Emmy Internacional altera cronograma do "Fantástico"

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL
  • Divulgação/TV Globo

    Clayton Conservani encara um rafting em corredeiras repletas de crocodilos (19/7/2012)

    Clayton Conservani encara um rafting em corredeiras repletas de crocodilos (19/7/2012)

Pela primeira vez, na história do jornalismo esportivo da Globo, um produto desse departamento recebeu indicação ao Emmy Internacional, algo que aconteceu agora com o “Planeta Extremo”, quadro do “Fantástico”. Até em função disso, há uma grande expectativa em torno da cerimônia de entrega do prêmio, marcada para o dia 19 de novembro, em Nova York.

O “Planeta Extremo”, com gravação realizada na Antártica, concorre com produções da Austrália, Singapura e Espanha. E a emissora, confiante em um bom resultado, alterou todo o cronograma de gravações da terceira temporada, na Indonésia, para ter a sua força máxima presente ao evento.

O quadro terá como representantes na festa, o diretor João Pedro Paes Leme, o repórter Clayton Conservani, o produtor-executivo Cláudio de Moraes e o roteirista Marcelo Outeiral, que viajam para os Estados Unidos no dia 15 do próximo mês.

Fim de linha

De acordo com informações muito seguras, a atual edição do “Ídolos”, será a última a ser exibida pela Record. Não haverá uma próxima. E tudo por causa da sua baixa audiência. Mas a parceria com a Fremantle vai continuar. As empresas, inclusive, pretendem apostar num outro formato de talentos, o “Got Talent”, que em sua versão britânica revelou a cantora Susan Boyle. A estreia está prevista para março de 2013.

Relógio é outro

O vice do SBT, José Roberto Maciel, na semana passada, disse que o crescimento deste ano deve acontecer na ordem de 13% a 14%. Essa conta não vai bater. Como acontece há mais de 5 anos, com toda a certeza, ficará abaixo do mercado.

Conta não bate - 1

É importante esclarecer que apesar das colocações feitas, o SBT não observou nenhum grande investimento nos últimos tempos. Foi só “Carrossel” e mais nada. A reprise de novelas, que também provocou forte impulso na audiência – ideia do dono, Silvio Santos, pouco representa para o mercado comercial.

Conta não bate – 2

O SBT, embora numa fase mais auspiciosa, mais em decorrência da fragilidade apresentada pela concorrente Record em tempos recentes, está perdendo participação no mercado há 5 anos. Alguns dos seus programas, instalados em faixas nobres da sua grade, estão com prazos de validade vencidos. São os casos do “Aventura”, “Astros” e “Cante se Puder”. Só são mantidos porque não existe outra coisa para colocar no lugar.

  • Gilvan Marques/Divulgação

    Heliporto terá capacidade para cerca de 200 aeronaves (28/10/2012)

Toque de caixa

E apesar de a direção do SBT continuar desenvolvendo esforços, inclusive junto a importantes autoridades, as obras do maior heliporto do Brasil não param. O empreendimento, vizinho à sede da emissora, em Osasco, terá capacidade para cerca de 200 aeronaves.

Caso sério

Engana-se quem pensa que apenas o Marcos Mion teve problemas com Taylor Lautner, ator do “Crepúsculo”, que veio vender o seu filme por aqui. A Maria Cândida também. Depois de gravar tudo com ele, como combinado com a equipe, perceberam que a fita da câmera do artista estava corrompida. Tinha que fazer de novo. Mas não quiseram fazer. É bom parar de paparicar certo tipo de gente.

  • João Cota/TV Globo

    Glória Menezes se veste de roqueira em "Louco Por Elas" (28/10/2012)

Melhor idade

A roqueira da foto é ninguém menos que Glória Menezes. Na segunda temporada de “Louco por Elas”, que estreia amanhã, Violeta, personagem da atriz, se junta a um coral da melhor idade para gravar um clipe da música “O Tempo Não Para”, de Cazuza e Arnaldo Brandão. A interpretação do grupo se torna um hit da Internet.

Surpresas

Equipes do programa “Mulheres Ricas”, da Bandeirantes, no melhor estilo “Arquivo Confidencial”, estão realizando gravações nas regiões de cada uma das participantes. Haverá, portanto, trabalhos no Espírito Santo, por causa da cantora Aeileen Varejão.

Só comparando

No estacionamento do SBT, chama a atenção de visitantes um único detalhe, o Lincoln, já meio usado, na vaga do Sílvio Santos. É dele mesmo, um dos carros mais simples entre tantos, de outros diretores e apresentadores. Antes desse, ele dirigiu um Camaro Branco de 1975, agora exposto na galeria da Anhanguera.

Interatividade

Alguns programas da TV Globo, enfim, começam a trabalhar melhor com os canais de interatividade, dentre eles, as redes sociais, onde mensagens de internautas são exibidas simultaneamente na TV. São os casos do "The Voice", "Amor & Sexo", "Encontro" e o "Jornal Hoje". A propósito do "JH", no primeiro dia do quadro "Jovens do Brasil", cerca de 16 mil telespectadores estiveram conectados com o âncora Evaristo Costa.

Série de TV

As confirmações ainda não existem, mas, entre as novidades da Fox para a temporada 2013, está uma série baseada no livro “O doce veneno do escorpião”, de Raquel Pacheco, a “Bruna Surfistinha”. O contrato deve ser fechado nos próximos dias, e logo depois terão início discussões a respeito de produção, elenco e direção. Se tudo der certo, o programa irá ao ar pelo FX.

Escala alterada

A infecção do Galvão Bueno mexeu com quase toda a escala esportiva da Globo e SporTV no fim de semana. Luís Roberto foi deslocado para a Fórmula 1, enquanto Luiz Carlos Junior fez o jogo do Brasileirão na Globo. Ainda como consequência, Milton Leite viajou às pressas para transmitir Bahia e Grêmio, em Salvador, no lugar do Luiz Carlos.

Bate – Rebate

• Silvio Santos não gostou nadica de nada de ter a sua foto distribuída, quando foi fazer um tratamento dentário. Foi sem a autorização.
• Parece tendência na TV mundial, mas após TLN, do Grupo Televisa, e Viva, das Organizações Globo, a TVI criou a TVI Ficção, em Portugal.
• É uma TV voltada somente para a teledramaturgia. Até aqui, porém, só visam prioritariamente as reprises. Nada de produzir conteúdo próprio em grande escala.
• O jogador Neymar foi convidado pela produção do Teleton para participar, ao vivo, do programa.
• Mas ele estará concentrado com o Santos e, por este motivo, não será possível.
• Diante disso, prometeu gravar qualquer coisa, dois ou três dias antes nos estúdios do SBT.
• SKY e os organizadores do Rock in Rio assinaram um acordo de parceria.
• A empresa será a chamada "media partner" oficial do evento, que acontece em setembro do ano que vem.
• Além de levar seu sinal para todos os telões e monitores espalhados pela Cidade do Rock, a SKY montará um espaço no local com uma série de atrações para os visitantes do evento.
• Já a transmissão do Rock in Rio, porém, deve ficar a cargo de Globo e Multishow, nas TVs aberta e fechada, respectivamente.

C´est fini

O Grammy Latino, marcado para novembro, em Las Vegas, poderá apresentar um número especial com Caetano Veloso e Chico Buarque.

Já existe uma movimentação dos organizadores do evento nesse sentido.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos