SBT dorme na sombra do sucesso de "Carrossel"

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL
  • Lourival Ribeiro/SBT

    Professora Helena e as crianças de "Carrossel" (maio/2012)

    Professora Helena e as crianças de "Carrossel" (maio/2012)

O pessoal do SBT, de uma vez por todas, precisa entender que produzir novela não tem nada parecido com os métodos utilizados nas fábricas de macarrão. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa, completamente diferente.

A previsão para “Carrossel” é encerrar com 250 capítulos em 19 de abril do ano que vem. Está de ótimo tamanho. Ainda assim verifica-se o desejo de “inventar” mais 30, que poderá levar a sua exibição até a segunda quinzena de maio. Um exagero, mas tudo bem também.

O fato é que um dia vai acabar e a pergunta de todos é o que foi feito até agora sobre a sua substituta? Nada, rigorosamente nada, é a resposta. “Carrossel” literalmente levantou o SBT, mas como tudo, teve um começo, está no meio e um dia – fatalmente - chegará ao fim.

Definiro que vai entrar no horário era um trabalho para ontem, mesmo porque é preciso um tempo para iniciar produção, projetar e construir cenários, escolher elenco e começar a gravar. Não fosse isso, na Anhanguera só existem dois estúdios para issoe ambos estão ocupados com “Carrossel”. Não dá pra montar um cenário em cima do outro. Essa falta de planejamento é que vaicontra as adversárias da Globo. Enquanto uma tem tudo milimetricamente calculado para os próximos tempos, as outras preferem jogar nas mãos de Deus.
 
À venda
 
Pela primeira vez, "Carrossel" será colocada à venda para o mercado externo. A novela faz parte de um pacote que o SBT irá levar à MipCom, feira que reúne as principais TVs e produtoras de conteúdo do mundo, em Cannes, na França. Acontece em outubro. SBT e a rede Televisa, vale lembrar, são parceiras nesta produção.
 
Precisa resolver
 
Está na hora da Rede TV! decidir, de maneira definitiva, o que é o “Manhã Maior”. Se é um programa de televisão, como deve ser um programa de televisão, ou se é só um espaço para anúncio e venda de bugigangas. De cortador de unha a milagrosos remédios, ali tem de tudo. Uma coisa meio desesperadora.
 

  • Leandro Moraes/UOL

    Patrícia Abravanel

Patrícia corre o risco de não voltar ao programa do pai
 
A temperatura subiu nas gravações do “Programa Silvio Santos”, no SBT, quarta-feira. No “Jogo dos Pontinhos”, as respostas de Patrícia Abravanel, relativas ao lado pessoal de cada um, segundo o pai dela não foram verdadeiras. Ele não gostou e nos bastidores disse que o artista nunca pode mentir. Tem que ser verdadeiro o tempo todo, e em todas as situações, porque o público percebe quando é enganado. Desta vez foi sério e o clima não ficou legal. Não teve encenação. Ontem, no SBT, diziam que, como castigo, Patrícia deve ficar de fora das próximas gravações.
 
Lá e aqui
 
Serginho Groismann, no embalo do “Brazilian Day” em Nova York, gravou o quadro “O Produtor” na Times Square e uma entrevista com Anderson Silva para o "Altas Horas". Já está de volta ao Brasil, mas no dia 15 viaja de novo para o “BD” em Londres.
 
Intranquilidade
 
Hoje não é dos mais cordiais o relacionamento entre alguns diretores da Rede Bandeirantes. Ao contrário, há um racha preocupante, e de consequências imprevisíveis, porque envolvepessoas da sua mais alta cúpula. Algo que, pela sua importância, já deveria merecer maior atenção do dono Johnny Saad.
 
Pan de Toronto
 
Na Record, pelo menos por enquanto, ninguém quer falar na possibilidade de repassar os direitos do próximo Pan- Americano de 2015, em Toronto, no Canadá. Na verdade, existem motivos para isso. Se não houver exclusividade total, entendem alguns dos seus diretores, vai ser muito difícil vender.

  • Paula Giolito/Folhapress

    Sophie Charlotte

Nada a ver
 
Não existe a menor possibilidade de Sophie Charlotte vir a integrar o elenco da próxima novela de Walcyr Carrasco, que terá o namorado dela, Malvino Salvador, no time principal. Os dois não irão trabalhar juntos, novamente, como aconteceu em “Fina Estampa”. E, pelo simples fato de a Globo confirmar Sophie como protagonista de “Sangue Bom”, novela de Maria Adelaide Amaral, substituta de “Guerra dos Sexos” na faixa das 19h.
 
Novo livro
 
Sonia Abrão lança agora em outubro o seu novo livro com o título de “Homens que somem”. Tudo em cima de uma categoria masculina, que simplesmente desaparece depois do primeiro encontro.
 
Oxigênio
 
A entrada da “Fazenda de Verão”, com Rodrigo Faro na grade da Record em novembro, substituindo “Rebelde”, foi comemorada pelo pessoal da Teledramaturgia no Rio de Janeiro. Por conta desta novidade, a equipe da próxima novela, possivelmente a adaptação de “Patinho Feio”, da Televisa, terá mais tempo para se dedicar aos trabalhos de produção.
 
Planejamento é a palavra
 
Em relação a “oxigênio”, Marcelo Silva, hoje o número 1 da Teledramaturgia da Record, entende que não dá mais para fazer novelas ou minisséries na base da correria e sem planejamento. Arre, demorou, mas a ficha caiu! Perde-se, evidentemente, muito tempo e dinheiro com isso. TV, todos sabem, é um brinquedo caro. É de seu interesse mudar completamente este estado de coisas, pois só assim, também, os resultados surgirão de maneira mais efetiva.
 
Debate
 
Sem muitas novidades, o debate em emissoras e afiliadas da Rede Globo será realizado no dia 4 de outubro, último dia de campanha eleitoral no primeiro turno. No Rio, o encontro será apresentado por Márcio Gomes e, em São Paulo, por César Tralli.
 
Bate - Rebate
 
•       A partir deste próximo domingo entra no ar a nova campanha da Tele Sena com o cantor Thiaguinho.
•        Começam hoje as inscrições da “Fazenda” dos anônimos na Record.
•       O programa, como se sabe, vai estrear entre os dias 20 e 25 de novembro, quando terminar “Rebelde”.
•       Vera Fischer vai aparecer bem mais magra em “Salve Jorge”. Está andando e malhando todos os dias.
•       Wellington Muniz é um bom comediante. Se é queimação ou não, ninguém sabe, mas continua subaproveitado no “Pânico”.
•       Tiago Leifert está se dividindo entre o Rio e São Paulo. “The Voice” de um lado, “Globo Esporte” do outro.
•       Fausto Silva deixou o seu programa deste domingo gravado e viajou com a família.
•       Bruno Gissoni, hoje o Iran de “Avenida Brasil”, também está confirmado em “O Caribe é aqui”, do Walther Negrão, na Globo.
•       Licença-maternidade da Angélica poderá se estender até o ano que vem.
•       O retorno dela ao “Vídeo Game” e “Estrelas”, a princípio, só acontecerá em março.
 
C´est fini
 
Chega e-mail da assessora do Chay Suede se colocando sobre o entrevero na novela. Vai na íntegra: “Em resposta a nota publicada ontem, o ator Chay Suede, um dos protagonistas dos Rebeldes esclarece que o diretor Daniel Guivelder foi afastado de suas funções na trama até segunda ordem. Depois do mal estar ocorrido dentro do estúdio e na frente de outros colegas do elenco, a emissora decidiu afastá–lo. O ator afirma ter sido desrespeitado pelo diretor, mas prefere se limitar a corrigir as informações que saíram na imprensa que denigrem sua imagem, e não conferem com a realidade, ao invés de criar polêmica sobre o caso”. Então tá.
 
Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos