Globo divide o carnaval do Rio e São Paulo

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL
  • TV Globo/Alex Carvalho

    Glenda Kozlowski e Luis Roberto na Cidade do Samba (2011)

    Glenda Kozlowski e Luis Roberto na Cidade do Samba (2011)

O pessoal da Globo, que irá transmitir o carnaval do Grupo Especial carioca, começará a visitar os barracões das escolas de samba somente a partir de janeiro. Nada se informa ainda se a dupla Luiz Roberto – Glenda Kozlowski será mantida ou não à frente dos trabalhos na Sapucaí.

Em 2013, o número de agremiações permanece o mesmo, 12 ao todo, contra 19 do Grupo de Acesso, que a emissora também decidiu apresentar para o Rio de Janeiro, sob o comando de Mariana Gross e Alex Escobar. A coincidência de datas, sexta e sábado, com o desfile de São Paulo, levará a Globo a fazer uma divisão na sua rede.

Aliás, uma decisão que não deixou nada satisfeitos os integrantes das escolas paulistanas. Para efeitos externos, prevalece a velha política da boa vizinhança, parece que tá tudo bem e ninguém reclama abertamente. Mas nos bastidores existe, sim, um forte descontentamento.
 
Raio X
 
A Bandeirantes, entenda-se o dono Johnny Saad, contratou os serviços de uma consultoria para apontar o que verdadeiramente acontece dentro da empresa, em seus mais diversos setores. A intenção de tudo é definir qual o caminho que deve ser tomado, no mais curto prazo, para a sua completa profissionalização.
 

  • Reprodução

    Globo registrou a ilustração "Morro do Alemão"

Trocando em miúdos
 
Sobre o Morro do Alemão, a Globo considera necessário esclarecer que o pedido de registro não teve a ver com o nome, mas limita-se apenas a ilustração apresentada. E que, mesmo assim, ainda não foi homologado. Se a solicitação for acatada, aí sim será utilizada, mas apenas pela área de entretenimento.
 
Mudou tudo
 
O novo programa da Luciana Gimenez, que a Rede TV! já anunciava para a semana que vem, teve a sua estreia transferida. O mesmo aconteceu com a “Feira do Riso”, embora com gravações adiantadas.
 
Inauguração
 
Mássimo Ferrari, responsável pela Central Globo de Gastronomia, irá inaugurar até o final deste mês o novo restaurante executivo da Rede Globo – Rio, montado com a supervisão direta da família Marinho. Algo muito semelhante ao que a emissora já tem em São Paulo.
 
Nota musical
 
Andrea Bocelli, em nova visita ao Brasil agora em dezembro, fará uma apresentação única, dia 13, no Jockey Club de São Paulo. O tenor italiano será acompanhado de uma orquestra nacional e coro, com regência do maestro Eugene Kohn e participação do quarteto DIV4s. Bocelli tem afinidade com a música brasileira e já trabalhou com Ivete Sangalo e Sandy. Ele pretende renovar essas parcerias.
 
Esvaziamento
 
Entende-se que alguma coisa maior existe por trás de todo o processo de enxugamento na Rede TV!, iniciado há coisa de dois meses. Alguns dos seus principais executivos e diretores de departamento já deixaram a empresa. Outros deverão fazer o mesmo nos próximos dias.
 
Propaganda
 
De acordo com o Relatório Reservado - edição de ontem e com os últimos dados, os investimentos em publicidade na TV aberta acumulam no ano alta de 13%. Segundo a mesma fonte, a Internet e a TV fechada, cresceram 14% e 16% em igual período.
 
Twitter
 
Carlos Lombardi, autor, ontem desabafou homeopaticamente, como permite o Twitter, sobre informações que considera incorretas. Não revelou o nome do “santo”. Mas disse que na sua novela a prioridade é usar o elenco da Record. Depois, se for o caso, buscará gente disponível no mercado. Diz ainda, entre outras mais, que ele e o diretor Alexandre Avancini já fizeram um rascunho da escalação, em alguns casos com mais de dois ou três nomes para cada personagem.
 
Jornada dupla
 
José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, vai fazer 77 anos no dia 30 de novembro agora. Serão duas festas para receber os mais próximos. Uma no Rio, na própria data, e outra em São Paulo no dia 7.
 
Parceria de sempre
 
Walcyr Carrasco não esconde a sua admiração pelo trabalho de Neusa Maria Faro e a tem convidado para todos os seus trabalhos. A atriz esteve inclusive em “Morde & Assopra” e “Gabriela”. E já tem presença confirmada no elenco da substituta de “Salve Jorge”, do mesmo Walcyr.
 
Mais uma rica
 
Diferentemente da primeira, a segunda edição do  “Mulheres Ricas”, da Band, no ar em janeiro, terá uma integrante a mais. Além das já anunciadas Aeileen Varejão, Andrea Nóbrega, Cozete Gomes, Mariana Mesquita e Narcisa Tamborindeguy, foi acertada a participação da advogada Regina Mansur.
 

  • Divulgação

    Dudu Azevedo e Thiago Martins

Primeiro contato
 
Dudu Azevedo e Thiago Martins participaram do primeiro workshop da próxima novela das 18h, agora chamada de “Flor do Caribe”, que aconteceu segunda-feira no Projac. Nesta nova novela do Walther Negrão, os dois serão, ao mesmo tempo, amigos e rivais.
 
Bate – Rebate
 
•       Virgínia Casé, irmã da Regina, budista, atendeu chamado da diretora Amora Mautner, para dar consultoria sobre o tema na novela “O Pequeno Buda”.
•       Vai trabalhar direto com as autoras Duca Rachid e Thelma Guedes.
•       Não existe esse papo da Eliana fazer programa à noite no SBT. Vai continuar nas tardes de domingo.
•       Ricardo Boechat deve apresentar a retrospectiva da Band no final do ano.
•       Mas a ideia é utilizar praticamente toda a equipe do jornalismo no mesmo programa. Montar uma coisa diferente.
•       É impressionante como a morte do Marcos Paulo mexeu com meio mundo.
•       Aquele sorriso maroto, a sua marca registrada, já está fazendo uma falta tremenda.
•       A Bandeirantes, talvez para evitar flagras da imprensa, decidiu iniciar as gravações do “Mulheres Ricas” na Europa.
•       Com exceção da Regina Mansur, que assinou contrato agora, todas as demais já estão gravando em Portugal.
•       Apesar de não ter participado do Teleton, Daniel, o cantor, confessa que ficou ligado no programa o tempo todo.
 
C´est fini
 
A Rede TV! tem que encontrar uma maneira de, como já acontece com os funcionários de carteira assinada, pagar também em dia – ou pelo menos próximo disso, os seus PJs – pessoas jurídicas. É preciso considerar, além de outras necessidades, a obrigatoriedade de recolher impostos sobre as notas emitidas. Tem gente passando apertado.
 
Luciano Camargo passou um dia como funcionário da Globo, inclusive com crachá no pescoço. Participou de uma série de atividades, como elaboração de roteiro, afinação de luz, som e outros do gênero. Tudo isso vai virar uma matéria do “Vídeo Show”, que irá ao ar nesta quarta-feira.
 
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos