O SBT precisa de um bom professor de Português

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL
  • Reprodução

    Produção do "Domingo Legal", do SBT, grafa errado a palavra cardíaco

    Produção do "Domingo Legal", do SBT, grafa errado a palavra cardíaco

O SBT está crescendo em audiência, muito em função do esforço da sua atual direção e dos bons resultados oferecidos pela novela “Carrossel”. Um achado.

Mas certas coisas ainda passam batidas. Por exemplo, vários dos seus programas não tomam o menor cuidado com alguns detalhes, principalmente no que diz respeito à língua portuguesa.

Na abertura do “Esquadrão da Moda”, programa bem feito e bem apresentado, Arlindo Grund aparece como Alindo Grund. Sumiram com o “r”. Na chamada do mesmo programa, também há um grave erro quando se coloca “as más vestidas”. O mal em questão é contrário de “bem”.

Não bastasse tanto, no quadro “Jogo do Amor” do último “Domingo Legal”, em “Batimento cardíaco” colocaram o acento em cima do “a”, “batimento cardiáco”.

Alguém comeu merenda na aula de Português.
 
É preciso falar
 
A cada edição, a “Dança dos Famosos” vai alcançando maior brilho. O empenho dos participantes realmente chama a atenção.

Também cresceu o cuidado da produção com a escolha de figurinos, sapatos, demais adereços e até penteados. Algo justamente reconhecido pelo júri, artístico e técnico, todos os domingos. Mas nada se ouviu de nenhum deles até agora sobre a bendita luz.

Trata-se de uma das coisas mais perfeitas do programa, tanto no acompanhamento da dança, como na projeção da pista.
 
Misturando o samba
 
A Record ficou um ano produzindo a matéria da IURD levada ao ar no último “Domingo Espetacular”, mobilizando repórteres e equipes do seu jornalismo. Foram exatos 65 minutos no ar, num programa que não tinha rigorosamente nada com aquilo. Uma propaganda descarada da igreja.

Se já existem espaços destinados a ela na programação, por que não exibir essas coisas por lá?
 
Mudou de camisa
 
Dennis Munhoz, durante muito tempo, trabalhou na Record, emissora que agora, de acordo com o “Domingo Espetacular”, não se incomoda mais em escancarar seu vínculo com a Igreja Universal.

Hoje, no entanto, ainda vinculado à Rede TV!, o executivo dedica maior parte do seu tempo aos interesses de uma concorrente, a Igreja Mundial, liderada por Valdemiro Santiago.
 
A propósito
 
Ninguém, de maneira oficial, responde se Dennis Munhoz continua ou não como superintendente jurídico da Rede TV!.

A coluna tem certeza que não. Segundo algumas fontes, falta uma explicação elegante para anunciar a sua saída, algo que não foi encontrado até agora.
 

  • Divulgação

    A atriz Paola Oliveira faz participação em episódio da série "Tapas e Beijos"

Vedete
 
Paola Oliveira será uma vedete do teatro de revista em “O Pequeno Buda”, novela de Duca Rachid e Thelma Guedes, prevista para estrear em setembro de 2013, na Globo. Está reservada.

A atriz, como se anunciou, faz participação especial no episódio do “Tapas e Beijos” desta terça-feira.
 
Olha essa
 
A TV Meio Norte, de Teresina, Piauí, está exibindo filmes eróticos na madrugada, segundo denúncias, extraídos do XVideos.com, site pornográfico hospedado nos Estados Unidos.

Urias Moura, diretor de programação da emissora, consultado, nega a informação. Diz apenas que todo o conteúdo apresentado pelo canal “é produzido localmente”.

Donde se conclui que vários atores e atrizes do cinema pornô norte-americano mudaram para Teresina.
 
Próxima parada
 
Conforme o combinado no processo de implantação do programa, Fabrício Mamberti ainda está na direção do “Encontro”, da Fátima Bernardes, mas já tem a sua saída anunciada.

Como próximo destino, ele fará parte da equipe de “Saramandaia”, novela das 11, com adaptação de Ricardo Linhares, que estreia em 2013.
 
A propósito
 
Ainda não há uma decisão sobre quem ocupará a direção da Fátima, com a saída do Mamberti.

A escolha do próximo, como geralmente acontece, irá depender de uma série de fatores, entre eles, a competência dos candidatos e o santo do escolhido bater com o da apresentadora. A boa sintonia sempre tem que ser fator indispensável.
 
Elenco - 1
 
Já existe uma torcida na Globo para que Nathalia Dill, atualmente em “Avenida Brasil”, possa viver a protagonista jovem da primeira novela de Walcyr Carrasco na faixa das 21 horas.

Milena Toscano também tem seu nome cogitado. Por enquanto, a Globo ainda não se pronuncia oficialmente sobre o assunto.
 
Elenco - 2
 
Regina Duarte, cujo último trabalho foi em “O Astro”, também poderá vir a integrar o elenco dessa nova novela do Walcyr.
Há o desejo de contar com a atriz.

Aliás, em função deste novo trabalho, o Walcyr deve viajar à Bolívia, entre os dias 13 e 28 de setembro, para escolher possíveis locações.
 
Plano na rua
 
A Rede TV! já distribuiu nas agências o plano comercial do programa “Vidas de Sucesso”, com apresentação de Paulo Giovanni, que pretende contar a história de grandes empresários.

Irá ao ar já na madrugada de terça, 0h30, depois do “Leitura Dinâmica”. Mas não existe nenhuma informação a partir de quando.
 

  • Divulgação

    Sabrina Parlatore entrevistou o ator Eduardo Moscovis para o ?Update?, do canal Glitz, que vai ao ar dia 29, às 23h45.

Padrão
 
Desde ontem, segunda-feira, a grade da tarde da Record - Rio de Janeiro passou a seguir a mesma da cabeça de rede, em São Paulo.

 

Ou seja, o “Cidade Alerta”, com três horas de duração -16h45 às 19h45 - agora entrega para o “Jornal da Record”.
Essa medida levou ao imediato cancelamento do “RJ Record”.
 
Bate – Rebate
 

  • O jogo Portuguesa e Inter, transmitido domingo pelo Première, certamente foi gerado por antigas câmeras VHS.
  • Como alguém pode admitir tamanha falta de qualidade? Equipamento superado. Botar aquilo no ar chega a ser um desrespeito. E é serviço pago.
  • “Violência Sexual” é a nova série de reportagens do “Jornal da Band”. Estreou ontem.
  • O professor Mário Sérgio Cortella, craque, é o entrevistado de “A Máquina”, do Fabrício Carpinejar, hoje, na Gazeta, faixa das 23 horas.
  • A propósito da Gazeta, o “Todo Seu”, do Ronnie Von vem com algumas surpresas por aí. O diretor Marcio Tavolari está trabalhando em cima delas.
  • A ordem, no entanto, é priorizar sempre a qualidade.
  • Houve uma mudança na grade de programação da Globo News. O "Estúdio i", de Maria Beltrão, está sendo reprisado aos sábados e domingos.
  • O inédito, durante a semana, entra à uma da tarde.
  • São Paulo, ao contrário do que a Record anunciou, ainda não tremeu.
  • O “Balanço Geral”, que estreou ontem, tinha 4,8 no Ibope, às 12h40, atrás de Globo, SBT, e Band.
  • Amaury Junior é o convidado do “De Frente com Gabi”, amanhã, no SBT.

C´est fini
 
O “Criança Esperança”, sábado, atingiu 21 pontos de média e 47% de share - participação no número de televisores ligados, na Grande São Paulo.
O programa deu 4 pontos a mais que a edição do ano passado.

No horário de confronto, a Record marcou 8.3 com 19% de share; SBT, 3.5 com 8%; Band, 1.8 com 4%; e Rede TV!, 1.7 com 4%.
 
Nadja Haddad vai apresentar hoje, na Band, o “Dia Dia”, em substituição a Daniel Bork. O titular está afastado do programa devido a um problema de saúde.
 
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos