Avenida Brasil

"Avenida Brasil" virou novela da Carminha

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL
  • Divulgação/TV Globo

    Carminha (Adriana Esteves) virou a estrela da novela das nove da TV Globo

    Carminha (Adriana Esteves) virou a estrela da novela das nove da TV Globo

Não se discute o sucesso de “Avenida Brasil". É um dos maiores da Globo nos últimos tempos, nem tanto pela audiência, porque os seus números se enquadram perfeitamente na média do horário, mas por tudo que vem representando no universo da mídia. Ninguém é mais falada ou escrita que ela. Uma coisa impressionante.

Só que também é interessante verificar o que acontece nos interiores de uma novela tão bem-sucedida. Tudo, a partir de um determinado momento, passou a girar em torno da Carminha – ela, muito dela, e da sua turma, Tufão, Nina, Max, Jorginho, além da Muricy e do seu Leleco como convidados especiais.

Todos os demais, aos poucos, sentiram as suas participações diminuir. O próprio Divino virou um simples pano de fundo, cujos moradores já não têm mais o que tirar e nem pôr no meio da história. E o mesmo se aplica ao núcleo do Cadinho e suas mulheres, que jamais conseguiram ultrapassar a marca de simples figurantes de luxo. Não tiveram até agora e dificilmente virão a ter qualquer ligação com a trama principal.

Mas novela, como obra aberta, é assim mesmo. O autor, com o desenrolar dos seus capítulos, foi tomando o pulso do público e oferecendo tão somente aquilo que ele queria ver. Deu nisso.

Medida de segurança
João Emanuel Carneiro está terminando de escrever “Avenida Brasil”. Na verdade, ele sempre trabalhou dentro de uma margem segura e conseguiu acelerar ainda mais os trabalhos nesta reta final. A novela termina no dia 19 de outubro.

Para não atrapalhar as últimas e definitivas surpresas, o autor só irá entregar este material no momento que entender oportuno.

Próxima saída – 1
Alguns dos muitos problemas da Rede TV! serão discutidos a partir de hoje pela sua direção, com a chegada do sócio Marcelo de Carvalho que estava na Europa.

Nisto se incluem decisões sobre o futuro de tudo, desde a grade de programação até a escolha de novos diretores.

Próxima saída – 2
Uma das soluções apontadas na Rede TV! e até mesmo cogitada para minimizar os problemas que vieram a se acentuar nos últimos dois anos, é a chegada de um terceiro sócio. Medida que poderá significar aporte de novo capital, capaz de, finalmente, destravar a emissora das suas dificuldades, nas mais diferentes áreas de trabalho.

Dupla titular
Carlos Alberto Sardenberg encerrou na sexta-feira a sua primeira experiência como apresentador do “Jornal da Globo”. A partir de hoje, depois de duas semanas de férias, William Waack volta a formar com Christiane Pelajo a dupla titular da bancada.

Em obras
O terreno da antiga Rádio e TV Record, no Aeroporto, em São Paulo, foi vendido pela Igreja Universal. No local, já em fase bem adiantada, está em construção o novo hospital da Life. Também existem dúvidas se ali é o lugar mais indicado para tal fim, com avião passando em cima o tempo todo.

Raquete
Os canais ESPN darão início, nesta terça-feira, a transmissão do US Open, um dos quatro torneios de tênis que formam o Grand Slams, direto de Nova York. Narração de William Tavares, comentários de Fernando Meligeni e reportagens de Marcela Rafael. Todos viajaram no sábado.

Interrogação
Nos bastidores, a informação é que o autor Carlos Lombardi já fechou um acordo verbal com a Record. Não assinou nada até agora, porque o seu contrato com a TV Globo ainda vale até dezembro, mas que ele estaria, inclusive, começando a escrever a sua novela de estreia. 

Para reforçar o quadro, também é possível encontrar atores e atrizes, contando que foram convidados para este elenco. E agora?

Procura-se

  • Francisco Cepeda / AgNews

    J-Lo se apresenta no Arte Music Festival na noite de sábado, em Fortaleza (30/6/2012)

A Globo está atrás de uma atriz latino-americana, tipo Jennifer Lopez ou Shakira – evidentemente sem o nome e projeção das duas, para o elenco de “O Caribe É Aqui”, a nova novela do Walther Negrão. O papel é de uma caribenha, que canta e dança. Jayme Monjardim, ainda selecionando locações no Rio Grande do Norte, vai cuidar pessoalmente desta escolha.

Tem um problema
O Gugu está sempre entre os cinco programas mais assistidos da Record. A sua audiência é boa, mas poderia ser melhor, não fosse tão comprido o quadro da entrega da casa. Chega a uma hora a quarenta minutos de duração, sem intervalo. É um longa-metragem, que todo mundo já sabe o final. Cansa um pouquinho.

Linha popular – 1

  • Reprodução

    Joelma, da banda Calypso, que estará na trilha de"Balacobaco", substituta de "Máscaras", na Record.

“Balacobaco”, substituta de “Máscaras”, na Record, vai enveredar pelo lado comédia prioritariamente, mas sem abandonar outros ingredientes ou clichês de toda novela, como mocinho, bandido e um pouquinho de suspense. A campanha de lançamento será intensificada a partir de agora.

Linha popular – 2
O popular também ditará o ritmo da trilha sonora de “Balacobaco”, desde a abertura, que já tem cinco ou seis opções em avaliação, até as direcionadas para cada um dos personagens. 

A banda Caviar com Rapadura, Calypso, Amado Batista, sertanejos e o charme, ritmo que embala “Avenida Brasil”, já têm espaços garantidos.

Nova série

  • Divulgação/Sergio Baia

    Michelle Batista, que estará na nova série da HBO, "O Negócio"

Em São Paulo, a HBO grava a minissérie “O Negócio”, em 13 episódios, que retrata o universo da prostituição de luxo. No elenco, Juliana Schalch, Rafaela Mandelli e Michelle Batista. Estreia prevista para o primeiro semestre do ano que vem.

Bate – Rebate

  • Sonia Blota, do jornalismo da Band, completou um ano como correspondente na Europa. Foi, viu e venceu.
  • A cantora Paula Fernandes será a convidada especial do Ratinho, hoje, no SBT.
  • Todos, no estúdio, se emocionaram durante a entrevista do Carlinhos de Jesus para Marília Gabriela, no momento em que ele falou do seu filho, morto em novembro passado.
  • O casal Jaqueline e Murilo, do vôlei, Gorete Milagres e Marcelo Médici também já gravaram para o “De Frente com Gabi”.
  • A Bandeirantes está pensando num novo elenco para o “Mulheres Ricas”.
  • A ideia, contrariando o que muitos chegaram a imaginar, é não repetir ninguém.
  • O programa deve ser gravado entre outubro e novembro, para ir ao ar em janeiro.
  • Bruna Surfistinha, Oscar Maroni e Gabriela Leite contam histórias de prostituição ao Roberto Justus, hoje, no seu programa da Record.
  • Marcela Araújo foi contratada pelo SBT para cobrir a licença-maternidade da Joyce Ribeiro.
  • No feriado de sexta-feira o SBT vai apresentar novamente uma programação especial. Até aqui os resultados foram interessantes.

C´est fini

André Cameira, da Comunicação da Band, esclarece que o nome Bradesco, diferentemente do que foi colocado na edição da última sexta-feira, está sendo citado em todas as emissoras do Grupo Bandeirantes.

Entre 2011 e 2012, a TV Globo Internacional ganhou 50 mil novos assinantes nos cinco continentes em que atua. Irá fechar o ano com 620 mil assinantes.
África e Europa continuam mantendo quase a metade do seu público.

Ticiana Villas-Boas, Celso Zucatelli, Reinaldo Gottino, Val Marchiori, Álvaro José, Simone Sampaio e Higor Rocha, entre muitos outros estarão amanhã, terça-feira às 20h, na pizzaria Piola, nos Jardins, participando de um evento em prol da Fundação Ação Criança.

Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

* Colaboração José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos