Jornalismo da Record carrega no quadro pintado de sangue

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL
  • Reprodução

    "Câmera em Ação", que estreia nesta segunda (3/9/2012)

    "Câmera em Ação", que estreia nesta segunda (3/9/2012)

O pessoal todo que trabalha na redação da Record, em São Paulo, entre outros fatores, entende que a grande carga policial diária, se um dia foi de alguma utilidade, hoje é a principal responsável por comprometer a credibilidade e até mesmo afastar uma maior possibilidade de crescimento dos diversos produtos do Jornalismo.

Entende-se como necessária a abordagem de assuntos do gênero, dentro do que pode ser razoável, mas nunca em formato de uma interminável “novela” - como geralmente ocorre.
Este problema é antigo e parece sem solução. Uma coisa de raiz e resistências muito fortes para se encontraruma linha de melhor equilíbrio. Nunca houve grande interesse de se buscar essa qualificação. Todos os esforços acontecem exatamente no sentido inverso. A principal rejeição a essa maneira de ser, curiosamente, agora parte da própria redação da Record.

O quadro atual, todo pintado de sangue e tragédias de qualquer espécie, se ainda não é suficiente, será ampliado a partir de amanhã, segunda-feira, com a entrada do “Câmera em Ação” no fim de noite.
 
Reprise no lugar do Tas

 

  • Divulgação

    Reprise substitui Marcelo Tas

O “Polícia 24 Horas”, a partir deste domingo, 8 da noite, na Bandeirantes, passa a substituir o “Conversa de Gente Grande”, do Marcelo Tas. O cancelamento do programa não foi bem explicado e pegou a todos de surpresa. Internamente, dizem que a sua baixa audiência vinha prejudicando o desempenho do “Pânico”. Esse imediatismo da televisão, com exigência de conseguir bons resultados “para ontem”, como se observa, continua provocando estragos e levando a tal modelo de decisão. Entende-se agora que as reprises do “P24” terão melhores resultados. Então tá.
 
Elenco
 
Maurício Xavier, que trabalhou com Miguel Falabella no musical “Os Produtores”, e Karina Marthin, da novela “Aquele beijo”, do mesmo autor, estão confirmados no elenco da série “Pé na cova”. Nessa nova produção, Falabella, além de escrever, ainda será o dono de uma funerária. Além dele, Marília Pêra, Luma Costa e Mart’Nália. Exibição em janeiro.
 
Espaço
 
Aproveitando a folga no “Muito Mais”, fora do ar por causa do futebol na tarde da última quarta-feira, a Bandeirantes cedeu o seu estúdio para uma convenção da Unilever. Esta prática vem se tornando comum nos últimos tempos.
 
Quem sabe
 
A exemplo do que acontece com Ivete Sangalo em “Gabriela”, amigos muito próximos entendem que a Xuxa também deve investir com maior intensidade na carreira de atriz. Os autores de novelas da Globo, com toda certeza, estão abertos a esta possibilidade.
 
Trabalho organizado
 
“O Canto da Sereia — Um noir baiano”, do Nelson Motta, que a Globo vai transformar em minissérie e apresentar em 8 capítulos no ano que vem, já está com os seus trabalhos de produção bem adiantados. Além de nomes conhecidos do elenco da Globo – Isis Valverde, Juliano Cazarré e Gabriel Braga Nunes entre eles, foi feita uma seleção de atores só da Bahia.
 
Luana de volta
 
A partir desta segunda-feira, Luana Piovani voltará ao comando do “Superbonita”, no GNT, ao lado do Fernando Torquatto. O tema dessa sua volta, bem a propósito, será mães de primeira viagem. Ao lado dela, como convidada, Juliana Knust que também vive uma situação parecida.
 
Turca moderninha
 
Em “Salve Jorge”, da Glória Perez, Julia Mendes será Zoé, uma turca descolada, cosmopolita e que usará roupas sempre mais ousadas. A intenção da autora é exatamente essa, a de acabar com a impressão que a cultural oriental não seja contemporânea e conectada com a moda.
 
Primeiro dia
 
Este será um domingo de muito trabalho para Adriane Galisteu. Começam, com externas em São Paulo, as gravações do reality show “Quem quer casar com meu filho?”. A direção da Band ainda não tem definida a data de estreia.
 
Falta de cuidado
 

  • Fernando Donasci/UOL

    Lívia Andrade, de "Carrossel" (24/8/12)

Por mais de uma vez, o capítulo da novela “Carrossel” foi parar na Internet horas antes de ser levado ao ar no SBT. Nesta última semana aconteceu de novo. A direção da emissora, surpreendida com a notícia, passou a investigar o caso, tentando descobrir como e por onde isso está acontecendo.
 
Adequação
 
Neste domingo, agora em linhas mais ajustadas, será exibida a segunda edição da “Escolinha” do Gugu ao vivo, na Record. Desta vez, o diretor Homero Salles pretende movimentar um número maior de participantes, algo que não foi possível na semana anterior porque alguns humoristas estouraram o tempo.
 
Olha só
 
O ator João Cunha entrou em “Gabriela” apenas para fazer número. Elenco de apoio. O personagem sequer tinha nome. Mas, durante uma cena com Amanda Richter, a Iracema, aconteceu uma reviravolta. Walcyr Carrasco passou a investir no seu trabalho. O personagem ganhou texto e passou a se chamar Antenor. João Cunha, a propósito, já é bem conhecido nos bastidores da emissora, por ter sido stand-in e dublê de Selton Mello em “A Mulher Invisível”.
 
Bate – Rebate
 
•       Aguinaldo Silva deve entregar na Globo, nesses próximos dias, o texto da série “Doctor Pri”.
•       A ideia é começar a produzir entre os meses de outubro e novembro.
•       Aliás, a exibição de séries curtas, com 4 ou 8 capítulos no máximo, será uma das novidades da Globo entre janeiro e fevereiro.
•       Exibições de terça a sexta, faixa das 23 horas.
•       “Mais Você”, da Ana Maria Braga, nas manhãs da Globo, atravessa uma das suas fases mais tranquilas.
•       Boninho ainda não anuncia onde serão colocadas as seis casas de vidro do próximo “Big Brother”.
•       E também não confirma a presença de ex-participantes.
•       Ainda não há uma decisão sobre até quando se deseja levar “Carrossel”.
•       Mas se bobear, e depender da vontade de alguns no SBT, vai até 2017 ou até quando der. Periga das crianças entrarem na faculdade.
•       Aliás, em seus próximos capítulos, “Carrossel” terá várias batidas de frente entre as personagens da Rosanne Mulholland e Lívia Andrade.
 
C´est fini
 
Nilton Travesso está bastante satisfeito com os resultados atuais do “Saia Justa”. O programa vai muito bem, segundo ele, graças ao desempenho dos seus participantes. Aliás, a dedicação de Maria Fernanda Cândido nas gravações e até fora delas é um aspecto que chama a atenção de todos. A propósito do Nilton, ele voltou a dar aulas na sua escola de teatro, em São Paulo.
 
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos