Despesas da Olimpíada levam SporTV a suspender viagens

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL
  • Divulgação/Sportv

    Galvão Bueno, que fez a cobertura dos Jogos Olímpicos para o SportTV em Londres

    Galvão Bueno, que fez a cobertura dos Jogos Olímpicos para o SportTV em Londres

O SporTV, por causa de um estouro do orçamento na Olimpíada, está cortando ao máximo possível as despesas com viagens da sua equipe – e por aí se incluem passagens, hospedagens e diárias.

No ano passado aconteceu a mesma coisa depois da Copa América. A diferença é que, naquela oportunidade, cortaram só as viagens internacionais. A partir do instante em que se levantaram as contas de Londres, até mesmo as nacionais começaram a ser evitadas. Muitos jogos dos campeonatos das séries A e B do Brasileiro, que sempre foram feitos “in loco” pelo pessoal do Rio e São Paulo, agora são transmitidos por equipes locais. Quando isso, por qualquer motivo, não é possível, sobra como recurso ou única opção o “off-tube” dos estúdios do Rio de Janeiro.

A medida se estende aos jogos da seleção brasileira. Só em casos excepcionais, são autorizadas as viagens de um repórter e um cinegrafista. E, por enquanto, será assim. Não se tem, pelo menos atéaqui, uma previsão de quando voltará ao que sempre foi.
 
Falta de qualidade

 
Ainda no campo esportivo, foram muitas as reclamações da baixa qualidade da Bandeirantes na transmissão de Internacional e Fluminense, domingo, direto de Porto Alegre. Foi preciso muita coragem para botar aquilo no ar.
 

  • Divulgação

    Rodrigo Sant'anna e Thalita Carauta durante gravação do quadro "Metrô Zorra Brasil" (19/11/11)

Vitrine
 
No último "Zorra Total", de sábado, na Globo, Rodrigo Sant'Anna apareceu sete vezes interpretando três personagens diferentes, dentre elas a já tradicional Valéria Vasques. Katiuscia Canoro e Thalita Carauta também estão quase lá. Nada contra, mas com um elenco tão numeroso, seria interessante dividir melhor. Enquanto uns aparecem muito, os demais praticamente desaparecem.

Assim não pode
 
Há um certo descuido, por parte de uma boa maioria dos programas, no que diz respeito ao que é escrito nos geradores de caracteres. Sábado, no Gilberto Barros, no mesmo bloco, foram dois absurdos. “Trás novidades”, com “s” e acento, e “Bamdamel” (que foi registrada desse jeito, mas também está errado) tudo junto e com “m” na banda. Vai mal.
 
Sem exceção
 
Praticamente uma recém-chegada, a equipe de Gilberto Barros na Rede TV! também não escapa dos problemas de atraso de salário na emissora. Isso, segundo se comenta internamente, incomoda muito o apresentador. Já bateu, em alguns casos, certo desespero. Em outros, arrependimento.
 
3 D
 
Executivos da produtora argentina Ideas Del Sur estiveram no Brasil, há poucos dias, para conhecer o modelo de produção em 3D utilizado pela Record na Olimpíada. A ideia é repetir a experiência no programa “Bailando por un Sueño”, de Marcelo Tinelli, que em novembro receberá a cantora Madonna.

  • Divulgação

    Maria Melilo prestigia Gustavo Mendes no "Mais que Dilmais"

Cassetas
 
Maria Melilo foi prestigiar Gustavo Mendes, sábado passado, em seu show “Mais que Dilmais” no Teatro Leblon, no Rio de Janeiro. Os dois se preparam para gravar a segunda temporada do “Casseta & Planeta Vai Fundo”, que voltará ao ar em novembro, na Globo.
 
 Idade limite
 
A Record abriu inscrições da “Fazenda” de verão. Os interessados, além de um vídeo, têm que enviar três fotos em poses diferentes. Não podem participar menores de 18 anos, porque não pode mesmo, nem maiores de 45. Desde já, fiquem avisados Pelé, Silvio Santos, Lula, Chico Buarque, Xuxa e companhia bela. Não adianta insistir.
 
Incoerência
 
Alguma coisa nisso tudo não está batendo. A Rede TV! mandou 15 motoristas embora na última semana. O cinegrafista, além do seu trabalho, agora é obrigado a dirigir a viatura. No site da emissora, no entanto, em “oportunidades em aberto”, existem vagas para contratação de motoristas.
 
Nota da Rede TV!
 
Sobre notícia divulgada na edição de ontem, a Rede TV! esclarece que “reduzir equipes de Jornalismo é uma tendência mundial. Nos Estados Unidos e na Europa, grande parte das equipes de externas é composta por repórteres e cinegrafistas e, em muitos casos, o repórter também é o cinegrafista. Vale ressaltar que, para se adequarem à esta tendência, os câmeras de externas da RedeTV! receberam um aumento salarial e, portanto, a informação de que os profissionais em questão ‘não estão ganhando mais por isso´é improcedente. Contamos com a sua nota de esclarecimento”. Taí.
 
Sob as asas
 
Apesar do interesse de outras produções, nenhum dos diretores de “Avenida Brasil” fará trabalhos fora do Núcleo Ricardo Waddington. O próprio “RW”, como é conhecido na Globo, está se encarregando de distribuir esse pessoal em coisas ligadas a ele. Além de Amora Mautner, Gustavo Fernandez e Paulo Silvestrini também estão confirmados em “O Pequeno Buda”, assim como seus assistentes diretos.
 
Nada a ver
 
Não procedem as informações de que Lua Blanco, uma das protagonistas de “Rebelde”, já tem acertada com a Globo a sua mudança para lá, depois que a turnê de shows da banda for encerrada. O seu contrato com a Record é longo.
 
Bate – Rebate
 
•       Uma equipe da Cuatro Cabezas passou parte do dia de ontem, segunda-feira, na casa de Andréa de Nóbrega, ex-mulher do Carlos Alberto.
•       O nome dela está praticamente confirmado na próxima edição do “Mulheres Ricas”.
•       Ninguém respeita os direitos de ninguém. Músicas, principalmente de “Avenida Brasil”, estão sendo adaptadas pelos candidatos a prefeito e vereador por esse país afora.
•       Sem que nenhum deles se preocupe em pedir autorização ou pagar por isso. É um vale tudo.
•       José Mojica Marins, o Zé do Caixão, é o convidado desta noite no “A Máquina”, do Fabrício Carpinejar, na Gazeta.
•       A partir desta semana, “Guerra dos Sexos” – próxima das 7, na Globo, começa a gravar na cidade cenográfica do Projac.
•       Uma verdadeira Mooca, bairro de São Paulo, foi construída lá dentro.
•       Depois de um rápido descanso, Marília Gabriela volta a gravar os seus programas no SBT e GNT.
•       Todo o elenco já foi avisado que as gravações de “Gabriela” devem prosseguir até a segunda quinzena de outubro.
•       No ar, se nada se alterar até lá, o último capítulo será exibido no dia 26.
•       Depois do espetáculo “O Libertino”, dirigido por Jô Soares, Cássio Scapin começa a ensaiar a ópera “A viúva alegre”.
•       Serão sete apresentações no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, em outubro. Direção de Jorge Takla.
 
C´est fini
 
O grupo “Tchê Garotos” é outro que já se garantiu na trilha sonora de “Salve Jorge”, próxima novela das 21h da Globo, a exemplo da banda “Aviões do forró”. Em comum, o fato de ambos já aparecerem com destaque na trilha de “Avenida Brasil”.
 
Quer dizer que o autor Carlos Lombardi assinou mesmo contrato com a Record, deixando a Globo, exatamente como esta santa coluna publicou na segunda-feira da semana passada, 3? E que ele, Lombardi, no dia seguinte, disse que não era bem assim? Então tá. Quem sabe se, numa dessas, ele também não acaba confirmando no elenco Carla Regina, Iran Malfitano e Andréa Avancini, com direção do irmão dela, Alexandre, o Avec? Só nos resta, enfim, desejar boa sorte.
 
Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos