Longos comerciais afundam a audiência do "Jornal da Band"

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL
  • Divulgação/Band

    A jornalista e apresentadora Ticiana Vilas Boas, do Jornal da Band

    A jornalista e apresentadora Ticiana Vilas Boas, do Jornal da Band

Com o fim do horário político, ou a pausa observada nesta última semana, o “Jornal da Band” observou crescimento na sua audiência, chegando a registrar picos de 6 pontos e média de 4, de acordo com números do Ibope na Grande São Paulo.

O problema é que São Paulo, assim como tantas outras praças, será obrigada a realizar o segundo turno e, a partir de segunda-feira, tudo começa de novo, para outra vez provocar alterações nos índices das diversas emissoras. Serão dois blocos de 20 minutos por dia, o primeiro das 13h00 às 13h20 e o outro 20h30 às 20h50.

Só que no caso específico do “Jornal da Band”, a questão não gira em torno apenas da propaganda política. Essa é uma desculpa que não cola inteiramente.

Há outros fatores em jogo, como a novela da Globo – “Cheias de Charme” antes e “Guerra dos Sexos” agora, além dos seus intervalos comerciais, em quantidade e duração - intermináveis 7 minutos cada um. O registro de 4 pontos, nas atuais condições, é quase um ato de heroismo.
 
Há controvérsias
 
A atriz portuguesa Maria Emília Correa, contratada da SIC, disse a um jornal que as novelas brasileiras eram primorosas e as de lá continuavam distantes de tamanha qualidade.
Anunciados os finalistas do Emmy, a TV de Portugal, que já ganhou na categoria "Melhor Telenovela do Mundo" em 2011, concorre agora com duas indicações. Será que ela está no canal certo?
 
Já nas bancas
 
A estratégia da Globo, para despistar o final de “Avenida Brasil”, parece que deu certo. Três revistas dedicadas a este tipo de serviço estão publicando desfechos diferentes da novela. Há até bolão numa redação para ver quem acerta ou chega, pelo menos, mais próximo.
 
Barulho da Record
 
A direção da Record está se armando para anunciar no dia 22, uma semana antes da estreia, os nomes dos 16 participantes da “Fazenda de Verão”. A ordem é fazer um barulho interessante. Começar a promover o programa a partir dali.
 
Esquema de trabalho
 
Rodrigo Faro, mesmo sem a obrigação ou necessidade de morar em Itu, já está tentando se organizar da melhor maneira possível. A partir do mês que vem, com dois programas no ar, ele passa a gravar o “Melhor do Brasil” nas segundas e quartas-feiras e a “Fazenda de Verão” às terças e quintas-feiras.
 
Suspense
 
Ainda não existe uma posição oficial do canal SporTV sobre quais profissionais serão escalados para a transmissão do Mundial de Clubes no Japão em dezembro. Até agora, pelo menos, ninguém foi informado de nada, mas acredita-se que possa acontecer uma comunicação no decorrer da próxima semana.
 

  • Thyago Andrade/Foto Rio News

    Rodrigo Phavanello, de "Balacobaco"

Produção
 
Parte do elenco de “Balacobaco” participou, nesta última semana, de cenas gravadas em Angra dos Reis. O trabalho mais delicado foi o incêndio de uma lancha, que será apresentado num dos seus próximos capítulos. Toda a equipe de produção foi muito exigida.
 
Segunda temporada
 
Pedro Bial é mais um que se garantiu na programação da Globo em 2013 com o “Na Moral”. Uma outra série de oito ou nove episódios será apresentada, possivelmente, entre os meses de julho e agosto do ano que vem. Antes, claro, o Bial terá o “Big Brother” pela frente.
 
Tudo eu
 
O SBT continua realizando testes para escolher o artista responsável pelo novo Bozo. Isso já acontece há alguns dias e o número de candidatos surpreendeu a equipe de produção. Depois de tudo, haverá uma pré-seleção, cabendo ao dono, Silvio Santos, a decisão sobre o escolhido.
 
Alvo definido
 
“Super Crô” é o título provisório, mas que pode vir a se tornar definitivo, do filme do Aguinaldo Silva, com direção-geral de Bruno Barreto, baseado no divertido personagem da novela “Fina Estampa”. As reuniões para tratar do início dos trabalhos já começaram, mas até agora só com a presença dos dois. O lançamento será em julho do ano que vem e todo o projeto está sendo idealizado para fisgar o público infantil.
 
No stop
 
Se fosse possível, com toda certeza Walcyr Carrasco repetiria os mesmos atores de “Gabriela” no elenco da sua nova novela na Globo. Sinal da sua satisfação com o desempenho de todos. Ainda assim muita gente de lá, como Fabiana Karla, já tem presença garantida na próxima.
 
Evento de confraternização

 

  • Thyago Andrade/Foto Rio News

    Vanessa Giácomo encontra com Fernanda Rodrigues na festa do encerramento das gravações de "Gabriela" (11/10/12)

Em um restaurante do Projac, no Rio, terça-feira, Octavio Florisbal e Manoel Martins discursaram para toda a equipe de “Gabriela” e destacaram a boa audiência alcançada pela novela em várias praças. O evento foi acompanhado por Carlos Henrique Schroder, que em janeiro assume a direção-geral da Globo. Na oportunidade, foram entregues placas de prata para Roberto Talma, Mauro Mendonça Filho e Walcyr Carrasco, em agradecimento ao trabalho de todos.
 
Ver de novo
 
O Fox Sports, a partir de segunda-feira, vai mostrar toda a campanha do Corinthians na última Libertadores. Serão exibidos de dois a três jogos por dia. Na sexta-feira, além das duas partidas da final, será apresentado o especial “O Rei da Fiel”, com uma entrevista de 1 hora com Emerson Sheik, autor dos gols do título. Trabalho do repórter Victorino Chermont.
 
Bate – Rebate
 
•       “Rebelde” foi em frente, mas vários dos seus atores, inclusive o pessoal mais jovem, serão utilizados nas próximas produções da casa.
•       Neto, em “Os Donos da Bola”, da Band, enalteceu as qualidades das “marias-chuteiras” atuais. Todas da Suellen pra cima.
•       Nada a ver com os tempos em que ele ainda frequentava os gramados.
•       O mestre Silvio Luiz, contratado por uma cervejaria, continua narrando jogos em bares de São Paulo. Amanhã estará em Pirituba para Náutico e Palmeiras.
•       A coisa está funcionando tão bem, que já existem planos de expandir para outras cidades.
•       Na segunda, 5 da tarde, a MTV estreia nova temporada do “Estúdio acesso”, edição só com mulheres. Homem não entra.
•       Desta vez o programa vai sair em busca de uma nova diva.
•       “Avenida Brasil” é um sucesso tão grande, que ninguém para de falar dela.
•       A última de agora é que a Carminha, depois da terceira surra, vai pedir música no “Fantástico”.
•       Pior é que já foram mais de três, Tufão, Muricy, Monalisa, Ivana...
•       Como as coisas não estão boas para ela, é bom lembrar que ainda são mais seis capítulos pela frente. Se ela aguentar até lá.
 
C´est fini
 
Daniela Albuquerque prossegue apresentando o “Dr. Hollywood”, aos domingos, na Rede TV!. Mas há um esforço, até ordens internas, para que o próximo programa dela, o reality “Sob Medida” tenha a sua estreia fixada ainda este ano. É um assunto que a direção da emissora irá decidir na semana que vem, com a volta de todos. Dos que estão trabalhando e dos que foram passear.
 
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos