Guerra dos Sexos

"Guerra dos Sexos" é certeza de outro sucesso da Globo

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL
  • Raphael Dias/Globo

    Irene Ravache e Tony Ramos em cena de "Guerra dos Sexos" (2012)

    Irene Ravache e Tony Ramos em cena de "Guerra dos Sexos" (2012)

“Guerra dos Sexos”, versão 2012, completou ontem a sua primeira semana de exibição. Quem viu a primeira e agora passou a acompanhar a segunda tem a impressão de estar assistindo uma outra novela.

Evidente que a base central foi mantida, mas também é verdade que o Sílvio de Abreu, como um dos autores mais brilhantes e usando de toda a sua experiência, está conseguindo levar o telespectador no bico. Direitinho.

E conta para isso, com a precisa direção do Jorginho Fernando e um elenco que começa com Tony Ramos e Irene Ravache. A “Guerra dos Sexos”, dos tempos de agora, está muito bonita. Livre, leve e solta, gostosa de se ver. Incluindo este que vos fala, a maioria sempre usa de certa cautela em comentar qualquer coisa de uma novela no começo, porque o risco de queimar a língua é sempre muito grande. Os cento e tantos capítulos pela frente costumeiramente recomendam este cuidado. Não é o caso em questão. Por tudo, já se tem a certeza que a Globo vai continuar se dando muito bem neste horário.
 
No sacrifício
 
O “Domingão do Faustão”, ao contrário do que sempre acontece, não foi ao ar ao vivo neste último domingo. A gravação aconteceu no dia 29, sábado, poucos minutos depois do Fausto Silva receber a notícia do falecimento da sua amiga Hebe Camargo. Difícil. Os dois eram muito amigos.
 
Debate
 
O SBT também vai fazer o seu debate, em São Paulo, neste segundo turno. Está tudo marcado com as assessorias dos candidatos Fernando Haddad e José Serra para o próximo dia 19, 6 da tarde. A mediação será de Carlos Nascimento.
 

  • Divulgação

    Logo da afiliada da Globo no interior do Rio de Janeiro

  • Logo da campanha de José Serra

Extrema coincidência
 
O logotipo usado pelo candidato José Serra, PSDB – São Paulo, nas eleições à Prefeitura de São Paulo, é bem parecido com o da TV Rio Sul, afiliada da Rede Globo no interior do Estado do Rio. A diferença, além das cores, é que o da TV tem mais anos de vida.
 
Isordil
 
Considerando as exceções conhecidas e de praxe, os resultados das eleições deste último domingo, agradaram especialmente o pessoal do jornalismo em São Paulo. A disputa entre os candidatos Fernando Haddad e José Serra é o melhor que se poderia esperar em termos de fortes emoções.
 
Era inevitável
 
O que aconteceu sábado em “Avenida Brasil”, na Globo, com o Max resolvendo em um capítulo o que a Nina passou a novela inteira tentando fazer, virou piada, claro, nas redes sociais e fora delas. E a “banana”, que o Reginaldo Faria imortalizou nas novelas – “Vale Tudo” em 89/89, também entrou no momento certo.
 
Não é normal
 
Surpreendentemente, e o fato merece registro, “Avenida Brasil”, também no sábado, em função dessa cena do Max, Marcello Novaes, atingiu recorde de participação com 73%. A média foi de 42 pontos. Dados da Grande São Paulo.
 
Bem lembrado
 
Aqui se falou que “Cheias de Charme” virou “Encantadoras” no mercado latino. Glória Perez lembrou bem que, para o mesmo público, “Araguaia”, do Walther Negrão, se transformou em “Rios Del Destino”.
 
Ritmo normal
 
Ao contrário de “Rei Davi”, marcada por diversos problemas e acidentes, “José – De Escravo a Governador”, em gravação e com estreia em janeiro, até aqui não tem registrado qualquer contratempo nos seus bastidores. Todo o trabalho ocorre de acordo com o planejado. Sem sustos ou pirotecnia. Ou seja, estão todos fazendo a sua lição de casa.
 
Crescimento
 
Em Belo Horizonte, a Band Minas está promovendo a ampliação de sua estrutura, com reformas em sua redação e o aumento de estúdios disponíveis. O objetivo é a integração de todos os veículos. Em pouco mais de um ano, o Grupo Bandeirantes, em MG, aumentou de duas para seis a quantidade de empresas instaladas. Só falta melhorar o sinal da TV.
 
Luta sem fim
 
Parece que não tem mesmo jeito. A ordem, ao que parece, é entregar os pontos ante a ação dos cambistas nos grandes eventos esportivos e culturais. No show dos Titãs, realizado em São Paulo, não foi diferente. Isso na cara de alguns policiais. É o fim.
 
Petit comité
 
A equipe de “Gabriela” não vai se reunir para acompanhar a exibição do último capítulo, programado para ir ao ar no dia 26. Entre outros motivos, devido ao horário tardio de apresentação. Porém, não está descartado um jantar, mas para poucos, na nova cobertura do autor Walcyr Carrasco, no Rio.

  • Raphael Dias/Divulgação Globo

    Nathalia Rodrigues em "Gabriela"

Trabalho encerrado
 
Nathalia Rodrigues, a prostituta Natascha em “Gabriela”, encerrou sua participação na novela. A atriz, no aguardo de outro trabalho na Globo, contou que viver a personagem foi desafiador porque foi obrigada a misturar russo com francês. Além de outro, correr de seis a oito quilômetros por dia para manter a boa forma.
 
Bate – Rebate
 
•       A Rede TV! deve anunciar, nesses próximos 15 dias, uma outra decisão administrativa.
•       Resta saber o que isto irá significar.
•       Até o “Zorra Total” saiu ganhando com o bom desempenho de “Avenida Brasil” no sábado.
•       O programa atingiu recorde de audiência, com 27 pontos de média e 53% de participação.
•       Maurício Mattar continua batendo cartão nos eventos da Record, como na recente festa de lançamento de “Balacobaco”.
•       Em comemoração aos 20 anos de palco, Leilah Moreno vai receber os amigos no Teatro Nair Bello, em São Paulo, nos dias 24 e 25.
•       O show da vez é “Black Diamond”.
•       Mônica Pimentel, do Artístico da Rede TV!, viajou. Está na Mipcom, em Cannes, tentando fechar a compra de novos produtos.
•       A feira começou ontem e vai até quinta-feira. Existe a expectativa que cerca de 12 mil pessoas de todo mundo devem passar por lá.
•       “Balacocabo”, nova novela da Record, já tem “No Balacobaco”, com a banda “Brasil Company”, como tema de abertura.
•       E também terá na sua trilha sonora, “En Balacobaco”, cantada em espanhol pelo Eduardo Dusek.
•       Cris Moreira não é mais o diretor comercial das mídias exteriores do Grupo Bandeirantes.
 
C´est fini
 
Os sentimentos estão bem divididos nos bastidores de “Rebelde”, da Record. Ao mesmo tempo em que a maioria sente necessidade de descansar, todos lamentam que a hora de se separar está próxima, depois de quase três anos trabalhando juntos.
 
Como informado, a Globo registrou o título “Salve Guerreiro” como uma das opções para a substituta de “Avenida Brasil”, mas acabou optando por “Salve Jorge”. Nessa lista de alternativas, também foi cogitado “Amor Guerreiro” - que ficará à disposição de outras produções.
 
Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos