Programas do SBT armam em cima do telespectador

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL
  • Reprodução

    Sueli, que já participou do quadro "Família Pede Socorro" no programa da Eliana e no "Esquadrão da Moda", ambos do SBT

    Sueli, que já participou do quadro "Família Pede Socorro" no programa da Eliana e no "Esquadrão da Moda", ambos do SBT

É preciso tomar cuidado com certas coisas. Telespectador não é bobo. Merece respeito sempre. Não pode ser enganado, em situação nenhuma.

Aliás, nos tempos de agora, toda e qualquer tentativa de querer trapacear o público em casa, é descoberta com muita facilidade, porque hoje sobram meios para isso. Inocente ou tonto é quem pensa de outra maneira.

A participante do último “Esquadrão da Moda”, do SBT, levado ao ar na noite de sábado, foi exatamente a mesma do quadro “Família pede socorro”, apresentado em julho, no programa da Eliana. Parece que é amiga de algumas pessoas da produção.

O nome dela é Sueli. Como “prova do crime” aí estão os dois vídeos denunciando claramente essa armação. Coisa mais feia.

Tirou de letra
 
No “Band E.C.”, domingo, a apresentadora Marina Ferrari, provocando ou simplesmente desconhecendo, quis do Edmundo uma avaliação do trabalho do Vanderlei Luxemburgo no Grêmio. O comentarista, com a elegância de um lorde, elogiou o treinador. Os dois, como se sabe, têm uma pendenga judicial.
 
Assim vai indo
 
Luciana Gimenez tem mais duas entrevistas acertadas para o seu novo programa da Rede TV!. Uma com o Olivier Anquier, gravada. Outra que ela vai fazer com a Ana Hickmann, liberada pela Record, nesses próximos dias. A data de estreia ainda não foi fixada.
 
Reclamação
 
Funcionários da Record reclamam que a direção da casa decidiu, na última semana, não pagar mais em dobro os feriados trabalhados. É aquela velha briga de sempre. Procurada, não foi possível localizar quem respondesse pela emissora.
 
Fim de ano – 1
 
Na última quinta-feira, final do expediente, a Bandeirantes dispensou cerca de 20 profissionais, em São Paulo, a maioria das produções de “Muito Mais” e “Quem fica em pé?” – programas com ciclo encerrado. Segundo se informa, outros cortes estão previstos no decorrer dos próximos dias.
 
Fim de ano – 2
 
Na Record, a notícia também não é nada boa. Um grande corte é aguardado nas suas produções, ainda neste fim de ano. Na Record News, ontem, como a mudança anunciada, foram dispensadas 40 pessoas. O clima, como não poderia deixar de ser, é de tensão. Quando a conta não fecha, sempre sobra pra folha.

  • Divulgação

    Logo do "Se Liga Brasil"

  • Divulgação

    Logo da rede NBC

Ctrl C?
 
O assunto ainda gera discussão, mas há quem enxergue semelhanças entre o logotipo do "Se Liga Brasil", novo programa das manhãs na Rede TV!, e parte da cauda esquerda do tradicional pavão, marca registrada da rede americana NBC. Olhando bem, até pode ser.
 
Rédea curta
 
Ainda em relação à Record, fala-se num controle maior de gastos a partir de agora, coordenado pela Universal, mas não necessariamente num freio em relação a novos investimentos. Busca-se uma política de pés no chão. Até porque, segundo setores da igreja, andaram gastando demais e os resultados não foram os desejados. Os jogos olímpicos estão entre os exemplos negativos.
 
Dois problemas
 
Fiquem, desde já, todos avisados de dois desfalques na “Escolinha do Gugu”, no programa do próximo domingo. A Cacau vai faltar, porque precisa fazer uma viagem ao exterior.
A Geisy Arruda também não vai aparecer, porque marcou um recall no silicone do peito.
 
Deselegância e insensatez
 
Sem entrar na seara do fanatismo ou preconceito, mexer com religião é sempre muito delicado. Requer um mínimo de respeito. Desconhecimento à parte, foi de um profundo mau gosto a brincadeira do Silvio Santos sobre o espiritismo, no seu programa de domingo, com as “participações especiais” da filha Patrícia e da Lívia Andrade.
 
Reforço
 
William Waack e Alan Severiano, ambos da TV Globo – SP, estão desde a semana passada nos Estados Unidos, para auxiliar a equipe local na cobertura da recuperação de Nova York, depois do Sandy, e também para as eleições americanas no dia de hoje.
 
X9
 

  • Divulgação

    Jéssica (Carolina Dieckmann) desconfia que Rosângela (Paloma Bernardi) está ajudando Russo (Adriano Garib)

Em “Salve Jorge”, Jéssica (Carolina Dieckmann) desconfia que Rosângela (Paloma Bernardi) está ajudando Russo (Adriano Garib), que a estuprou, e cobra satisfações.

"E se estiver? Não quero passar pelo que você passou...”, devolve.
 
 
Na conta
 
Um clima de euforia tomou conta dos corredores da Rede TV! no dia de ontem. Funcionários se abraçavam, comemoravam, e isso acabou chamando a atenção de pessoas de fora, que foram lá participar dos seus programas. Motivo tão logo esclarecido. Os salários referentes ao dia 5, foram pagos corretamente.
 
Bate – Rebate
 
•       O “Extreme Makeover”, da Record, está sendo apresentado, do sábado para domingo, da 0h50 à 1h25.
•       Apresentado ou escondido?
•       Ficou para janeiro do ano que vem o lançamento do livro "Proibida pra mim", de Gustavo Reiz.
•       A história relata um romance entre dois jovens e uma banda de rock iniciante.
•       A Rede TV! informa que não tem disputa nenhuma. O novo programa da Luciana Gimenez, o talk show, será apresentado às terças-feiras.
•       Enquanto Daniela Albuquerque, com o “Sob Medida”, entrará nas noites de quinta ou até sexta. Segundo a emissora, isso está valendo desde o começo.
•       As colunas ”Bandnews Literatura” e “Bandnews Artes” estreiam hoje no Bandnews, com apresentações diárias.
•       Na mesma área, também nesta terça, 11 da manhã, começa o “Giro Artes”, semanal.
•       Lucélia Santos é a convidada do “Provocações”, do Antonio Abujamra, hoje, 11 da noite, na Cultura.
•       O “Esquenta”, programa de temporada da Regina Casé, na Globo, volta agora no fim do ano.
•       Numa parceria com a Coca-Cola, o canal Nat Geo estreia hoje, às 19h15, a série “Viva Positivamente”, em quatro episódios - um deles se passa no Brasil.
•       O programa descreve as ações de pessoas que superaram grandes desafios sociais.
•       No Rio de Janeiro, será mostrado o caso de Antonio Borges, que passou de indigente a presidente de uma das mais fortes cooperativas de reciclagem da cidade.
•       Erro de ontem: o “Central Fox”, do José Illan, é apresentado a partir das 20 horas.
•       “Terceiro Tempo”, do Milton Neves, na Band, foi muito bem de audiência no domingo. Deu 6 de média, com pico de 10.
 
C´est fini
 
Letícia Dornelles, uma vez mais, foi procurada pela direção da Rede TV! para assumir os roteiros do “Saturday Night Live”, que já está com sua temporada 2013 garantida.
A autora agradeceu a lembrança, mas vai permanecer na equipe do “Programa da Tarde”, da Record. Tá bem feliz lá.
 
Desde a edição de ontem, o jornalístico “SBT Rio”, apresentado por Rogério Forcolen está sendo transmitido para todo o Estado do Rio de Janeiro.
Único problema, mas já contornado, é que o sinal "vazou" na SBT Friburgo. O telejornal local, comandado por Paulo Carvalho, teve que ser mudado para 19h15.
 
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos