"The Voice" é um novo grande acerto da Globo

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL
  • Clayton Militão/Foto Rio News

    Os quatro jurados do "The Voice Brasil": Carlinhos Brown, Claudia Leitte, Daniel e Lulu Santos (18/9/12)

    Os quatro jurados do "The Voice Brasil": Carlinhos Brown, Claudia Leitte, Daniel e Lulu Santos (18/9/12)

Se hoje alguém se queixa da falta de qualidade na TV aberta, com toda certeza o “The Voice” deve aparecer entre as exceções.

O programa está muito bem feito e até com certa facilidade conseguiu levar as pessoas a se envolverem com ele. Os meios sociais, usados como termômetro, servem de testemunha. É uma verdadeira loucura o que acontece durante o seu horário de exibição.

Foram corretas, agora se percebe, as escolhas de Claudia Leitte, Daniel, Carlinhos Brown e Lulu Santos pelo diretor Boninho, assim como a opção pelo Tiago Leifert para apresentador. Se existe uma coisa que joga contra é apenas a iluminação. Tá muito noite para um programa de domingo, no meio da tarde. Atenuar o vermelho e intensificar cores mais claras pode ser uma solução.

Descuido

Quem assistiu ao “Zorra Total” do último sábado teve um bom exemplo do que não pode acontecer com a maquiagem em tempos de TV digital. Num determinado quadro, o comediante Nelson Freitas apareceu com o rosto borrado de tanto pó. Tava desfigurado.

Como se faz - 1

Daniel Berlinsky, colaborador de Walcyr Carrasco na substituta de “Salve Jorge”, ficou um mês no Hospital das Clínicas, em São Paulo, conhecendo a sua rotina. Viveu de perto várias experiências e este seu trabalho terá um peso importante durante o desenvolvimento da novela.

Como se faz - 2

Boa parte desta história do Walcyr será ambientada em um grande hospital, possivelmente de propriedade de Antonio Fagundes. E que será motivo de disputa dos dois filhos dele, um casal. Paolla Oliveira já está definida. Falta escolher o irmão.

Merchan sagrado

Durante a transmissão de uma missa pela TV, na madrugada de sábado para domingo, o celebrante passou a utilizar o microfone com o logotipo de uma rede de farmácias. Assim como na camisa de jogadores, daqui a pouco até a batina do padre terá a marca de patrocinadores.

Guerra religiosa
 

  • Reproução

    Desenho de Edir Macedo mostra Davi atirando em São Jorge

Toda e qualquer violência deve ser condenada, ainda mais quando parte de um religioso. Edir Macedo, em seu blog, por causa da estreia da Globo no dia de ontem, postou um desenho com Davi, em reprise na Record, atirando uma pedra em São Jorge. Como explicar um negócio desses?

Lamentável

  • Imagem do "Jornal Nacional" de sábado (20) com closed caption

Desde muito tempo existem críticas pela baixa qualidade do closed caption oferecido pelas principais emissoras do Brasil. Nenhuma escapa.
E parece que não adianta falar. É um serviço que ainda deixa a desejar. Alguém, por exemplo, conseguiu traduzir o que foi escrito no “Jornal Nacional” de sábado?

Saia justa

Gilberto Barros, de acordo com pessoas muito próximas, não reagiu bem ao noticiário sobre o interesse da Rede TV! na contratação de Raul Gil para a grade dos domingos. Entende que não existem condições para isso e usa, como argumento de defesa, que tem encontrado vários problemas para colocar o seu programa no ar, desde técnicos a salários.

Regressiva

O “Pânico” terá mais sete edições, ao vivo, este ano, na Bandeirantes. A última, portanto, irá ao ar dia 9 de dezembro. E, depois, férias. Serão exibidas reprises dos melhores momentos, até a volta em 2013.

Primeiro da fila

Luciana Gimenez pretende ter Britto Junior, da Record, como um dos primeiros convidados do “Luciana by Night”, na Rede TV!. Não deve haver qualquer problema no pedido, uma vez que as duas emissoras, hoje, têm um bom relacionamento. O programa continua sem data de estreia, mas vem aí com a proposta de “mudar a imagem” da Luciana.

Rua da amargura

  • Divulgação

    Cena de "Tapas & Beijos", seriado com Fernanda Torres e Andrea Beltrão

Em “Tapas & Beijos”, Fátima (Fernanda Torres) e Sueli (Andréa Beltrão) voltam a ser as mais novas solteiras de Copacabana. A cartada final para elas darem o troco em cima da malandragem dos maridos será fingir um affair com Ubirajara (Ravel Cabral). Um caminho sem volta para pedirem o divórcio de Armane (Vladimir Brichta) e Jorge (Fabio Assunção) no papel.

Dá uma escondidinha

Alguns atores de “Avenida Brasil”, como Marcello Novaes, em tom de brincadeira, fazem suas apostas em relação ao futuro. Acham que vão ficar um bom tempo na geladeira da Globo, porque a exposição foi grande e todos saíram muito valorizados da novela que chegou ao fim na última sexta-feira.

Inspiração

O "Fantástico" apresentou domingo uma matéria sobre os riscos da Internet. Como é possível ter acesso às informações que as pessoas postam na rede e podem pagar caro por isso. Reportagem de capa do Roberto Kovalick. Não deixou de ter o lado de utilidade pública, mas também não foi nenhuma novidade.

Na mesma Internet um outro vídeo já foi espalhado com a mesma brincadeira.

Bate – Rebate

•       Roger Flores, ex-jogador, estreou oficialmente como comentarista do SporTV na noite do último domingo, participando do “Troca de Passes”.
•       Em análise feita para o jornal "El Periódico", da Catalunya, um colunista disse que assistiu a "Avenida Brasil" por alguns dias.
•       E não gostou. Creditou o sucesso todo ao barulho provocado pelo Twitter. Então tá, né?
•       Jayme Monjardim e equipe estão novamente no Rio Grande do Norte, fechando locações da nova novela do Walther Negrão na Globo.
•       Angélica ainda fora do ar, em licença-maternidade, vai aparecer na campanha de Fim de Ano da Globo.
•       Gravou na última sexta-feira, ao lado de Fátima Bernardes, Murilo Benício, Fernanda Lima, Pedro Bial e Marco Nanini.
•       O “Globo Repórter”, na esteira de “Avenida Brasil”, registrou recorde de audiência e participação na sexta: 32 pontos de média e 59% de participação.
•       Na audiência consolidada, “Avenida” marcou 52 pontos e 80% de participação. Sobrou quase nada para as demais.
•       E fechando o tema “Avenida”, no jornalismo da Record, a Nina também se deu bem no duelo com a Carminha. Mas sem direito a abraço no fim.
•       A reprise do “Operação de Risco”, com 3,6 pontos, deixou a Rede TV! em terceiro lugar na última sexta-feira, à frente de Band, 3,25, e Record, 3,01. Faixa de exibição: 23h10 às 23h55.
•       “Rebelde” chegou ao fim, mas ainda vai aparecer com especial da banda, dia 22 de dezembro, na programação de fim de ano.

C´est fini

De volta a São Paulo, o próximo passo de Carlos Lombardi é escrever a sinopse de sua primeira novela na Record. Segundo ele mesmo diz, se tudo der certo, será um novelão. Mas emissora e autor, por enquanto, ainda fazem mistério sobre detalhes desta obra. Até porque ainda falta uma oficialização de São Paulo em relação ao projeto.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos