"Salve Jorge" tem uma história consistente pra contar

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL
  • Matheus Melo/Divulgação TV Globo

    Personagens Theo (Rodrigo Lombardi) e Morena (Nanda Costa), da novela "Salve Jorge", da Globo

    Personagens Theo (Rodrigo Lombardi) e Morena (Nanda Costa), da novela "Salve Jorge", da Globo

Os gráficos e comparações sobre o desempenho de “Salve Jorge” são absolutamente naturais e inquestionáveis. Os números até aqui registrados estão abaixo de “Fina Estampa” e “Avenida Brasil”, que a antecederam na faixa das 21 horas. Ponto.

Mas é preciso considerar que uma história consistente está sendo contada. Toda e qualquer novela sempre é cercada de particularidades muito próprias. Tem aquelas que se valem da primeira impressão e pegam logo de cara. As que demoram um pouco mais e outras que não se acertam de jeito nenhum. Somente ontem este novo trabalho da Glória Perez completou o seu primeiro mês de exibições. Ainda existem mais cento e tantos capítulos pela frente. Só agora, percebe-se, ela começa a se desenvolver.

Enquanto “Avenida Brasil” se concentrou, desde o começo e boa por parte do tempo, em apenas um ou dois núcleos, “Salve Jorge” abriu todo o seu leque. São produções com características bem diferentes. Tudo que diz respeito ao tráfico de mulheres, por exemplo, possui amplas possibilidades de crescimento. Além de explorar um grave problema que atinge a nossa sociedade, tem todos os ingredientes necessários para segurar a atenção do grande público. Isto posto, vamos ao nosso trivial de cada dia.
 
A mesma coisa - 1
 
“Balacobaco”, na Record, também está longe de ser uma novela ruim. Tem as suas qualidades e a sempre correta direção do Edson Spinello, além de um elenco interessante. Mas ainda assim não aconteceu. E, desta vez, não se pode botar a culpa na troca de horário, porque até agora não houve nenhuma.
 
A mesma coisa - 2
 
Aliás, a Record devia ir mais a fundo e saber o porquê das suas novelas, de uns tempos para cá, encontrarem tanta rejeição por parte do público. É preciso pesquisar sobre isso. Se os trabalhos são realmente ruins e mal executados ou se o público deixou de acreditar na sua teledramaturgia. “Balacobaco”, mesmo não apresentando nada de inovador, não é para tão pouco.
 
Polícia Urgente
 
No começo da noite de quinta-feira, em São Paulo, o motolink que serve o “Brasil Urgente”, programa do Datena na Bandeirantes, sofreu uma perseguição dos bandidos e os dois ocupantes da moto foram ameaçados. Houve troca de tiros entre os marginais e a polícia. O negócio foi feio.
 
Passagem do ano
 
O palco do réveillon da TV Globo, na Avenida Paulista, em São Paulo, começou a ser montado na última semana. Luigi Baricelli foi o animador da festa nos últimos dois anos.
Consultada, a CGCom, no entanto, disse que o apresentador ainda não foi escolhido. Sobre os artistas que participarão, a assessoria optou pelo silêncio.
 
Vannucci acerta com Record
 
Fernando Vannucci acertou com a Record para apresentar o programa “O passo para o sucesso”, com previsão de estreia no dia 2, exibição aos domingos, 22h30. Inicialmente, será exibido no Vale do Paraíba e toda Baixada Santista, mas existem chances de entrar em toda rede no ano que vem. 

  • Cristian Dimitrius/Divulgação

    Série documental de natureza "Brasil Secreto"

Brasil secreto
 
O documentarista Lawrence Wahba, a partir deste sábado, 22h30, está de volta ao canal NatGeo, com a estreia da série semanal inédita“Brasil Secreto”. Trata-se de uma série documental de natureza, realizada em coprodução com a BossaNovaFilms e NatGeoWild.


Cinquentenário
 
No dia 14 de dezembro, a RBS, afiliada da TV Globo no Rio Grande do Sul, irá apresentar o "Globo Repórter Especial". O programa, transmitido apenas para o Estado, será o de comemoração aos cinquenta anos da emissora gaúcha, fundada em 1962. Mais cedo, no "Jornal do Almoço", serão exibidas reportagens especiais e entradas, ao vivo, direto da cerimônia de celebração ao aniversário.
 
Tomara
 
A Record está finalizando as suas chamadas de filmes para o fim de ano com um novo slogan, "Do jeito que o povo gosta". Que entre outras coisas, é título de um sucesso sertanejo da dupla Brenno Reis & Marco Viola.
 
Falando nisso...
 
Desde já fiquem todos avisados que “Avatar”, antes anunciado para 25 de dezembro, teve a sua exibição antecipada. Agora será dia 16, domingo, no novo horário de filmes das 10 da noite.
 
Agenda
 
No início de dezembro, uma nova comitiva, formada por representantes da Espn americana, estará na sede da Espn brasileira, no Sumaré, São Paulo. Aliás, reuniões entre os dois grupos, para a discussão de vários assuntos e não um específico, estão se tornando cada vez mais comuns.
 
Encontro
 
Raul Gil e a direção do SBT tiveram um encontro, a portas fechadas, na última semana. Segundo se informa, a conversa ficou apenas nos assuntos de rotina. Assegura-se, inclusive, que nada se falou sobre possível interesse de emissoras concorrentes no trabalho do apresentador.
 
Direito de resposta
 
A Record pede a palavra e informa que não tem nenhuma câmera espiã em funcionamento nas suas instalações. São “câmeras de segurança”, todas seguindo a legislação em vigor.
Isto, ainda segundo a emissora, quer dizer que a operação deste equipamento está protegida pela lei.
 
Cabe uma discussão
 
A Net oferece vários canais de filmes, mas na maioria deles as exibições começam e terminam no mesmo horário. Horário par. Deve haver motivos ou explicação para isso.
Mas seria interessante abrir alternativas, que poderiam atender outro número considerável de pessoas.
 
 
Lado do SBT – 1
 
O SBT não solicitou, mas esta coluna se sente na obrigação de abrir espaço e inserir nota sobre a apreensão de duas motos, que serviam de motolink. Segundo a emissora, de acordo com comunicado distribuído ontem, não foram duas, mas apenas uma – a BMW. A “falta de licenciamento que provocou a apreensão do veículo não ocorreu por desleixo ou incompetência da TVSBT, e sim por alguma falha do sistema do RENAJUD- Restrições Judiciais de Veículos Automotores - que por sua vez é usado por todos os Juízes do Brasil, para bloquear veículos de propriedade daqueles que tem alguma dívida sendo discutida na Justiça”.
 
Lado do SBT – 2
 
E completa - “A TVSBT não tem dívidas tampouco processos tramitando perante a comarca donde partiu a ordem de bloqueio, sendo certo que o Juiz João Adilson Nunes Oliveira, que supostamente procedeu ao bloqueio, não trabalha na comarca em que foi emitida tal ordem, ou seja, o gravame no veículo da TVSBTé oriundo de comando truncado não correspondente à verdade. O CNJ - Conselho Nacional de Justiça - será acionado para investigar o caso”.

  • Divulgação

    Helena Cerello participa da série "Como aproveitar o Fim do Mundo", na Globo

Série da Globo
 
Helena Cerello, atriz paulistana, vai gravar participação nos dois últimos episódios da série “Como aproveitar o Fim do Mundo”, na Globo. Helena, que é protagonista da peça “Alice no País das Maravilhas”, em São Paulo, viverá a irmã de Alinne Moraes.
 
Bate – Rebate
 
•       A Rede TV! não pode continuar como está. Alguém tem que dar um jeito naquilo.
•       A maioria dos seus programas, em se tratando de audiência, está na base do marcha-soldado: um, dois, um, dois...
•       Se nada se alterar, hoje, no “Caldeirão”, deve ser apresentada a entrevista do Luciano Huck com Madonna.
•       A propósito, no embalo da nova visita da cantora ao Brasil, em dezembro, Rodrigo Faro vai gravar de novo como Madonna para o quadro “Dança, Gatinho”.
•       Antes dela, aproveitando a presença de Alejandro Sanz no palco – gravou uma imitação dele para o especial de ano novo do “Melhor do Brasil”.
•       Depois de alguns dias afastada, Antonia Fontenelle voltou a gravar na Record.
•       Roberto Carlos, antes de uns dias de folga no fim do ano, dedica-se quase que inteiramente ao seu especial da Globo.
•       No meio disso, ele ainda apresentará alguns shows.
•       Mariana Ximenes, na paralela da TV, acertou a sua participação em “Estúpido Cupido”, filme do Rodrigo Bittencourt.
•       Amanhã, durante o “Fantástico”, a Globo começa a exibir a sua mensagem de fim de ano.
•       Cerca de mil funcionários da emissora, além dos artistas, também foram chamados a participar.
 
C´est fini
 
As cláusulas do contrato com a Universal levaram a Record abrir espaço para exibição de filmes, como vai acontecer já a partir deste domingo. Não foi por acaso ou qualquer estratégia que isso passará a acontecer. Caso não coloque este material no ar, dentro do prazo estabelecido, perderá o direito.
 
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery

 

 

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos