Avenida Brasil

Novelas da Globo estão em excelente fase

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL
  • Divulgação/TV Globo

    Em "Avenida Brasil", Carminha tem um ataque histérico ao ver Max vivo na mansão (5/10/12)

    Em "Avenida Brasil", Carminha tem um ataque histérico ao ver Max vivo na mansão (5/10/12)

“Avenida Brasil” está praticamente fechando as cortinas. Mais duas semanas e fim. Até pelo volume que existe, acabauma e imediatamente começa a outra, e poucas terminam guardadas na memória do público.

“Avenida Brasil”, com toda certeza, vai entrar nesta lista das exceções. Méritos do João Emanuel Carneiro e de toda a sua equipe. O autor foi, o tempo todo, tomando o pulso da sua novela e com a qualidade que já tinha revelado em trabalhos anteriores – “Da Cor do Pecado” e “A Favorita”, conduziu a história com raro brilhantismo. A cada entrada de break, sempre ficou, e no caso ainda fica, um suspense no ar.

Quase na hora de passar a régua, verifica-se que os acertos apresentados praticamente esmagaram os registros de pequenos tropeços.

A Globo está numa fase excelente com a sua teledramaturgia. “Cheias de Charme” e “Avenida Brasil” são apenas e tão somente os exemplos mais recentes.
 
Até pode ser
 
Muita gente da TV, entre os quais se inclui este que vos escreve, quando vê o Marcos Caruso, o seu Leleco, em “Avenida Brasil”, enxerga o Antonio Moral, que trabalhou durante anos na antiga Record.

Pode ser apenas uma simples coincidência, mas de qualquer forma vale como homenagem a uma figura que todo mundo gostava. Coincidência ou não, ele era o Leleco.
 
Frente ampla
 

“Guerra dos Sexos” estreou com cenas dos seus 30 primeiros capítulos gravadas. Mas não fechados. De qualquer maneira, para novela que está começando é uma situação bastante confortável. Mesmo tendo um trabalho antigo e bem-sucedido como base, ainda assim já se prevê a realização de grupos de discussão.
 
Pilotando
 
Por enquanto a direção do SBT não tem rigorosamente nada decidido sobre o lançamento do novo programa da Patrícia Abravanel, previsto para ser exibido nas noites de sábado.
A diretora Leonor Corrêa continua gravando pilotos. É o que se sabe a respeito dele e como outubro já está correndo solto, a cada dia são mais remotas as chances desta estreia ocorrer ainda este ano.
 
Só isso
 
A Record não vai enviar nenhum dos seus principais âncoras, para a transmissão das eleições nos Estados Unidos. Ana Paula Padrão e Celso Freitas devem continuar tocando o trabalho por aqui. A cobertura, até ordem em contrário, ficará por conta dos seus correspondentes.
 
Por enquanto
 
O SBT não deu, pelo menos até agora, nenhum passo adiante em “Chiquititas”, além da sua definição como próxima novela. Nada se sabe ou se decidiu ainda sobre os necessários testes com crianças, escolha do elenco e início da produção, entre outros. Tá tudo muito devagar.
 

  • Divulgação

    Rita Guedes é Nicole em "Avenida Brasil"

Entrou bem
 
Rita Guedes, há muito tempo ausente das novelas, foi chamada para uma participação especial em “Avenida Brasil” e se saiu muito bem. É uma atriz que a Globo poderia aproveitar melhor. Não existe, em sua folha de serviços, nenhum trabalho mal feito.
 
Deu um tempo
 
O jornalismo do SBT também foi forçado a transferir a estreia de Anelise de Oliveira, apresentando o tempo nos seus informativos, e no “SBT Brasil” de forma especial. Houve um atraso na videografia. Ficaram de marcar e anunciar uma nova data.
 
Novo brilho
 
O “Todo seu”, do Ronnie Von, na Gazeta, com a competente direção do Márcio Tavolari, vai sofrer algumas mudanças, que já estão em processo de execução. O programa, a partir de novembro, deve apresentar novos quadros, abertura, vinhetas de passagem, cenários etc.
 
Poder
 
Na Record, Alba Maria Silva da Costa assumiu a recém-criada área de Finanças e Controladoria. Um departamento de grande importância, porque tudo que é relacionado à área financeira da Rede tem que passar por ele. Alba é da igreja Universal e, há exato um ano atrás, teve seu nome envolvido em uma denúncia feita pelo Ministério Público Federal.
 
Cinema
 
Wagner Moura já está totalmente envolvido com o seu próximo trabalho para o cinema, que ele vai dividir com Daniel de Oliveira. Sophie Charlotte também está no elenco.
“Serra Pelada” começa a ser rodado neste mês e tem o seu lançamento previsto para o ano que vem. A direção é de Heitor Dhalia.
 
Bate – Rebate
 
•       A Fox está falando no lançamento da série “Se eu fosse você”, para o começo do ano que vem.
•       Mas não entra em maiores detalhes.
•       Até porque esses detalhes ainda não existem.
•       Os protagonistas do filme, Glória Pires e Tony Ramos, estão e até lá continuarão completamente envolvidos com a novela “Guerra dos Sexos”.
•       O elenco de “Salve Jorge”, da Glória Perez, várias vezes já foi dominado pela emoção na gravação de algumas cenas.
•       O tema abordado é dos mais delicados, tráfico de mulheres, uma atividade deplorável, que dizem é a terceira maior fonte de renda ilegal.
•       Alexandre Porpetone, da “Praça” e “Programa Silvio Santos”, está se apresentando em clubes e eventos com a sua stand up comedy.
•       O filme “O Lobisomem”, com Benicio Del Toro, Anthony Hopkins e Emily Blunt, será exibido no Universal Channel, quarta-feira, 22 horas.
•       Sobre o filme “Boca”, aquele que for assistir certamente se surpreenderá com o desempenho do Daniel de Oliveira. Coisa de craque.
•       Quanto ao mais, é assim, assim.
 
C´est fini
 
Hoje, como não poderia deixar de ser, as principais emissoras de rádio e televisão darão prioridade para a cobertura das eleições, durante o dia inteiro, e apurações, no final da tarde.
Algumas mudanças ou até mesmo interrupções devem ser entendidas. A informação sempre terá prioridade. Vote bem.
 
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!


*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos