uma participação especial no "SBT Brasília", jornal local formado basicamente por notícias policiais. Enquanto a apresentadora Neila Medeiros dava as notícias -como a morte de um presidiário no Hospital de Base – apareciam eles com algum tipo de reação. Está aí o resultado dessa combinação errada.
 
Rumo diferente
 
A Record tem para 2013 um projeto de popularizar ao máximo a sua programação. A única exceção, por enquanto, é o jornal da Ana Paula Padrão e Celso Freitas. Todos os demais devem se aproximar daquilo que o Geraldo Luis vem fazendo. É daí pra baixo.
 
Não tem cabimento
 
O Bozo tem tudo pra dar certo no SBT, mas antes precisa de um tempo para ser apresentado a uma geração que ainda não sabe da sua existência. Agora, não atende a nenhuma lógica, promover a sua estreia e manter o Patati e Patatá na programação, apesar de todo lobby em cima dele.
 
Pesquisa
 
A Bandeirantes, antes da sua convenção no dia 30 de novembro, encomendou uma pesquisa de opinião para saber a quantas anda o trabalho que vem sendo feito junto ao público.
Entre as pessoas ouvidas, Globo e Bandeirantes, ao contrário das outras, são as duas que sempre pretendem surpreender o telespectador com alguma novidade.

Teatro

Tammy Di Calafiori está em São Paulo ensaiando "Minha Primeira Vez", de Ken Davenport, peça que fez enorme sucesso na Broadway e agora vai estrear no Brasil, começando por São Paulo, dia 4, no Teatro Folha. No elenco, além dela, também estão Ronny Kriwat, Emiliano D'Ávila e Luana Martau. Naq TV, Tammy fez testes para  “Chiquititas” e aguarda posição do SBT. Tudo indica também que ela deixará o canal Fox Sports.
 
Fila das nove da noite
 
Entre os mais próximos, Manoel Carlos já admite que sua próxima novela, a última para o horário das 21h, entrará no ar logo depois da história do Walcyr Carrasco - que por sua vez escreve a substituta de “Salve Jorge”. Ainda sobre o trabalho de despedida do Manoel no terceiro horário, alguns nomes já são dados como certos e reservados para o elenco, casos de Julia Lemmertz, Viviane Pasmanter e Alinne Moraes.
 
Próxima Helena
 
É importante recordar que, há muito tempo, o próprio Manoel Carlos já disse que a sua próxima Helena será Julia Lemmertz. Informa-se, inclusive, que a Julia ficará afastada das novelas até lá. 

  • João Cotta/Divulgação/Globo

    Em "Guerra dos Sexos", Analú (Raquel Bertani) se disfarça de mulher-gato (dez.12))

Felina
 
Em “Guerra dos Sexos”, Analú, Raquel Bertani, se disfarça de mulher-gato durante festa em homenagem a Roberta (Glória Pires). A roupa de couro é fruto do trabalho da equipe da figurinista Marília Carneiro.
 
Luan no encerramento
 
A Record ainda não anuncia nada, mas pode anotar: Luan Santana vai fazer o show de encerramento do “Ídolos”. Já está tudo acertado com o cantor. O programa será apresentado ao vivo, dia 13, direto do estúdio da Quanta. Em vez de dois, serão três finalistas.
 
Olha o rapa
 
Chega a informação que a Record dispensou 38 funcionários do complexo de dramaturgia Recnov, no Rio. A emissora não nega a existência de demissões, mas não fala em números. Haverá cortes também em Benfica, onde fica o jornalismo. O momento é complicado, até por ser final de ano.

Tá difícil
 
Rafinha Bastos já é passado na Rede TV! e até agora, pelo menos, nada mais sério existe sobre uma conversa com outra televisão aberta. Na Bandeirantes não se fala mais sobre seu retorno ao “A Liga”, muito menos ao “CQC”. Este, pelo menos, é o placar de momento.
 
Passando a limpo
 
1 – Lívia Andrade pede a palavra e informa que a operação na garganta não foi necessária. Tratou com medicamentos e, na segunda-feira, já estará de volta às gravações de “Carrossel”.


2 – Adriana Araújo, no domingo passado, entrou no “Domingo Espetacular” na Record, substituindo Paulo Henrique Amorim. A partir deste próximo fim de semana, aí sim, ela passará a fazer parte do time de apresentadores do programa.
 

  • Divulgação/Edu Moraes/ Record

    Carla Regina grava "José - De escravo a governador" no Atacama, Chile (dez.12)

Primeiras cenas
 
Carla Regina gravou no Chile suas primeiras cenas como Bila, uma das concubinas de Jacó, na minissérie “José – De Escravo a Governador”, que estreia em janeiro na Record.
O registro é da região de Salto do Coyote, no deserto do Atacama.
 
Bate – Rebate
 
•       A última edição desta primeira temporada do "The Voice Brasil" será exibida no dia 16 de dezembro.
•       A produção e o diretor Boninho ainda estão finalizando detalhes para o programa de encerramento.
•       O novo seriado de Aguinaldo Silva, “Doutora Priscila”, só vai entrar no ar em outubro de 2013.
•       Porém, nos bastidores da Globo, alguns nomes já são falados para viver a protagonista.
•       É o caso de Letícia Spiller, atualmente na novela “Salve Jorge”.
•       A atriz, como se sabe, já participou de outros trabalhos do Aguinaldo, como são os casos de “Suave Veneno”, “Senhora do Destino” e “Duas Caras”.
•       Todos os programas da Record irão paralisar as suas atividades depois do dia 20.
•       Só o departamento de jornalismo, nem poderia ser diferente, continuará com as suas atividades normais.
•       Adquirido no ano passado, um terreno da Rede TV!, com cerca de 5 mil m² e localizado atrás do estúdio "G" da emissora, continua sem destino certo.
•       Inicialmente foi comprado para a construção de uma cidade cenográfica. Mas aí vieram a crise, o enxugamento nos gastos, as demissões...
•       Tirando Corinthians e Chelsea, não tem mais ninguém lá pros meus Estrela do Pari ou Serra Morena.
•       Certeza que é mundial aquilo? O joguinho de ontem foi bem lamentável.
 
C´est fini
 
A Bandeirantes vai transmitir os jogos do Corinthians, com Luciano do Valle, no estúdio.
Para o Japão, foi enviado apenas o repórter Fernando Fernandes, que viajou no mesmo avião do time brasileiro. O Neto também foi, mas num outro esquema, ainda assim os dois pretendem entrar de lá, sempre que for possível, nos telejornais e diversos programas esportivos.
 
A entrada de Sonia Braga em “Salve Jorge”, comenta-se, terá tudo a ver com a saída de Carolina Dieckmann.
A autora Glória Perez, talvez por questões de estratégia, tem evitado falar sobre esse assunto.
 
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!
 
*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos