Fatores que devem ser considerados ao se comparar novelas

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL
  • AgNews

    Os autores João Emanuel Carneiro e Gloria Perez

    Os autores João Emanuel Carneiro e Gloria Perez

Audiência não é ciência exata. Vários outros elementos sempre devem ser considerados quando se pretende estabelecer comparativos sobre o desempenho de produtos, mesmo similares em sua essência.

Nesses últimos dias, por exemplo, alguns mais afoitos se sangraram em saúde, assegurando que “Salve Jorge” não repetirá a audiência da sua antecessora, “Avenida Brasil”. Pode ser, mas também pode não ser. Quem aposta? Nenhuma bola de cristal dará agora esta certeza. Isso é tarefa única e exclusiva do tempo, no sentido mais amplo.

Independentemente da qualidade de cada novela, é necessário considerar, em primeiro lugar, em quais condições uma e outra foram colocadas no ar. João Emanuel Carneiro estreou no fim de março, início do outono e em situação climática mais favorável em relação a Glória Perez, que entrou no meio de uma primavera muito quente, horário de verão e horário político.

Não parece, mas esses são detalhes que invariavelmente provocam alterações importantes, tanto na vida, como no cotidiano das pessoas. Estabelecer comparativos desta natureza, envolvendo dois trabalhos absolutamente distintos, com boa vontade pode até servir de passatempo, mas sempre será de enorme inutilidade para se mensurar receptividade junto ao público, desempenho ou outros do gênero.
 

  • Divulgação/SBT

    Silvio Santos

Homenagem em Brasília
 
Silvio Santos será um dos agraciados na 18ª edição da Ordem do Mérito Cultural (OMC) – a maior comenda nacional da área da cultura, em cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília, nesta próxima segunda-feira. Uma solenidade que se realiza anualmente, no Dia Nacional da Cultura, como reconhecimento às iniciativas e trabalhos de grandes brasileiros que atuaram e atuam na vida cultural brasileira. A OMC deste ano irá homenagear Luiz Gonzaga.

Meio escondido
 
Luciana Gimenez gravou quarta-feira, valendo, a primeira edição do talk show “Luciana By Night”, ainda sem data de estreia na Rede TV!. Por alguma razão, que ninguém explica, houve um certo mistério em torno do convidado. Não era pra contar. Mas, tam!  tam! tam! tam!, quem gravou com a Luciana foi o Raul Gil, do SBT, que, como se sabe, participou de algumas reuniões com a direção da Rede TV! para discutir uma possível mudança de canal.  
 
Pool
 
A Igreja Mundial do Poder de Deus, do Valdemiro Santiago, celebrou um culto na Praça da Paz, em Maputo, Moçambique. Foi transmitido, ao vivo, direto do continente africano para Band, Canal 21 e pela sua TV, a Rede Cidade Mundial. Mas o sinal estava muito ruim. Caiu em várias oportunidades.
 
Aluga-se fazenda - 1
 
Desde que comprou e apesar de toda a estrutura que tem por lá, a Record ainda não conseguiu nenhum inquilino para a sua “Fazenda”. A ociosidade, em vários meses do ano, tem um custo bem elevado.
 
Aluga-se fazenda – 2
 
A propósito disso, há bem poucos dias, houve uma consulta do pessoal da RCN, da Colômbia, que pretendia usar a fazenda da Record para o programa “Protagonistas de nuestra tela”. As partes não chegaram a um acordo.
 
Só voz
 
Os atores Tammy Di Calafiori e Erich Pelitz, contratados em janeiro pela Fox, ainda estão à espera de seus programas. Enquanto a oportunidade não chega, eles continuam trabalhando apenas com locuções para o canal.
 
Vai pra casa
 
Rodrigo Faro será obrigado a dormir apenas um dia da semana na sede da Fazenda, provavelmente de sexta para o sábado. Entre a sua casa, em Alphaville, e Itu, local onde é realizado o programa, a distância é de aproximadamente 50 km.
 
Pré-seleção
 
O SBT deu início aos trabalhos de “Chiquititas”. Por enquanto, só testes com as crianças interessadas em fazer a novela. As que sabem cantar levam vantagem sobre as outras. Passam a ter prioridade.
 
Prévia
 
O último episódio desta temporada de “Tapas & Beijos”, na Globo, no ar em dezembro, terá uma duração maior. Um bloco a mais. Um programa especial, que já irá preparar o telespectador para as novidades do ano que vem.

  • Divulgação/SBT

    Ticiana Villas Bôas, da Band, se casou com o empresário Joesley Batista

Segue em frente
 
Patrícia Maldonado vai continuar dividindo com Ricardo Boechat a apresentação do “Jornal da Band”, pelo menos até o próximo dia 9, uma sexta-feira. Isto está certo. Anuncia-se para o dia 12 o retorno da titular Ticiana Villas Boas. Aí já não sei.
 
Datas fechadas
 
A programação especial do Bem Simples, da Fox, gravada recentemente em Buenos Aires, movimentando todos os seus contratados, Palmirinha entre eles, será exibida em quatro edições a partir do dia 1º de dezembro. Com apresentação de Ticiane Pinheiro e Guga Rocha, os programas entrarão sempre aos sábados, às dez da noite.
 
Bate – Rebate
 
•       Douglas Tavolaro, vice de jornalismo da Record, há quase dois meses está impossibilitado de conduzir pessoalmente o seu setor.
•       Tavolaro tem se dedicado quase que exclusivamente ao lançamento do novo livro de Edir Macedo.
•       Tem gente que vai nos detalhes. Dia desses, a repórter da Fox americana fez questão de combinar o vermelho da capa de chuva com o batom.
•       O programa da Patrícia Abravanel, se estrear, será apenas no ano que vem.
•       Leonor Corrêa, que estava na sua direção, irá assumir outras funções no SBT.
•       Acabou acontecendo o que o dono Silvio Santos não queria. Dependesse dele, o lançamento seria ainda na atual temporada.
•       O forte calor do Rio de Janeiro castigou o elenco de “Salve Jorge”. Principalmente quem foi chamado para externas. Tinha um sol pra cada um.
•       No entender de toda a equipe do “Ídolos”, a edição atual está entre as três melhores, até em função dos jurados escolhidos, Fafá, Supla e Marco Camargo.
•       Ainda assim será a última.
•       Roberto Carlos não se descuida. Faz musculação todos os dias, no Rio, em São Paulo ou durante as viagens.
•       Silvio Luiz, nas horas vagas da Transamérica FM e Rede TV!, botou na cabeça que agora é jogador de bocha. Está levando a sério.
 
C´est fini
 
Desde o dia de ontem, o Canal Brasil passou a fazer parte dos pacotes básicos da Claro, Net, Oi TV e Sky. A base de assinantes saltou de três para cerca de 12 milhões.
 
Renato Maurício Prado acertou com o Fox Sports. Eduardo Zebini, diretor do canal, esteve sempre à frente das negociações. O contrato foi assinado na manhã de ontem.
Renato será aproveitado tanto na programação esportiva, como nas principais transmissões. A sua estreia acontece segunda-feira, às 19h, no “Central Fox”.
 
Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos