SBT faz televisão do século passado

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL
  • Divulgação

    Bozo deve voltar ao ar no SBT, assim como "Aqui Agora" e "Fantasia"

    Bozo deve voltar ao ar no SBT, assim como "Aqui Agora" e "Fantasia"

Há uma certa e justificada euforia no SBT com os bons resultados registrados especialmente ao longo dos últimos meses, responsáveis pela reconquista do segundo lugar de audiência. Foram quase 10 anos amargando a terceira colocação.

Tudo teve início no começo da década passada, quando alguns dos seus executivos – que ainda se seguram por lá, para mostrar serviço e não sair dos seus tronos, aconselharam erradamente o dono a investir menos na televisão. Deu no que deu. A Record passou batida.

Só mais recentemente, tudo voltou ao que era antes. A novidade, se houve alguma, foi o lançamento de “Carrossel”, assim como algumas mexidas pontuais na sua grade.

No entanto, o lado estranho dessa história é que nenhuma ideia nova vingou nos últimos anos. Nada foi criado. O que está aí, está aí há muito tempo e parece que a ordem é essa mesmo, investir no antigo. Depois de “Carrossel” vem “Chiquititas”; ainda neste ou quase certeza no próximo ano, o “Bozo” estará de volta. E assim será, havendo até o risco do retorno de outros, como “Aqui Agora”, “Reapertura”, “Viva a Noite” e “Fantasia”, que já deram tudo o que tinham.

O SBT se especializou em fazer televisão do século passado. E não dá sinais de sair disso.
 
Maratona da Ivete
 
Em tempo de divulgação do seu novo trabalho, Ivete Sangalo, neste domingo, faz o “Faustão”, ao vivo, na Globo.

Já na segunda-feira, à tarde, grava o “Raul Gil”, no SBT, e à noite, também ao vivo, participa do “CQC”, na Band, com tudo que tem direito.

Na terça, só SBT. Gravação com a Eliana, à tarde, e Ratinho, à noite.

Na quarta, a agenda marca entrevista no "Agora é Tarde", da Band, com Danilo Gentili.

Só na quinta-feira, ela vai para casa, em Salvador.
 

  • AgNews

    Tiago Leifert continuará com dedicação exclusiva do reality "The Voice Brasil"

Não muda
 
Mesmo com as audições ao vivo, sempre aos domingos, Tiago Leifert continuará se dedicando unicamente ao “The Voice Brasil” até o final da semana.
O “Globo Esporte”, São Paulo, também por consequência permanecerá sob os cuidados do Ivan Moré.
 
Antigo embalo
 
O programa do Ratinho está longe de apresentar os resultados de outros tempos, quando chegava até a incomodar a principal novela da Globo.

Mas, mesmo não sendo assim, a sua audiência se estabilizou na casa de 7 ou 8 pontos, que é muito boa para os padrões atuais do SBT.
 
Ordem inversa
 
A mudança no “Gugu”, feita em caráter experimental no último domingo, passa a valer como definitiva a partir de agora.

Neste domingo, o quadro da “Escolinha”, ao vivo, vai entrar às 4 da tarde, abrindo o programa. Os bons resultados levaram a isso. O quadro, em alguns momentos, atingiu picos de 10 pontos.
 
Ajustes
 
Passada a semana de estreia, o programa “Se liga Brasil”, da Rede TV! ainda sofrerá pequenos ajustes no decorrer dos próximos dias.
Intensificar a prestação de serviços será uma dessas providências.
 
Desligado
 
A propósito de Rede TV!, o seu diretor nacional de jornalismo, Américo Martins, passadas as eleições municipais, entra em período de férias. Deve voltar dentro de uns 20 dias.

Mas deixou tudo organizado.
 
Ótica da Record
 
Na visão de alguns dos seus diretores, a Globo se cercou de todos os cuidados para enfrentar a estreia da “Fazenda de verão” na noite de quarta-feira.

Até Galvão Bueno, ainda segundo eles, afastado do futebol dos clubes, foi convocado para a transmissão de La U e São Paulo, direto de Santiago.
 

  • Divulgação/Record

    Programa de Roberto Justus terá uma atração musical por mês

Formato diferente
 
O “Mais”, do Roberto Justus, na Record, pelo menos uma vez por mês será um especial musical, com direito a bastidores de show, entrevistas e curiosidades.

Zezé di Camargo e Luciano inauguram este formato, já nesta próxima segunda-feira.

Durante 4 dias uma equipe do Justus acompanhou os cantores que ficarão, ainda, frente a frente com uma dupla, Sandro e Léo, que toca num posto de gasolina.
 
SBT esconde redação
 
O SBT vai inaugurar o novo cenário do jornalismo até dezembro, informa Marcelo Parada, diretor nacional.

Por isso mesmo, todas as entradas e saídas estão sendo minuciosamente controladas. Está terminantemente proibida a presença de espiões e curiosos. Câmeras fotográficas também. Ninguém pode ver.
 
Pianinho
 
A Record agora é outra. O último comunicado distribuído pela direção da emissora aos seus mais diversos setores, proibindo terminantemente o assédio moral, provocou efeito imediato.

Alguns que, antes só se faziam entender no berro, agora impressionam pela suavidade e boas maneiras no trato com subalternos.
 
Nada selvagem
 
Richard Rasmussen programou para as próximas edições do “Aventura Selvagem”, exibido aos sábados, 18h15, e domingos, 6h00, no SBT, uma “série Brasil”.
A sua equipe visitará o Amazonas e o Pará, entre outros estados.

Hoje, porém, o Richard fará um programa voltado para o Teleton, recebendo em sua casa crianças da AACD.
 
Bate – Rebate

  • A Rede TV! inicia hoje, durante o programa de Gilberto Barros, mais uma edição da campanha “Direito de Viver”, em benefício do Hospital de Câncer de Barretos.
  • A Record está tentando desenvolver um trabalho com ”Balacobaco”, oferecendo seus atores para os mais diversos programas da casa.
  • O curioso é que algumas dessas produções já recusaram. Não querem receber ninguém.
  • A concorrência interna, nos bastidores da TV, na grande maioria dos casos, é muito maior que a de fora.
  • É bem aquela coisa do inimigo mora ou trabalha ao lado.
  • Alguns artistas da Globo ficaram queimados com a brincadeira do “Pânico”.
  • Daniel Zukerman se fez de repórter do “Casseta”, aliás, uma sacada bem divertida, e enganou meio mundo.
  • Foi interessante verificar a diferença de comportamento quando os mesmos artistas eram chamados pelo Vesgo para falar alguma coisa.
  • Pessoal do Teleton pretende gravar com Ivete Sangalo, segunda, nos estúdios do SBT, durante sua passagem pela emissora.

C´est fini
 
A Feira do Automóvel termina hoje. É, há muitos anos, a mais importante de toda a América do Sul.

E também já de muito tempo é preciso fazer alguma coisa para diminuir o calor no Pavilhão de Exposições do Anhembi. Aquilo é um forno. As pessoas passam mal. Falta ar.
 
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery

 

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos