Forte calor abafa novelas da Globo

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL
  • Divulgação/TV Globo

    "Lado a Lado" não teve o rendimento esperado

    "Lado a Lado" não teve o rendimento esperado

A grade de programação da Globo, um achado na forma e efeito, se no atacado apresenta resultados amplamente favoráveis, de vez em quando também faz ligar o estado de atenção.

É o que acontece nos dias atuais, especialmente se considerarmos apenas a audiência de São Paulo, levantada ao longo dos últimos meses. Depois de quase três anos com resultados muito bons, “Lado a Lado” não tem repetido o desempenho das suas antecessoras. A novela das 6 sempre forma uma linha divisória a ser considerada. Hoje, a entrega para “Guerra dos Sexos” acontece na casa dos 16, 17 pontos, enquanto a anterior, “Cheias de Charme”, recebia com 23 ou até 25 pontos. Uma coisa acaba influindo de forma direta na outra, assim como temperatura, horário de verão e outros que tais.

“Lado a Lado”, apesar de todos os cuidados na sua produção – talvez seja a novela mais bonita no ar atualmente, não conseguiu o rendimento que dela se esperava. Talvez por isso e considerando toda essa série de fatores, a direção da Globo pretende daqui pra frente fortalecer cada vez mais as suas produções das 18 horas, com a participação dos autores e atores mais importantes. A novela do Walther Negrão que vem aí, com direção do Jayme Monjardim, é bem um exemplo disso.
 
Big Brother Brasil 13
Já existe uma definição sobre o período de exibição do próximo “Big Brother Brasil”, em sua 13ª edição.

O programa será apresentado entre 8 de janeiro, estreia, e 26 de março, dia da final.

Quanto ao mais, sem grandes novidades. Pedro Bial continua como apresentador e o prêmio ao vencedor será de R$ 1,5 milhão.
 
Aposta no novo
Uma das protagonistas da próxima novela das nove na Globo, escrita por Walcyr Carrasco, será um lançamento.

Wolf Maya, diretor de núcleo, está encarregado de encontrar essa aposta, que viverá a filha de Elizabeth Savalla.
 
Batendo de frente
Tem uma “prova dos 9” que deve ser feita, no que diz respeito aos próximos lançamentos da Rede TV!.

O talk show da Luciana Gimenez será apresentado às terças-feiras, certo? Mas como ficará o “Sob Medida”, da Daniela Albuquerque, anunciado também nas terças e no mesmo horário? Primeiras-damas em choque.

  • Pacotes para a Turquia são dos mais procurados

Não demorou tanto
Quando “Salve Jorge” ainda estava para estrear, esta santa coluna falou de uma certa inquietação no mercado do turismo sobre o seu lançamento.

Hoje, com apenas algumas semanas no ar, a novela é responsável por um número muito maior de pessoas interessadas em viajar para a Turquia.

Já é um dos lugares mais procurados para o período de férias.

Explica pra mim
É absolutamente natural receber convites para lançamentos ou primeira exibição de filmes, novelas, séries, livros e outros do gênero.

Completamente anormal é querer florear em cima, como aconteceu na semana que passou. Um desses em questão chamava “para a junket do especial do Mandrake”.

Alguém explica? Precisava?
 
Questão de ordem
Durante todo este mês de novembro, o “Domingão do Faustão” será transmitido pela TV Globo – São Paulo. Direto, sem intercalar com o Rio.

O estúdio normalmente usado por ele, no Projac, ficará com o Boninho e o “The Voice Brasil”, para as seis audições ao vivo.
 

  • Geraldo Luis, do "Balanço Geral"

A qualquer preço
O “Balanço Geral”, do Geraldo Luis, está fazendo o impossível para elevar a sua audiência em São Paulo. Não importam os meios.

Só na semana que passou, num dia, ele almoçou com o anão no estúdio. Os dois, ali falando e comendo ao mesmo tempo. Não bastasse, no dia seguinte, foram à feira do automóvel acompanhados pelas candidatas do Miss Bumbum. Um escracho.
 
Pânico x SS - 1
A partir da sua chegada na Band, o “Pânico” ficou à frente do “Programa Silvio Santos”, no SBT, somente em 4 ocasiões: 01/04, 22/04, 29/04 e 13/05.

Depois, o apresentador venceu todos os confrontos, de acordo com dados do Ibope na Grande São Paulo.
 
Pânico x SS – 2
Já em relação à audiência nacional, PNT, o quadro é ainda mais favorável a Silvio Santos na disputa com o “Pânico”.

Ele não perdeu nenhum dos 31 duelos, entre 01/04 e 28/10.

Como se não bastasse, o concorrente, que está proibido de imitar e chegar perto de SS, até aqui, está com média anual de 7 pontos na GSP, ocupando a quarta posição no ranking de audiência.
 
Túnel do tempo
Diretor musical do SBT e jurado do “Astros”, Arnaldo Saccomani, entre outros compromissos na emissora, está revendo toda a trilha sonora das temporadas de “Chiquititas” exibidas pela emissora.

Assim que for encerrada essa maratona, ele terá uma base para a montagem do primeiro CD da versão da novela que irá estrear em 2013.
 
Musical
Leilah Moreno, cantora e atriz, vai integrar o elenco do musical “Thriller Live”, sobre a história dos maiores sucessos de Michael Jackson, que fará uma turnê pelo Brasil em 2013.

Ela foi aprovada em testes que envolveram cerca de 300 candidatas.Por aqui, “Thriller Live” contará com a mesma estrutura do espetáculo original, em cartaz na Europa desde 2007, reunindo 50 artistas internacionais.
 
Bate – Rebate
•       Quem comprou o formato do “Qual é a Música?” foi a Record, para o Gugu apresentar.
•       A estreia do quadro vai acontecer no dia 25 de novembro.
•       Arthur é o nome do personagem de William Vita em “Guerra dos Sexos”, policial que vai acompanhar Otávio, Tony Ramos, durante a história.
•       Apesar de Deborah Secco ter avisado que suas prioridades no momento são outras, os produtores do filme “Isto é Calypso”, sobre a história da banda liderada por Joelma, decidiram que vão mesmo esperar pela atriz.
•       Eles resolveram não convidar uma outra para viver a vocalista.
•       De qualquer forma, na equipe do filme, houve quem defendesse um convite para Leandra Leal - uma das “Empreguetes” de “Cheias de Charme”.
•       Por fim, Deborah Secco só irá se dedicar ao longa-metragem no ano que vem.
•        E tem ainda o problema da escalação de um ator para fazer o Chimbinha.
•       Maria Maya, que esteve em “Aquele Beijo”, voltará a trabalhar com o pai, o diretor Wolf Maya.
•       A atriz vai integrar o elenco da novela que substituirá “Salve Jorge”.
•       A nova versão de “Dona Xepa”, adaptada por Gustavo Reiz, será uma história bem contemporânea, até para que possa atender interesses do comercial da Record.
•       Estreia em 2013.
 
C´est fini
O canal Combate promove neste domingo, oito da noite, o encontro entre rock and roll e MMA no programa “Revista Combate”.
Fã declarado do gênero artes marciais mistas, o baixista da banda Tihuana, Román Laurito, fará um treino com Miltinho Vieira, peso pena do UFC.
 
Preta Gil e MC Naldo estão confirmados nas gravações do novo DVD da Wanessa Camargo, dia 15, no HSBC, em São Paulo.
 
Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos