A medição do Ibope se estende pela América Latina

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL

É importante e oportuno, quando existe a oportunidade, tirar algumas dúvidas sobre a medição de audiência, que sempre são muitas.

Atualmente, oito regiões metropolitanas do Brasil contam com o serviço em tempo real do Ibope, as de: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Curitiba, Distrito Federal e Salvador.

Já nas regiões metropolitanas de Florianópolis, Fortaleza, Belém, Vitória, Goiânia, Campinas e Manaus, os dados são enviados no dia seguinte.

De acordo com o instituto, não existe previsão de implantação do real time nessas localidades, pelo menos nos próximos meses. A explicação é que isso ainda depende do interesse de cada mercado.

O Ibope também informa que o seu sistema de medição de audiência de televisão em tempo real, além do Brasil, é utilizado em outros países da América Latina, como Chile, Argentina, Colômbia, Paraguai, Equador, Panamá, Peru eUruguai.

A bola não rola - 1
O SporTV tem como norma, algo até estabelecido em contrato, que a transmissão do futebol não acontece para as praças onde os jogos são realizados. Por praça, entenda-se cada estado. Ou entra uma partida de fora ou um simplesmente VT antigo e pronto.

Uma regra, como quase todas, que não permite exceção.

A bola não rola – 2
Apenas a título de exemplo, é interessante colocar o caso do Paraná, em algo que vale tanto na Série A, como na Série B.

A distância de Curitiba, onde geralmente acontecem os jogos, até Foz do Iguaçu, que não recebe a partida --as duas cidades no mesmo estado, é de 639 quilômetros. Enquanto apenas 408 km separam Curitiba de São Paulo.

Evidente que isto envolve uma operação complicada, mas são distorções que precisam ser corrigidas com o tempo.

O mundo é assim

  • Luisa Romano/UOL

    O autor de "Máscaras", Lauro César Muniz

“Máscaras”, aqui escanteada na programação, é sucesso em Portugal, como um dos produtos mais procurados da Record Internacional.

Aliás, os que mais sentem o seu sempre tardio horário de apresentação e o desprezo dado a ela, são outros autores de novelas, que gostam de acompanhar o trabalho do Lauro César Muniz.

Marola
Curioso o noticiário sobre o desejo e, depois, desmentido do Eike Batista, através da EBX, em comprar o SBT, repercutido durante toda a semana. É difícil saber como surgem essas coisas. Parece que vêm do nada.

Antes de tudo, ninguém procurou saber se o dono, Silvio Santos, tem algum interesse em vender. Aposto que não.

Fica na casa
Depois de todo o entrevero nos interiores de “Rebelde”, o diretor Daniel Ghivelder deixou a direção da novela. A alta cúpula da emissora preferiu assim. Mas reconhecido como bom profissional, Daniel vai continuar na casa e, em breve, deve receber uma nova missão.

Está com tempo

  • Divulgação

    Tais Araújo, Isabelli Drumond e Leandra Leal em "Cheias de Charme"

Alguém, usando nome e imagem da Isabelle Drummond, postou no Facebook que “Cheias de Charme”, como nova ordem, iria acabar em novembro. Coisa de quem não tem o que fazer.

O autor da novela, Filipe Miguez, informou que isso não tem a menor procedência. “Cheias” termina mesmo no dia 28 deste mês e, no dia 1º de outubro, vai estrear “Guerra dos Sexos”, de Silvio de Abreu.

Sinal nos EUA
A Dish, operadora de TV por assinatura dos Estados Unidos, que tem um cardápio variado em 29 idiomas, passou a distribuir também os canais internacionais do Grupo Bandeirantes, o Band International e o Bandnews International.

Desde a última semana, os dois estão abertos para mais de 15 milhões de pessoas, mas a partir do dia 19 serão incluídos em pacotes especiais.

Esquema – 1
Emanuela Pessoa será a repórter do "Programa da Tarde", da Record, responsável por pautas fora do eixo-Rio São Paulo. De acordo com palavras do diretor Vildomar Batista, não há, pelo menos por enquanto, a possibilidade de se abrir novas bases além do Rio de Janeiro.

Esquema – 2
A equipe do "Programa da Tarde", no Rio, ainda está sendo formada. Devem ser escalados quatro profissionais, dentre eles Fran Zanon, ex-"Fantástico", da Globo, e noiva de Jorge Pontual. Os dois, aliás, se casam no dia 17 de novembro.

  • AgNews

    Jorge Pontual e Fran Zanon no show do Backstreet Boys no Rio de Janeiro (25/2/2011)

Final da Dança
Vencedor da edição do quadro no ano passado, Miguel Roncato, atualmente em “Cheias de Charme”, já tem presença confirmada no júri da grande final da “Dança dos Famosos 2012”, do Domingão. O evento acontece no programa que irá ao ar no outro domingo, dia 16.

Planos de ampliação
Desde já é importante esclarecer que a entrada do Bozo na programação do SBT, ainda no decorrer deste ano, não irá implicar na saída dos palhaços Patati e Patatá de todas as manhãs.

A ordem que existe, em função dos bons resultados, é simplesmente ampliar a programação infantil.

Neymar na Globo

  • Divulgação

    O repórter Thiago Asmar e Neymar em gravação do "Esporte Espetacular"

O atacante do Santos e da seleção brasileira será o novo personagem da série “Brasileirinhos”, do “Esporte Espetacular”, neste domingo.

 

O craque, sua família e seus amigos revelaram ao repórter Thiago Asmar curiosidades inéditas da sua biografia, entre elas, a que ele escapou da morte por um milagre aos quatro meses de vida e que seu iate foi fruto de uma aposta que fez com o pai.

 

Neymar com amigos em iate
Veja Álbum de fotos

 

Bate – Rebate
•       O programa “Os Caras de Pau”, da Globo, chega neste domingo ao episódio nº 100.
•       Sérgio Cursino está se saindo bem no comando do “Balanço Geral”, pela TVB Record - Campinas na faixa das 12h00 às 14h00.
•       O experiente jornalista e voz padrão no próprio grupo Record substitui o titular Jair Duprat, em férias. As críticas são favoráveis. O Cursino tem bom improviso.
•       Ana Paula Bouzas grava suas primeiras cenas para “Cheias de Charme”. Rejane, a personagem, é uma antiga rival de Chayene, Cláudia Abreu.
•       Em função da estreia de “Lado a Lado”, a Globo lança um concurso cultural no Twiter, válido para todo o Brasil, que levará duas pessoas para um passeio pelo Rio Antigo.
•       O lugar servirá de locação para algumas cenas da novela, que se passa no início do século XX.
•       Para participar, basta responder uma pergunta acessando o perfil da emissora na rede social (@rede_globo), entre os dias 10 e 14 de setembro.
•       Walther Negrão passou boa parte desta última semana no Rio de Janeiro, participando de várias reuniões com o diretor Jayme Monjardim.
•       Bete Mendes, no ar em “Gabriela”, também foi confirmada no elenco da nova novela do Negrão.
•       Com a estreia do "Programa da Tarde", a Record ficará com a sua grade "ao vivo" das 6h00 às 20h30, de segunda a sexta.

C'est fini
Ticiane Pinheiro foi obrigada a adiantar algumas gravações na Record, porque participará do Especial de Fim de Ano do canal Bem Simples, na Argentina, na semana que vem.

A Record vai realizar, em todas as principais capitais, debates com os candidatos a prefeito no dia 1º de outubro. A direção da emissora ainda não tem definidos os mediadores do Rio e São Paulo.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos