Jornalista relembra saída de Wilton Franco do SBT

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL
  • Lili Martins/Folhapress

    Wilton Franco dirige criança durante gravação do programa "Pequenos Brilhantes", do SBT

    Wilton Franco dirige criança durante gravação do programa "Pequenos Brilhantes", do SBT

O jornalista Odilon Coutinho está preparando um livro, contando passagens dos seus tempos de Tupi, Globo, Band e SBT, convivendo com algumas das maiores expressões do nosso vídeo, como Chacrinha, Flávio Cavalcanti, Boni e Silvio Santos, entre outros. Numa dessas histórias, Odilon fala da saída de Wilton Franco – falecido na última semana – do SBT:
"encontro o Wilton Franco no restaurante do SBT. Percebo a tristeza dele e pergunto:
- O que é que tá pegando amigão?
- Vou ser demitido, justifica Wilton.
Trocamos mais algumas palavras e cada um foi para o seu canto. Sempre tive pelo Wilton a gratidão de ter sido ele quem me levara trabalhar na Globo. Fui até a sala do Silvio. Dei sorte, ele estava saindo. No corredor quase demos um esbarrão.
- Oi, disse Silvio sorrindo.
Fui logo tocando no assunto:
- Silvio, estive agorinha com o Wilton e ele me disse que será demitido. Não deixe isso acontecer. Você sabe que ele é craque e já fez muito pelo SBT...
Silvio me interrompeu, pegando no braço:
- Nem precisa argumentar... Profissionais como o Wilton e você só sairão do SBT quando desejarem.
Silvio me pareceu convincente. Despedi-me dele e fui voando até a sala do Wilton para lhe dar a boa notícia. No dia seguinte a minha conversa com o Silvio, Wilton Franco foi demitido”.
E ele, o Odilon, alguns meses depois.
 
Ordem dele
 
Partiu do próprio Silvio Santos a decisão de cancelar e anunciar o fim do concurso “A Maior Música Brasileira de Todos os Tempos”. Depois de conhecer os resultados dos primeiros 50 mil votos apurados, ele ficou assustado com o baixo nível das escolhidas. Parou por aí.
 

 

  • Reprodução

    Milton Leite e Maurício Noriega

Futebol
 
O SporTV já escalou o narrador Milton Leite e o comentarista Maurício Noriega para a transmissão do Mundial de Clubes do Japão em dezembro. Sem dúvida, tanto no caso de um como do outro, as melhores escolhas.


Virou problema
 
Rafinha Bastos não tem participado das gravações do “Saturday Night Live” na Rede TV!. Alguns falam em problemas de pagamento, outros porque ele está completamente envolvido com o programa da Fox.
 
Título
 
Já está definido que “O Maestro” será o título do filme sobre a vida de João Carlos Martins, com direção de Bruno Barreto. Marcelo Serrado, como se sabe, foi escolhido para fazer este papel.
 
Aeronaves da Record
 
Chegam a ser curiosos os nomes que as afiliadas da Record batizaram os seus respectivos helicópteros. Entre os exemplos mais interessantes, o da Bahia é chamado de "Águia Dourada" e o do Distrito Federal, “Águia do Cerrado". Minas, por sua vez, optou por "Pão de Queijo - 1", mesmo porque não existe o 2. É o único da frota.
 

  • Wallace Barbosa/AgNews

    Galvão Bueno caminha na orla de Ipanema, no Rio de Janeiro (15/10/12)

Sugestão
 
Dentro da Globo, meio que na brincadeira, já inscreveram Galvão Bueno como próximo candidato ao “Medida Certa” do “Fantástico”, depois do Ronaldo Fenômeno. O tamanho da barriga dele, na transmissão do último UFC, deixou todo mundo meio assim.
 
Boca fechada
 
Ricardo Waddington jogou pesado com todo o elenco de “Avenida Brasil” e não permitiu que ninguém do elenco aceitasse pedidos de entrevistas nos últimos dias. Ordem que valeu para fora e dentro da emissora. Nem mesmo os programas da própria Globo foram autorizados.
 
Paquera antiga
 
O interesse da Rede TV! no Raul Gil vem de algum tempo. Pelo menos três ou quatro conversas já aconteceram ao longo dos últimos meses. Uma nova proposta, dizem, partiu agora do Marcelo de Carvalho, oferecendo a ele o horário dos domingos, de uma da tarde às sete da noite.
Conhecendo a área
 
Ex-todo poderoso da teledramaturgia da Record, Hiran Silveira, agora executivo de aquisições, marcou presença na última edição da Mipcom, em Cannes. Uma presença discreta. Ele ainda está naquela fase de aprendizado em relação ao novo cargo. Algo até compreensível.
 
Raio X - 1
 
"Avenida Brasil" termina na noite de hoje, com a sensação do dever cumprido. Até o dia 13 de outubro, a novela escrita por João Emanuel Carneiro registrava 41 pontos de média com 69% de participação no PNT - Painel Nacional de Televisão. Ou seja, 7,8 milhões de domicílios, em média, acompanharam "Avenida Brasil" nas 14 regiões monitoradas pelo Ibope.
 
Raio X – 2
 
Até a última segunda-feira, 15, Porto Alegre registrava a melhor audiência para "Avenida Brasil" - 47 pontos com 75% de share, seguida por Fortaleza, Florianópolis, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Curitiba e Belo Horizonte. A Grande São Paulo está em último, segundo os números obtidos por este espaço.
 
Comercial
 
A área comercial da Rede TV!, sob o comando de Paulo Leal, fechou o patrocínio da Unilever(Omo) e Caixa para o novo programa das manhãs, “Se Liga Brasil”, que estreia dia 29, com apresentação de Regina Volpato, Douglas Camargo e Heaven Delhaye. Além disso, 15 marcas farão ações de merchandising até dezembro. Já em relação ao “Rede TV News”, os patrocínios de Banco do Brasil, Renault e Petrobras estão confirmados até o final de 2013.
 
Bate – Rebate
 
•       A estreia do talk-show da Luciana Gimenez na Rede TV!, inicialmente marcada para terça-feira, foi adiada. Não existe um novo dia.
•       Na nova temporada do “Casseta”, em novembro na Globo, o programa vai mostrar a Maria Melilo bem mais ousada, no que diz respeito aos figurinos.
•       O SBT está concluindo o trabalho de criação criação de sites padronizados para as suas afiliadas.
•       A Rede TV! continua atrasando o pagamento dos Web repórteres. Alguns não sabem mais o que fazer.
•       Fabíula Nascimento termina “Avenida Brasil” garantida no elenco de “O Pequeno Buda”, da dupla Thelma Guedes e Duca Rachid, para o horário das 6, na Globo.
•       Apesar do silêncio do SBT, o autor Tiago Santiago segue trabalhando normalmente em uma nova novela.
•       Aliás, um trabalho bem acelerado. Já está no capítulo 60.
•       “Tapas & Beijos”, em 2013, terá basicamente o mesmo elenco desta temporada. Ninguém entra e ninguém sai.
•       Assunto já discutido em reunião com o diretor Maurício Farias. Mas haverá, evidentemente, as tradicionais participações especiais.
•       Mart’nália e Jair Rodrigues entram na trilha sonora da novela “Balacobaco” na Record. Juntos. O nome da música é “Arrasta a sandália”
•       Ainda a propósito da Mart’nália, o seu contrato com a Globo, para a série “Pé na cova”, é apenas pela duração da obra.
•       Se houver uma outra temporada, aí sim, as partes terão que sentar novamente para discutir um novo acordo. Ela será a namorada da stripper Luma Costa.
 
C´est fini
 
A Bandeirantes acabou com o “Muito Mais”, da Adriane Galisteu. Resta saber o que vai acontecer com as quase 30 pessoas que estavam envolvidas na sua produção.
Segundo consta, o assunto está nas mãos da diretora de produção, Paula Cavalcante, para ser resolvido nos próximos dias.
 
Edmundo é o convidado da Marília Gabriela no “De Frente com Gabi” deste domingo, no SBT. No programa, o ex-jogador fala sobre Palmeiras, Luxemburgo, Adriano Imperador e do acidente de trânsito, ocorrido em 1995, que resultou na morte de três pessoas.
 
Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos