Avenida Brasil

Desempenho das TVs foi superior à campanha brasileira em Londres

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL
  • Divulgação

    Hortência e Galvão no Conexão SporTV

    Hortência e Galvão no Conexão SporTV

Sempre é bom acompanhar, discutir ou até torcer pelo desempenho desta ou daquela TV nas grandes coberturas. Ao fim de tudo, verifica-se, o trabalho apresentado pela Record na aberta ou SporTV, Espn e Bandsports na fechada foi infinitamente superior à campanha brasileira na edição dos Jogos Olímpicos de Londres. Os números, mais uma vez, escancaram este nosso novo fracasso, que em nada foi diferente em relação às edições anteriores. Ao contrário, pelo tamanho do dinheiro que botaram em jogo, o mais correto seria decretar luto oficial de três dias como “homenagem póstuma” à 22ª colocação conquistada no quadro de medalhas. Culpa de quem? Dos nossos atletas, com toda certeza, não. Fizeram, como de outras vezes, o que foi possível fazer. O problema está, como sempre esteve, nos penduricalhos, naqueles que não competem e só sabem tirar proveito da situação. É preciso passar todo o esporte brasileiro a limpo, incluindo nessa higienização os que procuram se eternizar ou se locupletar à frente dele. Rio 2016 está aí. Globo, Bandeirantes e Record, além de todas as outras emissoras esportivas da fechada, estarão tecnicamente avançadas em mais quatro anos. Resta saber o que se pretende fazer pelo esporte brasileiro até chegar lá, para ao menos poder competir dignamente. A conquista de medalhas ou não é e sempre será só uma simples consequência.
 
Exagerado
 
Em meio à euforia da Olimpíada, um narrador da Record, ao anunciar a estreia ou volta do programa “Balanço Geral”, do Geraldo Luiz, segunda que vem, foi às últimas consequências:
- “São Paulo vai tremer”. Será que chega a tanto?
 
Tempo ao tempo
 
O “Primeiro Jornal”, do Luciano Faccioli e da Patrícia Maldonado, na Band, segundo setores da própria emissora, vai sair do ar a qualquer momento. O seu fim, dizem, já está decretado. A direção da emissora, consultada, afirma o contrário. Apenas confirma o desejo de alterar alguma coisa para elevar a sua audiência.
 

  • TV Globo

    Em "Avenida Brasil", Suelen fica nua em campo para chamar a atenção de Roni (13/8/12)

Sem rumo
 
O próprio autor João Emanuel Carneiro, de “Avenida Brasil”, reconhece que a personagem Suelen, interpretada por Isis Valverde, perdeu força na história, depois de um começo arrasador. Até já houve uma conversa dela com ele a respeito disso. Resta saber o que é possível ser feito, até porque, em função do Ibope, está complicado tirar o foco da dupla Nina e Carminha.
 
Dois pesos – 1
 
Um levantamento realizado pela Seekr, empresa que monitora marcas em redes sociais, apontou 7 mil menções a termos e a personagens ligados a "Avenida Brasil", no Twitter, em apenas 24 horas, entre os dias 9 e 10 de agosto. Índice considerado bastante interessante. Carminha (Adriana Esteves) é mais citada pelos usuários. Tão popular, que aparece 3 vezes mais do que a rival Nina (Débora Falabella).
 
Dois pesos – 2
 
Esse estudo da Seekr também nos leva a entender que audiência e repercussão são dois fenômenos distintos. Na TV, o Ibope registrado por "Avenida Brasil" é considerado bom, mas não chega ser coisa de outro mundo. Já a repercussão, principalmente na internet, é espetacular, mantida por um público fiel e atuante.
 
Esfriou
 
Na Band, não se fala mais na possibilidade de “Os donos da bola” ganhar uma edição net, para todas as emissoras da rede, como acontece com o “Jogo aberto”, da Renata Fan. Os problemas com as emissoras afiliadas, que têm programação local no horário, não foram contornados.
 
Chamadão
 
A Record botou no ar uma chamada no sábado, anunciando as estreias do “Ídolos”, “Ídolos Kids” e “Programa da Tarde”, entre outros. No meio do “entre outros”, também foi incluído para breve o novo programa diário do Rodrigo Faro. Só que ninguém da própria emissora acredita que este “breve” será ainda este ano.

  • TV Globo

    Agostinho (Pedro Cardoso) e Bebel (Guta Stresser) em cena de "A Grande Família"

É por aí
 
O elenco de “A Grande Família” grava nesta semana mais um episódio da série. E é importante constatar que Pedro Cardoso e Guta Stresser estão colocando o profissionalismo acima de tudo. Não são mais amigos fora do ar, mas cumprem normalmente a rotina de trabalhos na Globo, como se nada tivesse acontecido.
 
Jeitinho brasileiro
 
A família do narcotraficante colombiano, Pablo Escobar, queria inicialmente um pedágio de 6 mil dólares para permitir uma gravação do Otávio Mesquita na casa dele. Obviamente, nada foi pago. Depois de muita conversa, saiu de graça. Vai ao ar no “Claquete” de quinta-feira.
 
Exercícios
 
A jornalista Mariana Leão e a diretora Vanessa Andrade viajaram a Orlando, pelo ”Hoje em Dia”, da Record, especialmente para registrar os bastidores de mais uma convenção do “Zumba Fitness”. O Zumba Fitness é um programa de exercícios aeróbicos, que utiliza passos de danças latinas para a malhação.
 
Rede TV! muda comando em Brasília
 
A Rede TV! está trocando a direção-geral do seu departamento de jornalismo em Brasília. No lugar de Noeli Menezes, que deixou a empresa, foi designada Valentina Menezes, até então chefe de reportagens e coordenadora da cobertura das eleições. Apesar da coincidência no sobrenome, as suas não são parentes. E como uma coisa também implica em outra, Diana Tosta fica no lugar de Valentina em São Paulo.
 
Adriane confirmada
 
Adriane Galisteu já pode ser confirmada como apresentadora do novo reality da Band, “Quem quer casar com meu filho?”, que a Bandeirantes agora pretende estrear em janeiro. Ela vai acumular com o “Muito mais”, diário. Isto, entre outras coisas, significa que o atual contrato da apresentadora, que termina em outubro, será renovado antes disso.  
 
Bate – Rebate
 
•       Brunno Pires, roteirista da Globo, escreveu um roteiro de curta-metragem, “Vida a dois”, que será filmado a partir deste mês.
•       Bernardo Falcone, no ar em “Rebelde”, na Record, já está garantido no elenco.
•       A produção é sobre a história de um casal que passa por grave crise em seu relacionamento.
•       "Ariranha" se transformou na forma mais delicada de dizer um palavrão em rede nacional.
•       A exemplo de "Avenida Brasil", "Cheias de Charme" também adotou a expressão.
•       A Record está fortalecendo a edição noturna do “Tudo a Ver” e com ele visa enfraquecer o Ratinho, do SBT, no horário de confronto.
•       Gravações sob o título “Sorria, você está na Record”, serão realizadas de amanhã, quarta, até sexta-feira, pelos humoristas da casa para o quadro do programa.
•       “Amigos, amigos, negócios à parte”, é o episódio que vai marcar a estreia de Fábio Porchat em “A Grande Família”, no ar em meados de setembro.
•       Ele é o novo patrão da Nenê, Marieta Severo.
•       Na madrugada de domingo, o Fox Sports exibiu VT de um amistoso entre Barcelona e Manchester United.
•       O problema é que o placar só apontava o time inglês e o tempo de jogo.
 
C´est fini
 
A Bandeirantes em São Paulo já está levantando orçamento para viabilizar a transmissão da festa “Boi Manaus”, marcada para a segunda quinzena de outubro. O evento será exibido apenas para o estado do Amazonas, de acordo com informações na cabeça de rede, e repercutido em outros programas da emissora, com importante apoio do Artístico. Cogita-se enviar um apresentador do primeiro time e repórteres. A exibição nacional está descartada, devido às novas diretrizes da casa, que privilegiam o esporte e o “Pânico”.
 
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery

 

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos