A Rádio Rock é a próxima vítima da ocupação religiosa

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL
  • Divulgação

    Logo da 89 FM, a rádio rock

    Logo da 89 FM, a rádio rock

Está difícil saber aonde e quando vai parar essa desenfreada ocupação religiosa nos meios de comunicação, especialmente nas emissoras de rádio e televisão. É uma coisa que não tem limites, entre outros motivos, porque no meio disso existe um componente importante, que atende pelo nome de voto. A classe política, com indisfarçável conivência, é toda cheia de dedos quando chamada a abordar este assunto.

O que há tempos atrás se limitava ao arrendamento de um horário ou outro, nos dias atuais acabou se expandindo de uma forma incontrolável, como o número de denominações religiosas. Hoje o que se vê é uma verdadeira guerra entre elas pela posse desses espaços.

O último exemplo mais triste é o que agora vai acontecer em novembro com a 89 FM de São Paulo, conhecida como a Rádio Rock. A emissora deve soltar um comunicado oficial a qualquer momento, informando sobre toda essa questão, mas a decisão já foi tomada. É mais uma que se vai. Daqui a pouco, por absoluta conveniência dos donos desses prefixos e dos próprios políticos, aos ouvintes ou telespectadores restarão poucas e heroicas alternativas de se buscar no rádio ou na TV – concessões públicas - jornalismo ou entretenimento. É o começo do fim.
 
Só uma coisa
 
A Rede 21, do Grupo Bandeirantes, está inteiramente nas mãos da igreja Mundial. Outro exemplo é a Rede TV!. Das suas 24 horas no ar, 10 são dedicadas às mais diferentes denominações religiosas. Na hora do almoço, por exemplo, sai o Valdemiro entra o Edir Macedo. E assim vai indo.
 

  • Reprodução

    Gilberto Barros promove enterro do microfone de Hebe (29/9/12)

Perderam a noção
 
As merecidas homenagens a Hebe Camargo já viraram exploração. Os oportunistas de plantão, como sempre acontece nessas ocasiões, botaram a cabeça de fora.
O “TV Fama”, da Rede TV!, que não se perca pelo nome, levou ao ar uma extensa e mórbida entrevista com Marcos Magalhães, que fez a maquiagem da Hebe para o velório. O que isso pode interessar? Qual a importância jornalística?
 
Se não bastasse
 
Na mesma Rede TV!, no sábado, ainda durante toda a comoção de uma notícia tão triste, Gilberto Barros promoveu o “enterro” simbólico do microfone usado pela Hebe.
O que é aquilo?
 
Só pra lembrar
 
Silvio Santos, no passado, até para evitar coisas do tipo, sempre se comportou de maneira diferente, quando vieram a falecer, por exemplo, a sua ex-mulher, seu pai, a sua mãe e o apresentador Flávio Cavalcanti. Ele, simplesmente, tirava a TVS do ar até o momento do enterro. Alguns tentavam convencê-lo do contrário, mas aí já vinha o argumento que a TV era o seu comércio. E quem tinha algum comércio fechava quando morria alguém muito próximo.
 
E outra
 
O “Fantástico”, na noite de domingo, sobre Hebe Camargo, apresentou em 5 minutos ou alguma pouca coisa a mais que isso, o que algumas emissoras estão se estendendo em fazer há mais de 3 dias. Só querem, da forma mais baixa possível, tirar algum proveito da situação. Sem contar, claro, toda a falsidade que existe no meio de tudo.

Deu ele

A equipe da Globo levou duas músicas para todo pessoal da produção - técnica e atores - de "Salve Jorge" escutar. E não deu outra. A escolhida para ser tema de abertura da novela, feita e cantada especialmente pelo Seu Jorge, foi eleita por unanimidade. Nenhum voto contra.
 
Time fechado
 
O diretor Roberto Santucci definiu o elenco do seu próximo filme, novamente em parceria com o autor Paulo Cursino. A comédia “Dia dos Namorados”, que estreia em 2013, terá Heloisa Périssé, Daniel Boaventura, Marcelo Saback, Danielle Winits, Daniele Valente, Natália Klein, Fernando Caruso e André Mattos.
 
Então, pronto
 
A respeito de nota aqui publicada na edição de ontem, a Rede TV! nega qualquer negociação com a Sony ou quem quer que seja. Nenhuma das suas ações, segundo a emissora, está à venda.
 
Registro
 
Nos créditos de “Guerra dos Sexos”, que estreou na segunda-feira, não faltou o registro a Carlos Lombardi – que trabalhou com Silvio de Abreu na primeira montagem. Lombardi, como se sabe, rompeu com a TV Globo recentemente e assinou com a Record.Como saiu antes do fim da extensão contratual, válida até abril de 2013, o caso já está na Justiça.
 

  • Marcio Amaral/Divulgação

    Regina Volpato, apresentadora do "Se liga, Brasil" (2012)

Data marcada
 
A Rede TV! marcou para o próximo dia 29, uma segunda-feira, com exibição das 8h30 às 10h30, a estreia do diário “Se liga, Brasil”, novo programa da emissora, que substituirá o “Manhã Maior”. Regina Volpato está confirmada na apresentação e terá, ainda, o apoio de um profissional do jornalismo. Daniela Albuquerque, bola cantada, ficou de fora.
 
Chaves

Amanhã, quinta-feira, o “Programa do Ratinho” traz, ao vivo e pela 1° vez na TV, o musical “Chaves Animado”, que será apresentado no “Circo dos Sonhos”, em São Paulo, a partir de sábado. Ratinho também vai mostrar um vídeo inédito do “Chaves”, da avant première do desenho, realizado no México em 2007 e ainda não exibido na televisão brasileira. São os bastidores de como a série foi feita, curiosidades da animação e uma entrevista exclusiva com o criador, Roberto Gomez Bolaños.
 
Duzentos programas
 
O “CQC”, anteontem, comemorativo a 200 edições, não poupou os atrasos de salário na Rede TV! e nem Rafinha Bastos, inclusive usando imagens do “Roda Viva”. O ex-integrante, na ocasião, disse que o “CQC” “virou um programa de bundão”. Por outro lado, todos os elogios à campanha “Não foi acidente”, contra a embriaguez no trânsito, que tem o apoio de todos. O especial, exibido das 22h18 à 1h18, deu 5 pontos no Ibope e dividiu o segundo lugar com o SBT. A Globo marcou 19.
 
Gol contra
 
Só um detalhe em meio à festa do “CQC”: por que esse programa foi tão mal divulgado pela Bandeirantes? Depois reclamam. O serviço de imprensa, de maneira geral, está de péssima qualidade.
 
Bate – Rebate
 
•       O cantor Tico Santa Cruz é o convidado de Marília Gabriela, hoje, no “De frente com Gabi”, do SBT.
•       Diante da decisão tomada pela direção da Record, a equipe de “Rebelde” está se virando para terminar a novela no dia 12.
•       Há, desde ontem, um esforço para enxugar a história e, pelo menos, apresentar um final digno e coerente.
•       O ambiente nos estúdios, como não poderia deixar de ser, ainda é de total comoção.
•       O diretor Ricardo Waddington, nesta reta final, decidiu liberar aos poucos, os capítulos de “Avenida Brasil”.
•       É para não correr o risco de ver tudo publicado no dia seguinte.
•       O programa "Investigação Criminal" estreia dia 9, no canal A&E.
•       Produção da Medialand, a série conta como foram os bastidores das investigações dos crimes que mais abalaram São Paulo. Serão 10 episódios.
•       Existe também uma negociação para que o programa chegue à TV aberta no ano que vem.
•        Dentro do previsto, as gravações de “Gabriela” serão encerradas na próxima terça-feira.
 
C´est fini
 
Sob o comando de Camila Pitanga, o “Som Brasil” que será exibido no próximo dia 19, na Globo, vai destacar a Copacabana dos Anos Dourados, marcados pela Bossa Nova, estilo musical que tinha em Tom Jobim, Vinícius de Morais e João Gilberto os maiores representantes e pelas vozes de cantores como Maysa, Dick Farney, Johnny Alf e Dóris Monteiro.
No programa, para relembrar a época, as presenças de Roberta Sá, João Donato, Dóris Monteiro e Alexandre Pires, que se juntam a Alexia Bomtempo, Marcelo Mira e ao duo paulista Ailaika.
 
Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos