Globo vai adotar novos critérios na escalação das novelas

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL
  • Divulgação/Montagem

    Atores cogitados (e alguns acertados) para o remake de "Guerra dos Sexos"

    Atores cogitados (e alguns acertados) para o remake de "Guerra dos Sexos"

A Globo está acompanhando muito de perto esse enorme problema provocado por alguns autores e diretores em relação a reserva de atores-protagonistas.

Tem gente à disposição de novela que ainda nem existe, enquanto outras, já em processo de produção, estão com o pires na mão ou à caça de quem possa preencher os seus principais papéis. Preocupada com isso, a direção da emissora já sinaliza que, muito em breve, muita coisa deve mudar e que as “regras” serão outras para poder atender convenientemente as suas produções no momento preciso.

Mesmo com um banco de atores bem abastecido, entende-se que se não houver equilíbrio e bom senso por parte de todos, certamente alguém ou determinado horário fatalmente ficará no prejuízo. Para que isso e os desdobramentos disso não se ampliem ou se tornem uma prática comum, se deseja agora estabelecer outros critérios, priorizando sempre os trabalhos mais próximos da estreia. Uma sacudida que, há muito tempo, alguns reclamavam.
 
Segurando a onda
 
O elenco de “Avenida Brasil” tem procurado controlar a ansiedade. Mesmo com a história correndo e um pouco mais de um mês para chegar ao seu final, ninguém consegue imaginar o que o futuro reserva para os seus personagens. O autor João Emanuel Carneiro não conta nada pra ninguém.
 
Silêncio
 
É curioso verificar que só eventualmente alguém do elenco de “Avenida Brasil” assume outros compromissos, mesmo com programas da própria TV Globo. Existem dois bons motivos para isso: o ritmo intenso das gravações e ninguém falar o que não deve.
 

  • Felix Lima/Folhapress

    O ator Fulvio Stefanini

Outro nome
 
Fulvio Stefanini, que já fez vários trabalhos com Walcyr Carrasco – a reprise de “Chocolate com Pimenta”, no ar, por exemplo - acaba de ser reservado para mais um. Já existe papel destinado a ele na novela que irá substituir “Salve Jorge” no ano que vem.
 
Uma particularidade
 
A novela do Walcyr, a primeira dele na faixa das 21 horas, já tem título escolhido, mas muito poucas pessoas sabem qual é. Antes de ser anunciado, setores competentes da Globo estão providenciando o seu registro.
 
 
Tudo em cima
 
Andrea Beltrão sempre aparece em boa forma em “Tapas & Beijos”, às terças-feiras, na Globo. Chama atenção. Mas, também para ela, nada acontece por acaso. Isso é resultado de exercícios e corridas diárias nas praias do Rio. Marcos Caruso, de “Avenida Brasil”, também está nessa.
 
Grandes atores – 1
 
Começaram no Rio de Janeiro os trabalhos de mais uma edição da série “Grandes Atores” do canal Globo News. Marco Nanini e Antonio Fagundes já gravaram as suas participações. Na próxima terça-feira, será a vez de José Wilker. A última gravação, em setembro, terá Nelson Xavier.
 
Grandes atores - 2
 
Na lista de convidados apresentados, é interessante verificar que, com exceção do Marco Nanini - “A Grande Família”, os demais são do elenco de “Gabriela”. Essa nova fase de gravações da série “Grandes Atores”, está prevista para entrar no ar a partir de outubro.

  • Divulgação

    O palhaço Bozo (novembro/2011)

 
Uniforme
 
Pelo menos o figurino e novo modelo do palhaço Bozo, devidamente enviados dos Estados Unidos, já se encontram na sede do SBT em São Paulo. Agora, quando vai sair o programa, já é outra história. Tem gente na emissora acreditando que a estreia poderá acontecer de surpresa, agora que Silvio Santos voltou ao Brasil, ou em outubro, mês das crianças. Ou até mesmo no fim do ano... ou vai saber quando.

 

Exemplo do vizinho
 
A passagem do cabeleireiro e maquiador, Celso Kamura, pelo complexo de novelas da Record, no Rio, foi determinada pelo novo comando da Teledramaturgia, entenda-se Marcelo Silva. Se observou que a concorrente, Globo, há muito tempo convoca esse pessoal da beleza para suas novelas. Sempre com resultados interessantes.
 

  • Michel Angelo/ Divulgação Record

    Thais Pacholeck, morena na Record (agosto/2012)

Thais Pacholeck fica morena na Record
 
O novo cabelo de Thais Pacholek - loira até bem pouco tempo - para “Balacobaco”, substituta de “Máscaras”, é um bom exemplo da atual preocupação da Record com o ajuste visual do seu elenco. Entre outros cuidados, ela virou morena. Thais vai fazer Mirela Jordão, uma arquiteta, melhor amiga da protagonista Isabel, vivida por Juliana Silveira.


Bate – Rebate
 
•       O programa “É Notícia”, do Kennedy Alencar, na Rede TV!, traz logo mais, 0h15, uma entrevista com o líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM).
•       A dra. Lygia Kogus, competente e educada, precisa observar cuidados nas suas participações na Jovem Pan. Ela pega a palavra e não larga.
•       “Guerra dos Sexos” continua com as suas externas em São Paulo. Na última semana gravaram na praça Vinícius de Moraes, no Morumbi.
•       O aparato da Globo, como não poderia deixar de ser, chamou a atenção de quem passava por lá.
•       A obra na redação do SBT, em São Paulo, está praticamente concluída. Só falta acertar alguns pequenos detalhes.
•       Mas, como já foi avisado, todos os telejornais permanecem nos estúdios. O “aquário” ainda vai demorar um pouquinho para ficar pronto.
•       Felipe Camargo também foi confirmado no elenco de “Sangue Bom”, próxima novela da Maria Adelaide Amaral.
•       Aliás, Vincent Villari está como colaborador da autora neste trabalho.
•       O “Programa da Tarde” já está com toda a campanha de lançamento pronta. Estreia no dia 10 de setembro.
•       A Record, segundo a concorrência, tem gente muito boa e competente envolvida nisso. Este é um setor que trabalha por música.
•       Emílio Santiago é o convidado do “Ritmo Brasil”, hoje, 17h45, com Faa Morena, na Rede TV!.
 
C´est fini
 
Novela é uma coisa engraçada. João Emanuel Carneiro está voando baixo com “Avenida Brasil”. Em todo capítulo acontece alguma coisa. Ele sempre faz o gato subir no telhado, mas quando isto não acontece, como na última terça-feira, por exemplo, sobram reclamações. Culpa do Emanuel que acostumou mal o telespectador.
 
Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

 


*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos