SBT pretende abrir segundo horário de novelas

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL
  • Fábio Guinalz/Fotoarena

    "Carinha de Anjo", da Televisa, e "Chiquititas", da Telefe, são opções para substituir "Carrossel" (foto)

    "Carinha de Anjo", da Televisa, e "Chiquititas", da Telefe, são opções para substituir "Carrossel" (foto)

O SBT está entre “Carinha de Anjo”, da Televisa, e “Chiquititas”, da Telefe, para a substituta de “Carrossel”, no ano que vem. A direção da casa avalia qual delas poderá atrair melhores resultados, na paralela dos entendimentos com as emissoras do México e da Argentina, respectivamente. Uma coisa é isso.

A outra notícia, a boa, é que, apesar de o SBT, uma vez mais, voltar as suas baterias para um texto de fora, são grandes as possibilidades de se investir em um segundo horário de novelas, ainda no começo de 2013. É por aí que pode entrar o autor Tiago Santiago, com um trabalho mais curto ou mesmo uma minissérie, via produção independente. Esta última possibilidade é a que mais entusiasma.

Sabe-se que o autor já tem duas sinopses entregues, “Ela tem um Gênio”, que conta a história de uma adolescente e seu gênio da lâmpada, e a outra com crianças superpoderosas, na linha de “Os Mutantes”.

O empresário José Paulo Valone, parceiro de antigas jornadas, dia desses se reuniu com a direção do SBT, provavelmente para falar sobre isso.
 
Sopa de letrinha
 
Já se foram alguns dias, mas um fato tão inusitado não pode, de maneira nenhuma, passar sem registro. No último “Jogo dos Pontinhos”, do “PSS”, quando teve que responder quem era a mais feia do júri ou algo próximo disso, Helen Ganzarolli escreveu Flór, desse jeitinho mesmo, com acento agudo, quando quis se referir à sua companheira Flor. É mais uma que comeu merenda na aula de Português.
 
Sem crise
 
O desconforto entre Silvio Santos e sua filha Patrícia Abravanel em recente gravação do “Jogo dos Pontinhos” parece que foi rapidamente superado. Tudo, dizem por lá, não passou de uma batidinha de frente ou de mais um "caso de família". Na segunda-feira, como se nada tivesse acontecido, ela voltou a ocupar normalmente o seu lugar no programa.
 
Possibilidade
 

  • AgNews

    Ana Paula Arósio em foto de 2010

Ana Paula Arosio ainda não quer conversa quando o assunto é televisão. Não fala e nem deseja ouvir ninguém. Alguns, como os diretores da Record, no entanto, já começam a enxergar uma luz no fim do túnel. O autor Carlos Lombardi, novo contratado da casa, tem uma boa sintonia com ela. Numa dessas...
 
Ainda não
 
O diretor Marcos Schechtman e sua equipe continuam mandando ver nas primeiras gravações de “Salve Jorge”, a substituta de “Avenida Brasil”, na Globo. As externas, nesta fase inicial, dentro e fora do Brasil, foram concluídas. Agora começaram os trabalhos em estúdio. Mesmo assim tem gente que ainda não gravou. Cristiana Oliveira, por exemplo.
 
Fim de jogo
 
Lauro César Muniz ficou de entregar na quinta-feira que vem, dia 20, o último capítulo de “Máscaras”. Serão 125 no total. O contrato do Lauro vai até 2015. Em determinado momento, ou no momento mais crítico deste seu trabalho, ele chegou a dizer pretendia parar com as novelas. Só que este não é o desejo da direção da Record.
 
Encontro
 
O canal BBC World News vai oferecer um almoço, na segunda-feira, no Centro Brasileiro Britânico, em São Paulo. Durante o encontro, que terá as presenças de Gary Duffy - Chefe do Escritório da BBC Brasil, e Emma De'Ath - Editora de Comissionamento do BBC World News, serão apresentadas as novidades da programação especial que tem o Brasil como tema, a Brazil Direct.
 
Malhação – 1
 
“Malhação”, das autoras Rosane Svartman e Glória Barreto, está novamente chamando atenção da direção da Globo. A audiência, baixa, preocupa, e a ordem é buscar alternativas que possam disparar esses números. O início desta nova temporada até que foi bom.
 
Malhação – 2
 
De qualquer forma, já foi constatado que “Malhação” não consegue segurar o seu telespectador, como acontece com “Cheias de Charme” e “Avenida Brasil”, por exemplo. Daí se constata a falta de uma ferramenta, algo que provoque identificação ou “obrigação” em não perder o capítulo do dia seguinte. É por aí que se pretende atacar o problema.

Deixa a vida me levar
 

  • AgNews

    José Loreto e Débora Nascimento

Na novela, ninguém sabe no que pode dar, mas nos particulares, vai muito bem, obrigado, o namoro da Débora Nascimento, a Tessália, com José Loreto, o Darkson. Não é uma coisa assumida. Tá meio na base do “ficando”, e assim vai indo.

Intervalo
 
Neste sábado, no Complexo da Anhanguera, em São Paulo, o departamento comercial do SBT irá promover o encontro anual dos representantes de todas as emissoras próprias e afiliadas. À frente dos trabalhos, o diretor nacional, Glen Valente.
 
Bate – Rebate
 
•       Agora a pressa é da direção da Record pelo término de “Rebelde”. Não tem mais clima.
•       Silvio Santos, dizem, é o principal interessado que o lançamento do programa da sua filha, Patrícia Abravanel, aconteça ainda este ano.
•       Sabe-se, no entanto, que este não é o desejo de outros diretores do SBT. Entendem como desnecessário correr esse risco.
•       Na segunda-feira, foi gravado o primeiro piloto, valendo, com direção da Leonor Corrêa.
•       Luciano do Valle já anuncia que, em janeiro, irá completar 50 anos de jornalismo esportivo.
•       Antonio Fagundes, mesmo com as gravações de “Gabriela” ainda rolando, iniciou as filmagens de “A arte de produzir efeito sem causa”, do Lourenço Mutarelli.
•       Foi apresentada na Globo a ideia de um novo programa de humor para o ano que vem. Se vai sair ou não, aí já é uma outra história.
•       Curioso é que a Record está programando a estreia de “Balacobaco”, a sua nova novela, para o dia 4 outubro.
•       Normal, se não caísse numa quinta-feira.
•       Paulo Markum, através da sua produtora, está gravando um documentário sobre os estádios de futebol do Brasil.
 
C´est fini
 
Durante a IBC 2012 - International Broadcasting Convention – em Amsterdã, Holanda, domingo passado, o projeto Vate, da Globo, ganhou uma menção especial na categoria de Criação de Conteúdos em inovação. O Vate, desenvolvido pelo i9, área de inovação formada por funcionários da emissora, é um sistema de memorização de câmeras desenvolvido para o “Dança dos Famosos”, quadro do “Domingão do Faustão”, mas que pode ser utilizado em qualquer programa que tenha ensaio.
 
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos