Seis meses depois, "Encontro", da Fátima, se estabiliza nas manhãs da Globo

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL
  • Divulgação/TV Globo

    Fátima Bernardes (2012)

    Fátima Bernardes (2012)

O “Encontro”, da Fátima Bernardes, estreou em junho passado. Foram cerca de seis meses de espera, que fizeram criar uma enorme expectativa em torno dele. Isto, como não poderia deixar de ser, jogou contra, porque levou os menos avisados a imaginar que viria por aí alguma coisa que pudesse mudar os rumos da televisão brasileira. A proposta, na verdade, nunca foi esta.

Houve, sim, um cuidado muito grande por parte de todos, para que a mudança da Fátima, depois de 14 anos na bancada do “JN”, pudesse acontecer com a maior naturalidade possível. E foi quase isso que aconteceu.

Hoje, o “Encontro” já está perfeitamente adaptado e estabilizado nas manhãs da Globo. Antes não existia um programa parecido, que colocasse em discussão, de forma educada e inteligente, os principais temas do momento, como vimos recentemente com a violência. As pautas são bem dimensionadas e essa elegância natural da apresentadora é transmitida para o público e convidados. Lá tudo é conversado. Não tem nada gritado. É permitido ao telespectador pensar e chegar a uma conclusão. Ponto a favor.
 

  • Reprodução

    Ivete Sangalo

Tá tudo bem
 
A maratona feita por Ivete Sangalo previa a participação dela em programas de Globo, Band, SBT e Gazeta. Nenhum da Record. Houve quem questionasse se isso tinha alguma relação com a reportagem desfavorável do "Domingo Espetacular" sobre a "Caco de Telha", a sua produtora. Mas não, tanto que ela será a convidada do "Legendários", do Marcos Mion, no sábado que vem.
 
Retorno à base
 
Os jornalistas William Bonner, William Waack e Alan Severiano, todos da Globo, que estiveram envolvidos nas coberturas do Sandy e eleições americanas, já encerraram os seus trabalhos por lá. A maioria reassume os seus respectivos postos nesta segunda-feira. Menos o Bonner, em férias, até a outra semana.
 
Trio da novela
 
Bruno Gagliasso, Gabriela Duarte e Leandra Leal, que todo mundo se lembra de “Passione”, se reencontram agora em um novo trabalho. No cinema. Eles estão participando das filmagens de “Mato sem cachorro”, no Rio de Janeiro. Ângela Leal, mãe da Leandra, também integra o elenco, a exemplo de Danilo Gentili e Rafinha Bastos.
 
Tá no mercado
 
Fora da Globo, o diretor Aloysio Legey, muito respeitado no meio musical, ainda não anunciou sua próxima parada. Na Record, por sinal, entende-se que ele seria uma importante aquisição. Se ainda não foi, deveria ser procurado.
 
Bico do corvo
 
Tem delegado da ativa com inveja da Giovanna Antonelli, ou da sua Heloísa, em “Salve Jorge”, tamanho luxo e riqueza. Querem descobrir o seu segredo. Mesmo pendurada em dívidas, como é que ela consegue só desfilar com as melhores grifes, ter motorista particular e morar numa casa ou apartamento cinematográfico?
 
Também tem isso
 
Apesar de anunciar interesse, a Rede TV! ainda não dá como certa a continuidade do “Saturday Night Live” na sua programação do ano que vem. O problema está no alto custo do programa. Segundo se comenta, sem a presença do Rafinha Bastos, a sua força comercial pode cair a menos da metade.
 
Fã do Cirilo
 
Jean Paulo Campos, ator que interpreta o Cirilo em “Carrossel”, conquistou a admiração do craque Neymar. Isso ficou comprovado durante a participação especial do jogador, terça-feira, em gravação realizada no estádio da Vila Belmiro, em Santos. “Eu quero tirar uma foto com você”, pediu Neymar ao menino, que ainda revelou gostar muito do trabalho dele na novela.
 
Penteado
 
Em relação a “Avenida Brasil”, Camila Morgado, que agora grava como Mara, empresária da protagonista, Sereia (Isis Valverde), na minissérie “O Canto da Sereia”, foi uma das que mais mudou de visual. A atriz ficou loira, de cabelos curtos e cacheados.
 
Elenco

 

  • Estevam Avellar/TV Globo

    Camila Morgado grava como Mara na minissérie "O Canto da Sereia" (novembro/2012)

Com estreia confirmada para janeiro, a série “O Canto da Sereia” também reúne no elenco Marcos Palmeira, Gabriel Braga Nunes, Marcos Caruso, Marcelo Médici, Fabiula Nascimento, Zezé Motta e Margareth Menezes, entre outros. As gravações terminam no próximo dia 20.
 
The Voice – Fase Ao vivo
 
Logo mais, começa a fase ao vivo do “The Voice” na Globo. O público poderá votar por e-mail, SMS e telefone para salvar quatro participantes da eliminação. Três artistas de cada técnico se apresentarão neste domingo. Um será salvo da eliminação pelo voto popular, outro pelo técnico e o terceiro será eliminado.
 
Bate – Rebate
 
•       A nova temporada do “Esquenta”, da Regina Casé, na Globo, vai começar dia 9 de dezembro e irá até o dia 3 de fevereiro, após “Os Caras de Pau”.
•       Já a partir do dia 10 de fevereiro, o “Esquenta” entrará após o “Esporte Espetacular” e ficará no ar até o dia 30 de junho.
•       Na Rede TV!, a campanha em benefício ao Hospital de Câncer de Barretos será encerrada em 1º de dezembro.
•       Com Gilberto Barros à frente, será exibido nesse dia um especial com a presença de convidados e artistas da emissora.
•       No órgão de propriedades, a Globo renovou o domínio da marca “Saramandaia”, que é a sua próxima produção das 11.
•       Ricardo Linhares, responsável pela adaptação, já está escrevendo os primeiros capítulos da novela.
•       Trilha sonora da novela “Balacobaco” vem fazendo um barulho interessante nas emissoras de rádio.
•       Muitas pessoas que perderam emprego na Record procuraram a Bandeirantes nos últimos dias.
•       O problema é que a coisa também não está fácil na emissora do Morumbi, que dispensou cerca de 20 profissionais recentemente.
•       Paula Fernandes e Leonardo permanecem na lista de atrações do especial “Show da virada” e poderão inclusive gravar no mesmo dia.
•       A Globo não tem nada a ver com o problema dos dois.
•       O especial será realizado em dois dias, 27 e 28 deste mês, no Credicard Hall, em São Paulo.
•       O cantor Buchecha é o entrevistado da Marília Gabriela, hoje à noite, no SBT.
 
C’est fini
 
O diretor Mauro Mendonça Filho, antes de pegar firme nos trabalhos da substituta de “Salve Jorge”, também resolveu viajar um pouco. Foi para Amsterdã.
 
A nova versão de “Dona Xepa”, na Record, com texto de Gustavo Reiz, terá cerca de 90 capítulos, obedecendo a um novo formato de novelas de curta duração. Ivan Zettel foi escolhido para a direção-geral.
 
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos