Direção da Rede TV! precisa focar nos próprios problemas

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL
  • AgNews

    Amilcare Dallevo e Marcelo de Carvalho, presidente e vice-presidente da Rede TV! (1/3/12)

    Amilcare Dallevo e Marcelo de Carvalho, presidente e vice-presidente da Rede TV! (1/3/12)

A direção da Rede TV!, em vez de se preocupar com o que realmente atravanca a sua própria sobrevivência, resolveu botar pressão na imprensa, achando que isto poderá de alguma maneira contribuir ou aliviar mais este momento de crise. Não é por aí.

Toda a questão, que já se arrasta de muito tempo, passa distante de qualquer perseguição. E isto nunca existiu. Não foi nenhum jornalista, queum dia resolveu vender ou comprar ações do outro sócio e só colaborou para amplificar antigos problemas ou possibilitar o surgimento de novos. Aquilo foi uma linha divisória e tudo se agravou a partir dali. Assim como outras tantas baixas, que vieram imediatamente a seguir, como perder o UFC,  todo o episódio da saída do “Pânico” e o fim das transmissões da Série B, entre as mais importantes.

Responsabilizar um outro alguém ou querer desviar o foco, é simplesmente fugir do que realmente interessa e a Rede TV!, hoje, precisa de pessoas que encarem toda essa situação de frente e com uma direção mais firme e responsável. Ainda assim, não será uma tarefa fácil.
 
Eleições 2012
 
A Record escalou Adriana Araújo para informar os resultados de pesquisas nas eleições deste ano. Ela sempre aparece com um tablet nas mãos. A única coisa é que ainda precisam arrumar a arte. Em alguns casos, o cenário virtual corta o nome do candidato.
 
Coisa de maluco
 
O programa do Milton Neves, “Terceiro Tempo”, domingo, na Band, duas horas no ar, das 6 às 8 da noite, teve 48 minutos de comerciais, entre 6 intervalos e 12 ações de merchandising. Um pouco demais. Apesar de tudo, chegou a 5 pontos de média, 8 de pico e 9 de share, numa faixa de horário bem competitiva.
 
Classificação no Twitter - 1
 
Ranking divulgado pelo site de monitoramento "Qual Canal", aponta que "Avenida Brasil" foi desbancada pelo “VMB”, como o programa mais comentado no Twitter, entre os dias 9 e 16 de setembro. Foram 121.956 citações da entrega promovida pela MTV contra 46.887 da novela das 9, da Globo.
 
Classificação no Twitter – 2
 
Dos 10 programas mais citados no período, 6 são exibições da Globo, como “Avenida Brasil”, “Domingão do Faustão” e o UFC, entre elas. Os outros 4, o “VMB”, “Rebelde” – Record, “CQC” – Band e “Programa Silvio Santos” – SBT. O VMB, vale lembrar, foi transmitido no dia 20, portanto, fora do período de monitoramento.
 
Novo capítulo
 
Sobre o “cansaço” do Geraldo Luís, das duas edições atuais do “Balanço Geral”, informa-se que ele pretendia apresentar apenas uma. A da hora do almoço, e entregar a do começo da manhã para outra pessoa. Não foi atendido. Este seria o motivo da encrenca.
 
Por outro lado
 
Na paralela disso, chega agora a informação que Marcos Maracanã, apresentador do “Brasil Urgente”, Minas, assinou com a Record. O próprio Maracanã ou Mauro Tramonte, apresentador do “Balanço”, MG, um dos dois, pode estar a caminho de São Paulo.
 

  • Divulgação

    Marcius Melhem e Leandro Hassum, "Os Caras de Pau"

Mais um
 
“Os Caras de Pau”, do Marcius Melhem e Leandro Hassum, a exemplo de “A Grande Família” e “Tapas & Beijos”, também se garantiu na grade da Globo do ano que vem. A informação foi dada pelo próprio Hassum à coluna, na pré-estreia do filme “Até que a sorte nos separe”, segunda-feira, em São Paulo.
 
Roubou a cena
 
Ainda sobre a pré-estreia de “Até que a sorte nos separe”, Ailton Graça, que integra o elenco, foi o mais assediado pelo público presente no shopping Eldorado. Deve ter batido recorde de fotos e autógrafos. Evidente que o trabalho como Silas, em “Avenida Brasil”, também tem tudo a ver com isso. Tanto no filme como na novela, ele faz um dono de bar.
 
Despedida
 
Nada que altere o preço do dólar, mas depois de todo barulho feito em torno do seu novo penteado, inclusive com foto ao lado de cabeleireiro famoso, Poliana Abritta fechou a sua participação no “Jornal da Globo”, segunda-feira, de cabelos presos. Em tempo: conforme anunciado, Christiane Pelajo voltou ontem, terça, a fazer dupla com William Waack.
 
Música
 
A área musical da Record, afinada com as gravadoras, praticamente fechou a trilha sonora de “Balacobaco”. O tema de abertura, “No Balacobaco”, será da banda Brasil Company, como já informado, mais: Charlie Brown Jr., Eduardo Costa e Alexandre Pires, Reginaldo Rossi, Amado Batista e Calypso, Toquinho, Wilson e Soraia, Léo e Junior, Caviar com Rapadura, Mauricio Manieri e Papas da língua.
 
Top Five
 

  • Divulgação

    Mônica Apor (Muito Mais), Ticiana Villas Boas (Jornal da Band), Carolina Facchina (Band News), Paloma Tocci (Deu Olé) e Nadja Haddad (Vídeonews)

Agora, são cinco as finalistas do concurso “Musas da Band”, promovido pelo “Pânico”. Na briga pelo título continuam Carolina Facchina (Band News), Mônica Apor (Muito Mais), Nadja Haddad (Vídeonews), Paloma Tocci (Deu Olé) e Ticiana Villas Boas (Jornal da Band).
 
Bate – Rebate
 
•       José Kalil, depois de algumas incursões na vida política, está de volta à equipe esportiva da Transamérica FM – SP.
•       Arnaldo Saccomani, Cynthia Zamorano, Thomas Roth e Carlos Miranda, jurados do “Astros”, receberam uma boa notícia da direção do SBT.
•       Todos terão os seus contratos renovados, independentemente da sequência ou não do programa.
•       As gravações do “Astros”, que tem uma grande frente de edições prontas, irão até o dia 27 de novembro.
•       O forte temporal da semana passada no Uruguai afetou os serviços de eletricidade.
•       Por conta disso, muitos telespectadores solicitaram ao canal local Teledoce para que capítulos de "Insensato Coração" fossem reprisados ou disponibilizados em seu site.
•       Até agora não foram atendidos.
•       Uma novidade provocou estranheza no elenco da “Escolinha” do Gugu, na Record, que também adotou a fórmula de torta “voando”.
•       Em se tratando de um formato conhecido, não se tem notícia de antecedentes. E numa sala de aula recorrer a este artifício é, no mínimo, muito estranho.
•       Eduardo Elias, apresentador do Fox Sports, neste próximo domingo, vai correr na Maratona de Berlim.
 
C´est fini

 
Representantes da produtora Zodiak vão se reunir com executivos da Band, Record e SBT, agora em outubro, na feira Mipcom, em Cannes. Para esta empresa de conteúdo, vai ser mais uma boa oportunidade para tentar aumentar a sua participação nas emissoras brasileiras. Ela já tem um quadro em “O Melhor do Brasil”, da Record, e no “Cante se puder”, do SBT. Claro que a possibilidade de negócios com a Band é remota, por causa da Eyeworks-Cuatro Cabezas, e também com a Globo, em função da Endemol.
 
Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos