Modelo da Globo para novelas poderá ser adotado pela Record

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL
  • Folhapress

    O dramaturgo Lauro César Muniz, que atualmente está na Record

    O dramaturgo Lauro César Muniz, que atualmente está na Record

Uma medida colocada em funcionamento com sucesso na teledramaturgia da Globo poderá ser adotada pela concorrente Record. A direção da emissora já discute a possibilidade de se produzir novelas com uma duração menor - abandonando, assim, o modelo atual, em que os produtos passam de um ano no ar. São muitos os benefícios observados.

Os atores do seu banco de elenco, que em alguns casos ficam até dois ou três anos, recebendo em dia, mas sem trabalhar, poderão ser acionados com mais frequência. Os autores, idem na mesma data. Reduzindo a quantidade de capítulos, e colocando em prática esse plano de ação, o rodízio será benéfico a todos. Aliás, essa bandeira sempre foi defendida principalmente por Lauro César Muniz.

Aguarda-se, apenas, uma comunicação oficial de Marcelo Silva, hoje o número 1 da teledramaturgia. Até aqui, todos os trabalhos da área têm data para começar, mas ninguém sabe quando irão acabar. Sempre faltou esse planejamento, tão bem executado pela Globo.
 

  • Lourival Ribeiro/SBT

    Rosanne Mulholland, de "Carrossel"

Ibope


“Carrossel”, do SBT, fechou setembro com 11.7 pontos de média na Grande São Paulo e 10.5 no PNT – nacional. A novela, com Rosanne Mulholland no elenco, segue bem à frente da Record, que atingiu, na faixa de confronto, 4.8 em SP e 4.3 no PNT. Já a Globo, marcou 26.6 em SP e 30.4 no PNT.
 
Foi lá
 
Mesmo com toda a luz em cima do pleito municipal do último domingo, três emissoras do Brasil enviaram jornalistas para acompanhar o processo eleitoral na Venezuela. Além da Globo e Globo News, a boa surpresa foi a presença da BandNews, com a repórter Veridiana Morais.
 
Trabalho intenso
 
O segundo turno, aqui no Brasil, vai acontecer dentro de três domingos, no dia 28. A disputa promete ser muito maior do que no primeiro, o que deve exigir um trabalho mais forte por parte das diversas emissoras. Uma semana depois, será vez dos Estados Unidos, que têm um processo de escolha diferente do nosso. As principais redes já estão se armando para tudo isso.
 
Pequena coisa
 
Aqui se anunciou a contratação de Roberto Rivellino como participante fixo do “Cartão Verde”, da Cultura, para ocupar o lugar do dr. Sócrates na bancada do programa. Isto só não aconteceu até agora porque pequenos problemas burocráticos, que envolvem documentação, ainda não foram totalmente contornados.
 
Caixa de entrada
 
Desde o dia que ela se foi, chega a ser absurdo o número de cartas psicografadas da Hebe Camargo enviadas para cá, se servindo dos mais diversos remetentes. Parece que ela não fez outra coisa. Só que é impossível chegar a uma conclusão. Ou a Hebe está brincando com todos eles ou estão todos querendo me enganar. Uma não bate com a outra.
 
Regulamento
 
Segundo a Record, as inscrições para a “Fazenda de Verão”, reality com apresentação de Rodrigo Faro, irão se encerrar, impreterivelmente, no próximo dia 19. Nem tem como prorrogar, mesmo porque já está definida a data de estreia – no próximo dia 29, uma segunda-feira.
 
Outro detalhe
 
Pessoal da cenografia da Record está trabalhando em tempo integral na fazenda de Itu, reformulando muita coisa para dar ao local uma cara de verão. A área útil do programa será um pouco diminuída. As cocheiras e outros locais destinados aos animais vão ficar de fora.
 
Feriadão
 
O SBT, hoje, Dia das Crianças, vai com uma programação diferente. À tarde, duas reprises, “Happy Feet” e “O Filho do Máscara”. Um na sequência do outro. À noite, pra bater de frente com a novela da Record, o inédito “A Pedra Mágica”.
 
A propósito
 
A Record precisa controlar melhor a sua programação. Tem que fazer uma análise mais cuidadosa e calçar os seus passos, com base na concorrência. Caso contrário, as chances de sair no prejuízo sempre são muito grandes. Exemplo: no sábado passado, foi programada uma reprise dos primeiros capítulos de “Balacobaco”. Até aí, perfeito. Só que botaram no ar 15 minutos antes de acabar “Avenida Brasil”. Suicídio.
 
Melê musical - 1
 
Por pouco, mas por muito pouco mesmo, o SBT não entrou nessa confusão que envolve os direitos da música “Bará Berê”. Ela faria parte do novo CD da novela “Carrossel”, cantada por Cristiano Araújo, mas foi cortada aos 45 do segundo tempo. Quando já estava na fábrica, sendo prensada.
 
Melê musical - 2
 
O SBT tomou essa decisão para não correr o risco de ter o material recolhido, no caso de uma manifestação da Justiça. Como se sabe, de um lado, o cantor Leo Rodriguez jura que a música é dele. Mas, do outro, Dorgival Dantas, autor da letra original e a Universal Publishing - que detém os direitos da obra, autorizaram o próprio Cristiano e também Michel Teló a gravarem adaptações. O SBT não quis correr o risco.
 
Sob aplausos

  • Michel Angelo / Divulgação Record

    A autora Margareth Boury posa com elenco de "Rebelde" (outubro/2012)

Ivan Zettel, diretor de “Rebelde”, realizou um discurso no encerramento dos trabalhos da novela e foi demoradamente aplaudido por toda a equipe. Mais: ele fez questão da presença da autora Margareth Boury, de calça vermelha, nos estúdios. O último capítulo vai ao ar hoje.
 
Reality dos bebês
 
O “Mais Você”, da Ana Maria Braga, na Globo, prepara a estreia de um novo reality show, agora com a participação de bebês. É sempre bom lembrar que o SBT, via diretor Ricardo Mantoanelli, ameaçou produzir um trabalho nos mesmos moldes. Mas não passou disso.
 
Bate – Rebate
 
•       Marcello Novaes foi muito bem em “Avenida Brasil”. Excelente trabalho, talvez o seu melhor na TV.
•       A propósito de boas atuações, em “Lado a Lado”, Cássio Gabus Mendes já começa a chamar atenção. É impressionante a sua regularidade.
•       Direto de São Paulo, o “Domingão do Faustão” volta, ao vivo, neste fim de semana.
•       O debate do SBT, no dia 19, pretende abrir uma janela para a participação dos jornalistas que estão cobrindo as eleições.
•       A trilha internacional de "Salve Jorge", da Globo, ainda não foi divulgada, mas sabe-se que nela estará presente o badalado cantor pop Tarkan.
•       Nascido na Alemanha, ele se mudou para a Turquia ainda adolescente. Tem um fã clube enorme por aqui.
•       Depois de “Gabriela”, Bruna Linzmeyer também está garantida na nova novela do Walcyr Carrasco.
•       A Geo Eventos, da Globo, já tem escritórios no Rio, São Paulo e Nova York.
•       Os autores Carlos Lombardi, Ruy Vilhena e Walcyr Carrasco estão com lugares reservados, neste domingo, no Teatro Vivo – SP.
•       Foram convidados para assistir Bianca Rinaldi e Murilo Inforsato no espetáculo “Meio lá, meio cá”.
•       Acredite, uma vez mais, a Record programou “A Múmia”. No ar, hoje, em “Cine Aventura Especial”.
•       O entrevistado de Jorge Kajuru, hoje às 19h30, no Esporte Interativo, é o ex-jogador Ricardo Rocha, o zagueiro campeão do mundo, em 1994, nos EUA.
 
C´est fini
 
Joelho no milho - ontem, erradamente foi escrito aqui que o jogo da Globo, neste domingo, será Vasco e Santos. Até pode ser, mas para o Rio e outras emissoras da rede.
O sempre antenado Edu Cesar, do Papo de Bola, se encarregou de fazer a correção. Náutico e Palmeiras, em Recife, terá a transmissão de Milton Leite, aí sim para São Paulo. Isso é que é o certo.
 
Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos