As contas das TVs nunca fecham
-
Leonardo Soares/ UOL
Emissoras de TV não conseguem fazer as contas baterem
Televisão, desde muito tempo se fala, é um brinquedo caro e toda a sua operação é bastante complexa. Mas, na verdade, funciona como qualquer comércio, que tem lá os seus produtos para vender. Produtos esses, que além de pagar o custo, precisam obrigatoriamente oferecer certa margem de lucro para fazer a empresa rodar. Simples assim.
No fundo, é conta de padaria. O problema é que, na maioria das emissoras de TV, um mais um, definitivamente, não dá dois.
Salvo raras e honrosas exceções, a prática de adiantar o faturamento, no fim de tudo, sempre acaba no comprometimento da mídia. Por mais que se tente mascarar, o caixa nunca bate.
Um exemplo é a receita do Carnaval, que acontece em fevereiro, mas sempre entra no faturamento três ou quatro meses antes.
Um belo dia, quando se resolve colocar as coisas às claras, se verifica que a conta não é bem aquela. O que atualmente assistimos por aí, com as medidas anunciadas no decorrer dos últimos dias, lamentavelmente, está longe de surpreender ou ser uma novidade na televisão brasileira. A maioria das emissoras, repito, age desta maneira.
Olha só
-
Roberto Carlos (2012)
Roberto Carlos e o empresário Ubirajara Guimarães, em nova tabelinha, estão finalizando negociações para a construção do Condomínio Emoções, em Indaiatuba, São Paulo.
Cada rua terá o nome de uma música do Rei.
Idiotice é pouco
Chris Matthews, apresentador e comentarista político da rede MSNBC, teve a coragem de dizer no ar que estava muito feliz com a tempestade Sandy, porque ela ajudou a reeleger Obama, mas esquecendo que ela matou 110 americanos.
O fanatismo político chega a tal ponto na imprensa dos Estados Unidos, que em alguns casos ultrapassa todos os limites da estupidez.
Vai ter que mudar
-
Augusto Liberato durante apresentação do "Programa do Gugu" (10/4/12).
Gugu Liberato tem que reforçar o seu tempo de palco e diminuir os quadros mais longos do programa, como o da “entrega de casa”, que derrubam a audiência - é essa a avaliação da direção da Record, algo há tempos já constatado por esta santa coluna.
A chegada do “Qual é a música?”, no dia 25, e a “Escolinha”, que já chegou, estão dentro deste novo processo.
Liderança feminina
Uma mulher irá protagonizar o novo seriado de Aguinaldo Silva na Globo, com estreia prevista para outubro de 2013. Portanto, uma “doutora”, chamada Priscila, na casa dos 40 e poucos anos. Traição será um dos seus principais temas.
Na última quinta-feira, Aguinaldo comandou mais uma reunião com os colaboradores do programa.
TV família
Imagine a cena – o contato da Rede TV! chega na agência de propaganda para vender os produtos da emissora.
Puxa da pastinha um catálogo com tudo o que tem direito e começa: “Tenho aqui um programa da Luciana na segunda. Mas também vai ter um outro da Luciana, novo, na terça. Na quarta, a Luciana volta com aquele mesmo da segunda. Na quinta, vamos estrear o programa da Daniela, mulher do Amilcare, que também apresenta o 'Dr. Hollywood', domingo. Ah! E, no sábado, tem o do marido da Luciana".
A gente brinca...
Mas essa Rede TV!...
Por favor, imagine a cena também – o gerente de produções e operações Rede TV!, Edson Pinto, chega para trabalhar nesta última manhã de sábado (10) e é barrado na portaria. Não tem a entrada permitida.
Os seguranças informam apenas que é uma ordem dos donos, Amilcare e Marcelo. Ele está despedido. O Edson, meio assim, vira as costas e vai embora.
Chegando em casa, vê um e-mail convocando para uma reunião nesta segunda-feira (12) da manhã, com todos os gerentes e diretores de programas, quando será informado o que se pretende fazer nos próximos tempos. Claro que o Edson não vai.
Números interessantes
Existem 167 FMs e 89 TVs educativas distribuídas no território nacional, todas convenientemente mantidas com dinheiro público. Só em São Paulo, são 38 rádios e 20 emissoras de televisão.
Segundo dados do IBGE, divulgados em setembro, ainda temos cerca de 12,9 milhões de analfabetos.
Vem aí
Sigilosamente, o SBT colocou algumas pessoas na produção de um novo programa, que leva o singelo nome de “Amigos Sacanas”.
Nem são necessárias maiores pesquisas para se imaginar do que se trata.
Nova temporada
Começaram as gravações de mais uma temporada da série “Globo Mar”.
Para a edição do ano que vem, a Globo mantém na condução das reportagens Poliana Abritta e Ernesto Paglia.
Exibição nas noites de quinta-feira, no terceiro horário da linha de shows.
Esquema diferente - 1
-
Gravações de “Carrossel” no SBT não seguem uma ordem determinada
As gravações de “Carrossel” no SBT não seguem determinada ordem.
Na verdade, obedecem a um padrão parecido com o do cinema ou de séries americanas, em que alguns cenários são utilizados no mesmo dia, para receber situações de capítulos diferentes. Isso acelera os trabalhos.
Esquema diferente – 2
Agora, só como exemplo, tem uma equipe de “Carrossel” gravando cenas do 220 – que é o de encerramento, enquanto outra, está às voltas com o de número 121.
Isso força também um cuidado maior com a continuidade e a necessidade de se manter o elenco. Não pode acontecer, no meio disso, rigorosamente nada com ninguém. Caso contrário, tempo e trabalho perdidos.
Inspiração
A autora da Record, Vivian de Oliveira, está em Israel, desde o último sábado, pesquisando elementos que serão imprescindíveis no texto da minissérie “Moisés e os 10 Mandamentos”, com início de produção no ano que vem.
É quase certo também que além de imagens, stock-shots, algumas cenas serão gravadas por lá.
Reta final
Com direção de Del Rangel, estão sendo finalizadas em São Paulo as gravações do especial “A Tragédia da Rua das Flores”, baseado no romance de Eça de Queirós.
A história relata o incesto involuntário entre Jô Lisboa (Daniela Galli) e seu filho, Vítor (Arthur Aguiar). Também no elenco Gabriela Durlo, Guilherme Lopes e Jonas Bloch. No ar, em dezembro.
Bate – Rebate
- Batizada informalmente como "Lei Carolina Dieckmann", a Câmara, em Brasília, aprovou projeto de lei que tipifica delitos cometidos pela Internet.
- Por meio de sua página no Twitter, Tom Cavalcante pediu também "a proibição para crimes mostrados explicitamente na TV". Assino embaixo.
- A partir de hoje, o jornal do Heródoto Barbeiro passa a ser reprisado em três horários diferentes na Record News.
- O talk show da Luciana Gimenez, “Luciana by Night”, agora teve a sua estreia marcada para o dia 20.
- A passagem da Lady Gaga pelo Rio, como de praxe, foi meio tumultuada.
- Teve muita gente reclamando da truculência dos seguranças da cantora no Cantagalo.
- Amanhã, 17h, na Fnac, do Barra Shopping, a Xuxa vai lançar o Calendário Happy Down 2013.
- O diretor Jorge Fernando, em conversas com o pessoal de “Guerra dos Sexos”, deixou claro que poderão acontecer modificações na novela.
- Mas só depois do primeiro grupo de discussão.
- Ainda assim, tudo em acordo e na mais perfeita sintonia com o autor Silvio de Abreu.
- A propósito de grupo de discussão, hoje, em São Paulo, a Record promove o da novela “Balacobaco”.
- São aguardadas as presenças da autora Gisele Joras, o diretor Edson Spinello e do diretor-executivo do Recnov, Marcelo Silva.
C'est fini
A ESPN Brasil promove o lançamento de sua programação 2013, amanhã, terça-feira. Entre executivos e apresentadores, estarão presentes, Germán Hartenstein - diretor-geral, e os jornalistas João Palomino , Paulo Soares e Antero Greco.
O encontro vai acontecer no Espaço Traffô, na Vila Olímpia.
Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!
*Colaboração de José Carlos Nery
Flávio Ricco
Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.